segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Surpresa: aluna de 17 anos dar à luz durante Enem sem saber que tava gravida.

“Agora vou ter de me esforçar ao máximo, por causa do meu filho. Tenho que me formar e ter um emprego para dar um futuro melhor para ele”, disse ao G1 MS Pâmela de Oliveira Lescano, de 17 anos, que deu à luz minutos antes do início das provas do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (4). A jovem, que cursa o 3º ano do ensino médio em uma escola pública rural de Sidrolândia, a 70 km de Campo Grande, diz que ficou surpresa pois não sabia que estava grávida.

Pâmela terá uma nova chance para prestar as provas do Enem, entre os dias 4 e 5 de dezembro, conforme anunciado pelo ministro da Educação, Aloízio Mercadante. Conciliar os papéis de mãe e estudante não serão obstáculo para a jovem alcançar bons resultados no exame, pois ela espera contar com a ajuda da família. "Vou aproveitar esse restante de fim de ano escolar e reforçar os estudos. Minha mãe já falou que vai me ajudar. Ela sabe que sempre lutei para terminar meus estudos”, conta.

Pâmela acredita que se saiu bem no primeiro dia de provas, com conteúdos de ciências humanas e da natureza. Mas a estudante ainda não se decidiu por qual carreira seguir, e está entre veterinária e jornalismo. “Veterinária porque adoro mexer com animais, e no assentamento onde moro não tem veterinário. Jornalismo é porque adoro escrever, ir atrás de histórias. Mas não tenho um preferido, ainda não me decidi”, diz.

A mãe da estudante, Leide Oliveira Lima, também garante que não desconfiava da gestação da filha, mas que o momento é de a família se unir. "Vamos criar o Everton com muito amor e carinho, não tem como não se apaixonar por um bebê desses";

 

Min. da Ed. Aloízio Mercadante
Ministro: 'ela é o símbolo do Enem'

No domingo (4), em entrevista coletiva após o término do segundo dia de exames do Enem, o ministro Aloízio Mercadante relatou o caso da candidata sul-mato-grossense e informou que ela terá direito a fazer novamente o Enem, conforme prevê o edital.


Mercadante também reconheceu que o exemplo da estudante representa o nível de dedicação e empenho dos quatro milhões de candidatos. "Ela é o próprio símbolo desse Enem, e ela mostra também um nível de dedicação e esforço de uma parcela importante desses mais quatro milhões de brasileiros, do que o Enem representa em termos de oportunidade na vida deles".

Fonte G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário