sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Novos prefeito tem até 2014 para regular lixões e aterros sanitários em seu município, ou poderá ter o nome na lista dos fichas sujas após o mandato.


Os prefeitos que vão assumir em Janeiro do próximo ano, podem enfrentar uma avalanche de processos se não acabarem   os lixões e implantarem aterros controlados. A lei de política nacional de resíduos sólidos, que entrou em vigor em 2006, dava   de oito anos para que os municípios acabassem e recuperassem as áreas dos lixões. O prazo vence em 2014, juntamente como os prefeitos eleitos esse ano.
Quem não se enquadrar vai ser multado, perderá os direitos públicos e vai responder ação pór crime ambiental, o que poderá colocá-lo na lista dos “fichas sujas”. O município não poderá receber recursos na   de .
No interior do Estado, as prefeituras perderam o controle dos lixões. Os amontoados de entulhos tomam dimensões inacreditáveis e estão nos locais mais improváveis. Em Senador Guiomard o lixão fica a 10 quilômetros da área urbana. O lixo é jogado á margem da rodovia AC40. A produtora rural Maria Rita Oliveira mora bem em   ao lixão. Ela disse que não tem como ficar com portas e janelas abertas por causa do odor. No quintal são tantos urubus que se misturam a criação de galinhas. A produtora rural já buscou ajuda em todos os órgãos públicos e está desanimada com tanta omissão.
Fonte Abunã Notícias 

Um comentário: