segunda-feira, 14 de maio de 2012

"Esquenta Junino da Baixada da Sobral” reuniu quadrilheiros de oito grupos que fizeram a alegria da comunidade


Quadrilheiros de oito grupos fizeram a alegria da comunidade com o “Esquenta Junino da Baixada da Sobral”, na noite do último sábado, 5, na quadra do antigo Centro da Juventude (CEJA). Com coreografias arrojadas e muita animação eles mostraram a riqueza de uma das mais ricas expressões da cultura popular. O  público lotou o espaço para ver de perto o que os grupos estão preparando para a temporada 2012.
O “Esquenta Junino” faz parte da programação que traz vários eventos que confirmam a temporada 2012: o Circuito Junino, o Arraial Cultural, Festival de Quadrilhas do Sesc e o Concurso Nacional de Quadrilhas, que este ano acontece em Palmas (TO).
O pontapé para o esquenta aconteceu com a tradicional grande roda, uma mostra de união e do trabalho sócio-cultural realizados pelos grupos nas comunidades que representam. O evento foi coordenado pelo Grupo Folclórico Matutos na Roça, CL na Roça e Assanhados na Roça.
“Esse é mais um esquenta junino organizado pelos grupos em suas comunidades.  Tivemos o do Segundo Distrito e agora o da Baixada da Sobral. Isso comprova que o movimento está cada vez mais organizado e unido para mostrar a força do trabalho sócio-cultural que os grupos realizam nos seus bairros”, comentou Cimar dos Santos presidente da Liga das Quadrilhas Juninas do Acre (Liquajac), que apoia o evento em parceria com o governo do Estado, através da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM).
“É contagiante a energia dos quadrilheiros e quadrilheiras. Os grupos são formados em sua maioria por jovens que dançam e aprendem valores como respeito ao próximo. Cada vez que venho a um  'esquenta' fico feliz conviver com esse movimento que cada vez mais fortalece a cultura popular junina em nosso estado. A Liga das Quadrilhas está de parabéns”, disse a presidente da FEM, Francis Mary, a Bruxinha.
Os quadrilheiros da Malucos na Roça,  Unidos do Fuxico, Sensação Junina, Fogo no Rabo,  Sassaricando na Roça, Assanhados na Roça, CL na Roça e Matutos na Roça mostraram ao público suas coreografias embalados pela banda e “Ferdiney e os Cabas da Peste”.

Fonte Assessoria da FEM

Rose Farias



Nenhum comentário:

Postar um comentário