sábado, 28 de dezembro de 2013

SAÚDE: Indígena grávida de gêmeos é transferida de emergência de Jordão para Rio Branco nesta sexta-feira ás 23 horas.

Nesta sexta-feira 27 de dezembro de 2013 as 23h35min da noite um avião decolou com destino a Rio Branco-Ac, com a indígena Maria Luanda Sabino Kaxinawá de 23 anos que tinha dado entrada no hospital da família de Jordão às 21 horas da noite, onde encontrava-se em trabalho de parto.

Ao realizar um ultrassom abdominal, foi diagnosticado que sua gravidez era gemelar, prematuros de 32 semanas e estava em posição podálica. Com isso, deixava a gestante e seus bebes em risco de vida.

Pela graça de Deus, encontrava-se no aeroporto da cidade uma aeronave e o Médico Janílson Leite que estava no município realizando exames ultrassográficos á população que imediatamente solicitou junto ao TFD (Tratamento Fora de Domicílio), autorização para transferência da paciente até Rio Branco.

Por volta das 23,35 horas, o avião decolou com destino a capital acreana onde a mesma receberá atendimento médico na unidade de alta complexidade que oferece todos os procedimentos necessários.

Vale apenas ressaltar a importância que esses exames de ultrassonografia que recentemente vem sendo realizado mensalmente no município que foi possível diagnosticar o risco da gestação.


Às 05h17min horas da manhã deste sábado, recebi uma mensagem do Médico Janilson confirmando que ambos chegaram em segurança e que a paciente já estava aos cuidados dos profissionais na maternidade Barbara Eliodora em Rio Branco.
Dr. Janilson e seu colega chegando ao hospital para atendimento da paciente.

Preparativos para voo. 

Técnico de enfermagem Davi Sombra conduzindo a paciente a aeronave.

Dr. Janilson entrando na aeronave com a paciente
Por João Bráz

Nenhum comentário:

Postar um comentário