terça-feira, 20 de novembro de 2012

Acre: Presidiários fazem greve de fome em Senador Guiomard por melhoria na alimentação e mais respeito aos visitantes e detentos.

Cerca de 50 presos que cumprem pena no presídio de segurança máxima de Senador Guiomard estão em greve de fome desde a última sexta-feira (16).

As causas que levaram os presos a radicalizar já haviam sido denunciadas pelo ativista dos Direitos Humanos Jocivam Santos, no dia 16 de outubro, em matéria publicada no site Contilnet Notícias.

Na matéria, Jocivan Santos relatou que os presidiários realizaram 15 dias de greve de fome em reivindicação a uma alimentação de qualidade e ventiladores nas celas, além de reclamarem que estavam consumindo água direto das torneiras.

Outra denúncia feita seria de que as celas estariam sem nenhum tipo de iluminação. Os detentos reivindicavam, ainda, um aparelho de TV e um espaço de convivência.

Ainda de acordo com Jocivan, os presos alegavam que seus familiares estavam sendo humilhados nos dias de visitas, obrigados a expor as partes genitais durante as revistas íntimas.

“Os visitantes e os presos estão passando por uma verdadeira humilhação. Os detentos têm a pele do pênis puxada e são obrigados a abrir o ânus, durante a revista”, disse Jocivan Santos, na ocasião da denúncia.

A equipe de reportagem tentou obter mais informações a respeito da nova greve de fome dos presos de Senador Guiomard. Em um contato via telefone, a atendente do Instituto de Administração Penitenciária  (IAPEN) informou que no momento não havia ninguém para falar a respeito do caso.

O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre, Adriano Marques, falou com a reportagem por telefone e disse que recebeu uma informação sobre o que estava ocorrendo no presídio, mas que estava em busca de mais informações.

“Tivemos uma informação que os presos estão em greve de fome. Eu estou tentando fazer contato com o presídio e logo que obtiver algo mais concreto, repassarei à imprensa”, disse Marques, que prometeu também falar a respeito do incêndio ocorrido na manhã de sábado (17), na ala feminina do presídio Francisco de Oliveira Conde.

Fonte: Jornal a gazeta


Nenhum comentário:

Postar um comentário