sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Mundo: Indonésia apreende e enterra cinco toneladas de carne de pangolim

 Matança de animais da espécie tem elevado risco de extinção.
Carne foi encontrada com contrabandista em Sumatra, Indonésia

Funcionários do governo da Indonésia enterram cinco toneladas de carne de pangolim, encontradas com um contrabandista na região de Sumatra (Foto: Binsar Bakkara/AP) Os chineses acreditam que o animal pode curar uma série de doenças e aumentar a potência sexual. Por conta disto, a população da espécie reduziu drasticamente e hoje são encontradas apenas em poucas regiões da Indonésia, Filipinas, além de partes da Malásia e Índia.






O pangolim (Manis spp.) é um mamífero que vive em zonas tropicais da Ásia e da África. Há sete espécies diferentes, as únicas representantes da família Manidae e ordem Pholidota. A ordem é muito antiga, com representantes fósseis datando do Eoceno na Europa (Eomanis, do Eoceno Médio alemão, em Messel), América do Norte (Patriomanis) e Ásia (Cryptomanis gobiensis, do Eoceno superior da Mongólia). A relação dos Folídotos com outras ordens de mamíferos ainda motivo de muito controvérsias, mas estudos recentes incluíram-na num táxon chamado de Pegasoferae, junto com os Carnívoros, os Quirópteros e os Perissodátilos.
Este animal tem o corpo coberto de escamas. Adota uma forma enrolada, semelhante à do ouriço-cacheiro, quando ameaçado.
Não possui dentes e alimenta-se sobretudo de formigas que captura dentro dos formigueiros com a sua longa língua viscosa, estando filogeneticamente mais próximo dos carnívoros que os tamanduás sul-americanos. Trata-se de um caso de evolução convergente, em que espécies de grupos distintos evoluíram para morfologias semelhantes.
É caçado e utilizado como especialidade gastronómica pelas populações das zonas onde habita. As suas escamas são traficadas para serem utilizadas como afrodisíaco.

Fonte Do Globo Natureza, em São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário