segunda-feira, 23 de abril de 2012

Estudos sísmicos serão feitos no Juruá para identificar jazidas de petróleo e gás


Representantes da empresa Georadar foi contratada pela Petrobras para realizar estudos sísmicos no Vale do Juruá. Representantes da empresa estão no Acre apresentando o projeto para instituições públicas. Hoje, eles estiveram no Ministério Público Estadual.
O Diretor de Operações da Georadar, Ricardo Savini, apresentou detalhes de como será feito o levantamento sísmico. Segundo ele, serão abertos pequenos furos no solo, de cerca de quatro metros de profundidade, e dentro de cada um, vão ser colocadas dinamites. Ao serem detonados, esses explosivos emitiram ondas sísmicas, que serão detectadas por sensores e registras em programa de computador. O resultado vai indicar os programas necessários para dar início à prospecção.
“A atividade sísmica nada mais é do que uma fotografia do subsolo, que vai mostrar a prospectividade da região, onde existe gás, onde os poços podem ser instalados, dentre outras informações. Se o levantamento mostrar que existe potencial, a ANP deve encomendar um estudo mais detalhado, e depois, iniciar a exploração”, explicou Savini.
A licença ambiental autorizando o início da atividade, que custará R$53 milhões, foi expedida pelo Ibama em fevereiro deste ano. Ricardo Savini garantiu que todas as exigências vão ser observadas e que os danos ao meio ambiente serão pequenos e restritos às linhas sísmicas. O estudo será concluído em dez meses.
Fonte: Da redação de ac24horas, com informações do MPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário