segunda-feira, 14 de março de 2016

Jordão e as veredas da política em 2016. O que nos restará depois?


Nas esquinas, nas ruas e nas redes sociais o assunto mais comentado no município de Jordão é sobre os rumos das eleições 2016.  Até início do ano passado todos já sabiam de como se formariam as chapas para essa eleição: PT e PCdoB formando a chapa pela Frente Popular com mais o PDT e PSB e PMDB e PSDB pela oposição além do PP. Só que isso era o que todos achavam, inclusive eu.

O RACHA ENTRE PMDB e PSDB.

Como falei antes o que todos achavam era que existiria uma aliança já fechada entre as duas siglas da oposição PMDB e PSDB. No final do ano passado começou as intrigas entre os seus membros pela disputa da cabeça na chapa, e isso ascendeu a lâmpada da inteligência de Esperidião Junior, a maior liderança do PMDB. Foi aí que Esperidião começou a incentivar o fortalecimento do PP com a vinda do Vereador Francisco Alves Guimarães (Chicão), Francisco Sereno e José da Silva e Silva o (Zé Cariolando) atual presidente da Câmara de vereadores da cidade. O intuito de Esperidião era no mínimo deixar o PSDB de fora e ter o PP como vice.

O FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO I

Nesse caso quem usou dessa astucia e parece que tem tudo pra dar certo foi o próprio PSDB que já fechou uma possível vice com o PP que retorna pra Jordão com a maior bancada na câmara de vereadores formada por 3 parlamentares. O que significa que o PMDB pode estar sozinho nas eleições desse ano.

FPA DE JORDÃO E SEUS ATRITOS

Semelhantemente a PFA de Jordão também vem passando pelo mesmo problema, a falta de consenso entre as principais siglas PCdoB e PT, fez com que o PCdoB ensaiasse uma coreografia fortalecendo PTD para uma possível vice trazendo Zé Cariolando e Chico Sereno, quando ainda estavam sem partidos.

O FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO II
O plano do PCdoB também não deu certo e ainda continua o dilema entre as duas principais siglas da FPA de Jordão.

PMDB E PCdoB JUNTOS EM 2016, SERÁ?

Caso o PT apresente candidato próprio a majoritário, o que poderá acontecer, segundo os bastidores, é uma junção entre PCdoB e PMDB e o PT é quem ficará sozinho ou irá mendigar algumas secretarias em troca de apoio, se quiser. Se isso vier mesmo a se concretizar, a chapa com Elson e Junior já pode ser considerada vencedora, que inda deverá ter o apoio do PDT e PSB formando assim a maior coligação com 4 partidos.

MOVIMENTO INDIGENA

O movimento indígena formado por cerca de 1200 votos deverá vir com algumas mudanças pra 2016. Esse notório movimento sempre seguiu a FPA de Jordão e do Acre desde 1998 quando Jorge Viana foi eleito governador do estado a quase 18 anos atrás. Agora o que muitas dessas lideranças tem falado pelo quatro cantos da cidade é que estão cansado de tantas promessas não cumpridas. Outra questão é sobre o número de candidatos indígenas o que ocasionou em legislaturas anteriores o movimento não ter ficado sem representante na casa.

Tendo em vista esses e outros pontos por eles abordados, as lideranças Huni Kuins estão programando um encontro na aldeia Três Fazenda onde irão definir qual chapa apoiar, e quais o nomes serão lançados com, no máximo 4 candidatos para vereador, assegurando assim vitória na certa. Segundo informações a pré-candidata pelo PT Rita Sales, não será mais candidata por falta de dinheiro, e outros nomes serão apresentados no encontro, o que não significa que necessariamente que seja pelo PT.

O QUE RESTA É A FÉ E A ESPERANÇA DE DIAS MELHORES.


Bem, quanto ao desfecho dessa história não sabemos ainda como ficará,  o que me resta mesmo é, como evangélico é interceder por todos, esperar e acreditar em Deus e em dias melhores, afinal, a esperança deve ser a única a morrer.

Por João Bráz

Nenhum comentário:

Postar um comentário