segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Governo Municipal lança o Programa Nascer Saudável com objetivo de melhorar o IDH do Município.


A Prefeitura Municipal de Jordão através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Centro de Referencia de Assistência Social - CRAS, Secretaria Municipal de Educação e Pólo base de Jordão, lançou na manha de sexta-feira dia 1 de agosto, o Programa Nascer Saudável, idealizado do Prefeito Élson Farias e o Ex-Secretário de Saúde Cleidinei Castro.

O programa foi criado através de um projeto de lei de autoria do Pastor e Vereador Abel Ximenes, e tem o como objetivo principal cuidar da gestação das mulheres de nosso município com pelo menos sete consultas de pré-natais, três ultrassonografias e um kit bebe após a sétima consulta.

Outro objetivo importantíssimo é contribuir para melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano- IDH do município já que a mortalidade infantil é um dos eixos que pode diminuir o resultado do IDH de uma cidade.
Recentemente foi divulgada uma pesquisa que Jordão foi o segundo município da região norte que mais elevou o seu IDH devido aos investimentos feitos na Educação.

O prefeito aproveitou a oportunidade para anunciar que em breve irá lançar uma campanha voltada para atualizar a documentação da população que muitos hoje já são alfabetizados mais seus documentos ainda os identificando como analfabetos e isso é outro fator de acaba também afetando e jogando pra baixo o IDH e o município acaba sofrendo algumas conseqüências.

Com o Programa Nascer Saudável o governo Municipal pretende diminuir a mortalidade infantil e materna através de acompanhamento médico especializado. Os Agentes de Saúde Comunitários serão os responsáveis por esse acompanhamento as gestantes na sua comunidade.

Todos passaram por uma capacitação onde estarão aptos a atuarem nesse sentido. Os casos mais graves serão encaminhados a cidade. O projeto visa ainda fazer com que todos os partos passem a serem feitos no hospital de Jordão onde a criança ao nascer, receberá todo atendimento necessário para garantir a vida tanto da criança como da mãe.   











Nenhum comentário:

Postar um comentário