quarta-feira, 22 de maio de 2019

Talude de mina em Barão dos Cocais (MG) pode se romper até dia 25, diz ANM.

Área onde fica localizada a Mina de Gongo Soco, no município de Barão de Cocais (MG)

A ANM (Agência Nacional de Mineração) informou nesta 2ª feira (20.mai.2019) que o rompimento do talude do complexo da Mina de Gongo Soco, da Vale, no município de Barão de Cocais (MG), deve acontecer até o próximo sábado (25.mai.2019). A barragem é do mesmo tipo da que se rompeu em Brumadinho, em 25 de janeiro.

Talude é 1 plano de terreno inclinado que limita 1 aterro e tem como função garantir a estabilidade do aterro.
Segundo a agência, que interditou o complexo na última 6ª feira (17.mai.2019), o talude norte da cava de Gongo Soco estava se deslocando 10 cm por ano desde 2012, 1 deslocamento aceitável dada a dimensão da estrutura. No entanto, desde o fim de abril, a velocidade do deslocamento aumentou para 5 cm por dia.

“Se esta aceleração continuar, o rompimento do talude pode acontecer entre os dias 19 e 25 de maio”, alertou.

Eis a área onde fica a Mina de Gongo Soco:
De acordo com a ANM, dados da agência já indicam que, desde domingo (19.mai.2019), a velocidade de deslocamento do talude havia chegado a 7 cm por dia.

A agência já havia notificado a Vale e determinado que a empresa tomasse uma série de providências emergenciais, entre elas:
a suspensão imediata do tráfego do trem de passageiros no trecho do viaduto localizado a jusante [fluxo normal da água de um ponto mais alto para um ponto mais baixo] da cava;

o monitoramento por vídeo em tempo real das barragens;
a apresentação de estudo de comportamento da possível onda gerada pelo rompimento do talude norte.

Desde 2016, a cava e todas as obras já estavam paralisadas. Segundo a ANM, o risco de rompimento é do talude da cava e não da barragem, que fica a 1,5 km de distância da cava. A agência disse que a preocupação é que a vibração gerada pelo rompimento do talude influencie na segurança da barragem Sul Superior.

“Caso a vibração do impacto não chegue à barragem, a estrutura se manterá na condição atual, mas existe a possibilidade da ruptura ficar restrita ao interior da cava e não extravasar o material dentro dela [água e sedimentos]”, informou.
Caso haja rompimento da barragem, a ANM avalia que a onda de inundação chegaria em Barão de Cocais em cerca uma hora. A zona de auto salvamento – área onde não é possível realizar resgate imediato pela Defesa Civil – já foi evacuada desde fevereiro.

A Defesa Civil de Minas Gerais fez 1 mapeamento da área que pode ser atingida em caso de rompimento da barragem e dos pontos de encontro a serem utilizados pelos moradores da Zas: Leia mais



Nenhum comentário:

Postar um comentário