quarta-feira, 16 de maio de 2012

Governador participa de abertura do II Festival Xyna Bena do povo Hunikui no Jordão.

A aldeia Lago Lindo do povo Hunikui, às margens do Rio Tarauacá, no município de Jordão, é a sede do II Festival Xyna Bena que iniciou nesta terça-feira, 15, e encerra no domingo, 21. Durante o festival os Hunikui apresentam danças, rituais indígenas, promovem os rituais Urumã (rapé) e da Ayahuasca, entre outras atividades.

Na abertura do festival os índios estavam pintados e vestidos com roupas confeccionadas pela tribo. Todos prontos para receber os visitantes. Este ano o festival começou de maneira diferente e especial para os que vivem naquelas comunidades. Além de visitantes vindos da Europa, América do Norte e brasileiros vindos de estados do Sudeste, o povo indígena Hunikui recebeu, pela primeira vez, a visita de um governador do Estado. Tião Viana prestigiou a abertura do festival acompanhado pela secretária de Turismo, Ilmara Rodrigues e do deputado estadual Moisés Diniz.

O cacique da tribo, Sian Kaxinawá, agradeceu a presença de Tião Viana e revelou que era com muita alegria que ele e seus irmãos recebiam em sua aldeia um governador. “A gente sempre espera do governo investimentos. Esse é o primeiro que vêm até aqui falar de suas propostas, nos trazer boas notícias. Essa é uma parceria importante para nós”, afirmou o cacique. Sian Kaxinawá ressaltou que todo apoio para melhorar a vida na aldeia e na divulgação do festival promovido pelo povo Hunikui é bem-vinda.
Leia mais em falajordao.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário