quarta-feira, 24 de junho de 2015

Chegada do verão traz progresso ao pequeno município de Jordão.

 

A pequena cidade de Jordão localizada na mesorregião do vale do Juruá e a quase 600 km da capital Rio Branco, é uma cidade nova com apenas 23 de emancipação política e que vem enfrentando muitas dificuldades para se desenvolver devido alguns fatores onde o principal é a localização geográfica que a deixa em difícil acesso. 

Recentemente ao descer o Rio Tarauacá, me deparei pelo caminho com vários barcos subindo o Rio trazendo, não só insumos e mercadorias, como também o progresso, que mesmo a passos lentos vem fazendo com que Jordão passe a ter uma nova perspectiva de crescimento. 

Mesmo com a crise de falta de recursos públicos para os governos trabalharem, o setor privado é um que vinha mantendo seu crescimento, principalmente no início do verão amazônico, já começa sentir os efeitos da crise. 

Mesmo assim muitas pessoas começam a fazer pequenas construções ou reformas o que acaba contribuindo e muito para questão dos serviços temporários na área da construção. Aliás, este é o ramo que mantém o emprego de todos os profissionais na área, como carpinteiro, pedreiro e seus auxiliares, durante o ano todo. 

Com o inicio do verão começa também facilitando a limpeza das ruas, deixando-as mais trafegáveis, melhora a coleta seletiva de lixo da cidade, já que durante o inverno acaba dificultando o acesso ao local de destino final do lixo, e este argumento tem sido a mais usado para justificar alguns acúmulos pelas ruas que, por falta de uma educação ambiental, que deveria ser desde a criança na escola como toda a família, pessoas acabam cometendo os maiores crimes quando se fala em poluição de vias públicas, rios e encostas.

Por outro lado, vem a questão da falta de agua nas residências. Com o inicio da estiagem o nível do Igarapé que abastece a cidade fica bastante comprometido afetando o abastecimento que já precário. Sem falar que algumas redes da tubulação são danificadas com tráfego de maquinas pesadas que estão trabalhando nas ruas. Muitas dessas famílias tem se servido do Rio, que também não apresenta uma agua de qualidade devido o acumulo de resíduos sólidos (lixo), nos leitos dos rios e nas encostas fazendo com que cada dia a situação fique cada vez pior. 

Os governos estadual e municipal estão tentando ampliar o abastecimento de agua na cidade e tem investido e muito para tal. Recentemente chegou ao município de Jordão parte do material que servirá para esta ampliação hídrica. Existem pessoas que viu agua caí em sua torneira a cerca de um ano atrás, por isso esperamos que dessa vez as coisas aconteçam e de forma rápida, simples e transparente aos olhos de todos como tem sido.







Nenhum comentário:

Postar um comentário