quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Uma das maiores famílias de Jordão comemora o natal e os 89 anos de sua matriarca Maria Ducarmo da Silva-A Vó Ducarmo.

Uma das famílias com maior número de membros e maior tempo de existência no município de Jordão, estive reunida dia 24 a noite, para se confraternizarem no natal e para comemorar os 89 anos de vida da matriarca Maria Ducarmo da Silva que já alcançou a 6º geração em sua família.

Filha do pernambucano Antônio Cassimiro da Silva e da Paraibana Maria Alegai da Silva, Maria Ducarmo nasceu em 9 de dezembro de 1924 no Rio Tejo afluente do Rio Juruá na colocação Barraquinha.

Casou-se com Antônio José de Santana, seu primeiro esposo com o qual tive 2 filhos homens e 7 mulheres:  Rocilda da Silva,  Albélia da Silva, Gilca da Silva, Nazira da Silva, Amazonita da Silva, Francisco Mariano da Silva, Francisco Altemar da Silva, Francisca da Silva (Chiquita) e Jacira da Silva. Após ficar viúva Ducarmo casou-se com Francisco Ribeiro onde teve mais 3 filhos: Geruz da Silva Ribeiro, Gercimar da Silva Ribeiro e Almira da Silva Ribeiro. 

No ano de 1952, Maria Ducarmo e seu esposo Antônio José Santana, veio morar no seringal Transval colocação cruzeiro as margens do Rio Jordão afluente do Rio Tarauacá. Desde então, Ducarmo ainda continua vivendo no Município de Jordão mais tem filhos e netos espalhados por todo estado do Acre, desde o alto Acre na cidade de Brasiléia até os altos vales do Rio Juruá além de filhos e bisnetos em Porto Velho.

Nesta terça-feira dia 24, as três filhas Gilca da Silva, Amazonita da Silva e Gercimar da Silva, as únicas que moram no município, juntamente com seus filhos e netos, realizaram um churrasco em comemoração ao natal e aos 89 anos de vida dessa grande mulher.

Pesar dos anos já vividos Vó Ducarmo como é conhecida por todos os Jordanenses que a conhecem a anos, ainda lembra perfeitamente de muitas histórias que viveu ou presenciou na vida.

Apesar de cerca de 70% das famílias terem faltado ao jantar, mesmo assim o número de pessoas estava em torno de 150 entre adultos e crianças. Por algumas vezes Vó Ducarmo chorou e agradeceu as filhas, netos, bisnetos e um sobrinho, no caso o vereador Francisco Alves Guimarães (O Chicão), pela presença e pela organização. Finalizou suas palavras agradecendo a Deus pela vida e rogou a ELE que concede saúde a todos nesse ano novo que virá.
 
As filhas Gilca da Silva (Dona Gilca), Amazonita (Dona Maza) e Gercimar da Silva (Dona Gercimar), também agradeceram a Deus por conceder a sua mãe, todos esses anos de vida, expressaram o desejo de no próximo ano, contar com mais uma festa ao lado de sua Matriarca. 



























Por: João Bráz

Nenhum comentário:

Postar um comentário