quinta-feira, 15 de março de 2012

Meio Ambiente. Petroleira dos EUA identifica novo vazamento na bacia de Campos

Fotos do ano passado
Chevron, responsável por acidente em 2011, diz que investiga origem do óleo

A petroleira americana Chevron, responsável por vazamento de óleo na bacia de Campos em novembro passado, informou nesta quinta-feira (15) a existência de um novo vazamento de óleo no campo do Frade, na bacia de Campos, identificado por meio do surgimento de bolhas no oceano a cerca de 3 km das manchas verificadas em 2011.
A Chevron, impedida de perfurar no Brasil desde o acidente do ano passado, calcula que, dessa vez, 5 litros do óleo estejam dispersos no oceano. A petroleira informou que está investigando a origem do vazamento. Reportagem do R7 revelou que, no final do mês passado, o óleo continuava a vazar em Campos, quase quatro meses após o acidente no poço.
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente disse ter sido informada sobre o problema, mas até as 17h ainda não tinha uma posição oficial sobre o novo vazamento. A reportagem do R7 procurou a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) que, por meio de nota, informou ter autuado a petroleira na quarta-feira (14) por "não atender notificação da agência para apresentar as salvaguardas solicitadas para evitar novas exsudações na área".
Na quarta-feira, técnicos da ANP estiveram no centro de comando de crise da Chevron e determinaram a instalação de um coletor no novo ponto de vazamento identificado pela empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário