sábado, 24 de outubro de 2015

Povos da floresta se reúnem para discutir agenda de desenvolvimento.

Nos dias 28 e 29 de outubro, o Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) realiza o III Chamado da Floresta na Comunidade São Pedro, localizada na Reserva Extrativista Tapajós-Arapuins, em Santarém, Pará, o encontro reivindica a pauta extrativista.

O Chamado dá continuidade ao movimento que completa 30 anos e foi iniciado por Chico Mendes quando lutou por terras dos trabalhadores extrativistas, sobretudo os seringueiros, no Acre. A história da entidade se funde com a da Amazônia que, marcada por conflitos entre latifundiários e trabalhadores rurais, ainda hoje testemunha a morte de lideranças e comunitários. Enquanto, por outro lado, estimula a produção que garante ganhos econômicos e possibilita a sustentabilidade das famílias extrativistas.

Santarém-PA
O local escolhido para receber o encontro, como nas edições passadas, é também proposital. A Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns fica a 8 horas de barco e a 45 minutos de transporte aéreo a partir de Santarém, no Pará. “Atar” a rede no barco e se deslocar até a reserva é, sobretudo, para possibilitar aos participantes a oportunidade de conhecer a realidade de quem habita as florestas brasileiras. “Ao invés de levar toda a floresta até eles, por que eles não vem até nós para conhecer a nossa vida? É bem mais produtivo quando você tem contato com a realidade e discute, ali, o que pode ser feito para as pessoas que habitam a floresta”, destaca Manoel Cunha, articulador político do CNS.

Estão inscritas cerca de 3 mil pessoas, 40 entidades parceiras do movimentos social, além de convidados internacionais e da Panamazônia. A disposição dos participantes é que o governo federal atenda as proposições dos extrativistas, como forma de recuperar a dívida social no desenvolvimento de políticas publicas para a Amazônia e suas populações. A estratégia é chamar a atenção dos mais jovens para a discussão dos pontos prioritários que serão debatidos e discutidos na pauta que será negociada com o governo federal, que são política da Reforma Agrária, produção e geração de renda, infraestrutura básica, saúde e educação.

Através de grupos de trabalho e plenárias, a discussão no Chamado da Floresta gira em torno das propostas de políticas públicas que promovam a inclusão social das populações extrativistas, no mundo dos direitos sociais – a grande maioria vive desprovida dos serviços essenciais do Estado – no direito à saúde, à educação, à segurança, à formalização da produção extrativista. Para Joaquim Belo, presidente do Conselho,  “o Estado brasileiro não pode continuar pensando o desenvolvimento a partir da lógica da produção agrícola, é preciso desenvolver o País a partir do potencial da floresta. E  também pensar em formas de oferecer os serviços de captação e distribuição da água potável, o fornecimento de energia elétrica; habitação rural; entre outros”.

 O III Chamado da Floresta ocorre nos dias 28 e 29 de outubro na Comunidade São Pedro, localizada na Reserva Extrativista Tapajós-Arapuins, em Santarém, no estado do Pará. O encontro está articulado pelo CNS, e coloca a população da floresta como protagonista na luta pela conservação e sustentabilidade. Participam do encontro entidades nacionais, internacionais e do movimento social brasileiro do segmento extrativista. Mercedes Guzmán. 



Associação dos Seringueiros e Agricultores da Resex Alto Tarauacá participará da III CHAMADO DA FLORESTA na Resex Tapajós-Arapiuns.

A Associação dos Seringueiros e Agricultores da Resex Alto Tarauacá- Asareat marcará presença no III CHAMADO DA FLORESTA que irá acontecer no período de 28 e 29 de outubro na comunidade São Pedro, Rio Arapiuns, município de Santarém Pará, com a previsão de 3.000 participantes do segmento extrativista da Amazônia e de outros territórios. Este evento é promovido pelo Conselho Nacional das Populações Extrativistas CNS.

Nesta quinta-feira (22), o presidente da Associação viajou para Rio Branco de onde seguirá com destinho ao município de Santarém-PA e de lá seguirão de barco até a comunidade. Além do Presidente João Bráz, estará indo neste sábado (24), o vice-presidente Manoel Monteiro e o jovem Maciel Mendonça representando as comunidades rurais.

Com Informações do Site Ceapac.org.br

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Chegaram os novos remédios que serão usados no combate da hepatite


Heitor Júnior
Chegaram ao Acre os novos remédios que serão usados no combate da hepatite. O mérito é todo do deputado Heitor Junior (PDT), que tem sido incansável na luta contra a doença que ainda dizima milhares de acreanos.

Terceirização
Acontece nesta sexta-feira (23), na Assembleia Legislativa, uma audiência pública sobre terceirização. Será um debate interessante com a participação do senador Paulo Paim (PT/RS).

Eliane Sinhasique

A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) tem questionado onde foi parar o dinheiro das supostas fraudes no programa Cidade do Povo.


Fonte: ContilNet

COLUNA: CPMF para saúde, educação e também para bancar campanhas de políticos?


Ecio Rodrigues, 11/10/2015

De uma hora para outra todos se dizem contrários ao financiamento das campanhas políticas por empresas privadas. Pior, sob o argumento insano de que se não houver doação privada não haverá mais corrupção, defende-se o financiamento público das campanhas.

Os adeptos dessa tese se escudam em pesquisas de opinião que trazem resultados assustadores, indicando que mais de 70% dos brasileiros não querem que partidos políticos recebam doações de empresas privadas e, por conta disso, não são favoráveis ao financiamento das campanhas com o dinheiro oriundo dos impostos pagos por todos.

Exceção feita à mídia (que incorporou o discurso de que o financiamento privado das campanhas é a causa da corrupção), é difícil acreditar nesses resultados. Ao vincular doação de empresas (algo indiferente para a maioria) com o fim da corrupção (algo importante para todos), a pergunta feita aos entrevistados certamente foi equivocada ou, no mínimo, tendenciosa.

O problema é que, nas discussões sobre o tema travadas na imprensa, não se adverte que o financiamento público das campanhas está diretamente relacionado ao aumento de impostos, única alternativa para custear mais esse dispêndio a ser imposto à sociedade – ainda mais depois que o Executivo encaminhou ao Congresso uma previsão de orçamento pela qual o povo brasileiro já entra em 2016 devendo mais de 30 bilhões de reais.

Esse déficit será coberto mediante a instituição de um novo imposto – a CPMF que estão querendo ressuscitar – e/ou por meio do aumento dos vários tributos que integram a exorbitante carga tributária já suportada pela população brasileira.

Portanto, não são necessárias muitas operações aritméticas para perceber que qualquer despesa não prevista nesse orçamento deficitário aumentará ainda mais o rombo. É disso que se trata – da impossibilidade financeira de haver financiamento público das campanhas, sem que haja, necessariamente, aumento de impostos.

Sem nem entrar no mérito da irrelevância ética e moral dessa despesa, o fato é que não existe dinheiro público para cobri-la, e é quase impossível supor que o cidadão, cuja insatisfação com os políticos é mais do que evidente, está disposto a tirar mais dinheiro do bolso para bancar, de maneira integral, as campanhas de todos os candidatos – absolutamente todos os que concorrerem a cargos políticos, de vereador a presidente.

Diante da crise de credibilidade atual e da reiterada demanda por uma reforma política que não acontece, a pergunta é inevitável: o montante destinado aos partidos políticos por meio do Fundo Partidário não deveria ser suficiente?
Por sinal, poucas pessoas se dão conta – e a imprensa também não se dá ao trabalho de informar – que atualmente uma quantia considerável de dinheiro público já é direcionada ao caixa dos partidos políticos em atividade no país.

O Fundo Partidário, cuja dotação foi recentemente majorada pelo governo, irá distribuir entre os partidos em 2015 exatamente R$ 811.285.000,00 – ou seja, quase um bilhão de reais do dinheiro arrecadado dos contribuintes. Essa destinação se repete e se amplia todos os anos, há mais de 30 anos, desde que o fundo foi criado.

Talvez esteja aí o ponto que merece ser discutido com maior profundidade. Afinal, da mesma forma que é inegável a importância dos partidos políticos para a democracia e para a organização do sistema eleitoral, é inegável que a existência de 36 partidos (número alcançado depois da criação do Partido Rede Sustentabilidade, do Partido da Mulher Brasileira e do Partido Novo, todos registrados em 2015) demonstra que a organização de um partido político se transformou num bom negócio.

Um bom negócio mantido com recursos públicos do Fundo Partidário, que vai ficar melhor ainda se puder contar com o financiamento público das campanhas.

Associação Andiroba


CAZUMBÁ GANHA PRÊMIO PRONATEC EMPREENDEDOR.

O projeto de Açaí da Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema venceu em terceiro lugar do Prêmio Pronatec Empreendedor. “Esse prêmio vai para a nossa comunidade e para o ICMBio que nos deu importante apoio nesse projeto”, afirmou Isaías Afonso, morador da Reserva Extrativista (Resex) Cazumbá-Iracema, na tarde desta quinta-feira (22), em solenidade no auditório do Sebrae, em Brasília.
A premiação foi concedida ao projeto de agroindústria de beneficiamento da polpa do açaí, implantado há cerca de dois meses na reserva. O projeto surgiu a partir do curso de açaicultor, oferecido aos extrativistas pelo Instituto Federal do Acre (Ifac), por meio do Pronatec-Campo, e recebeu impulso dos gestores do ICMBio, que acreditaram na ideia de montar uma fábrica no interior da Resex.  

Atualmente, o empreendimento emprega 50 pessoas nas várias etapas do processo de beneficiamento da polpa do açaí – coleta, transporte e produção. Mas, vai precisar de mais gente logo logo. Até o final do ano, a polpa, consumida basicamente pela comunidade da reserva, passará a ser vendida no mercado de Sena Madureira, município que abriga a Resex, e de Rio Branco, capital do Estado. 

Seleção

Para ganhar o prêmio, o projeto dos extrativistas acreanos teve que passar por uma criteriosa seleção que levou em conta 120 iniciativas empreendedoras de destaque em todo o País. Inicialmente, a experiência de Cazumbá ficou entre as dez finalistas. “Chegar à final, para nós, já era uma vitória. Imagina ganhar o terceiro lugar, estar entre os três melhores do Brasil!”, comemorou Rayline Maia, também moradora da reserva, exultante com a conquista.

Isaias e Rayline vieram a Brasília acompanhados  pelo Coordenador Adjunto do Pronatec na região do Vale do Purus no Ifac, Cleudo Faria, um dos responsáveis pelo curso de açaicultor. Eles receberam o prêmio das mãos da diretora técnica do Sebrae, Heloisa Regina Guimarães. “Já estamos nos organizando para formar cinco novas turmas de açaicultor até o fim do ano, porque a produção da fábrica vai aumentar muito”, disse Faria.

O Prêmio Pronatec Empreendedor é promovido pelo Sebrae, em parceria com o Ministério da Educação e apoio, entre outros, dos serviços nacionais de aprendizagem (Senac, Senai, Senar, Senat). Tem por objetivo estimular a cultura empreendedora por meio de exemplos de sucesso.

A Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no município de Sena Madureira, no Acre, uma das regiões de mais baixo IDH do País. Tem 750 mil hectares e abriga 340 famílias que vivem exclusivamente do extrativismo. Com a entrada em funcionamento do projeto de beneficiamento do açaí, os moradores sonham com dias melhores.

Assessoria IFAC

Câncer e reconstrução de mama são temas de workshop em Rio Branco.

Para comemorar o mês destinado ao Combate do Câncer de Mama, Outubro Rosa, a Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e Faculdade Meta estarão promovendo de 22 a 24 de outubro palestras, workshops e cursos sobre patologias mamárias, envolvendo o câncer de mama e reconstrução mamaria.

A solenidade de abertura do II Curso da Escola Brasileira de Mastologia e II Workshop Multiprofissional em Oncologia Mamária ocorre na quinta-feira, 22, no auditório da Faculdade Meta (Fameta), a partir das 13h50.

Foram convidados palestrantes de renome, com ampla experiência profissional nas áreas de mastologia, cirurgia oncoplástica ginecologia e obstetrícia.
A inscrição pode ser feita no Centro de Controle de Oncologia do Acre (Cecon), Conselho Regional de Medicina (Coreme) e Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco e custa R$ 30 para residente e estudantes e R$ 50 para profissionais de saúde.

Programação
Na sexta-feira, 23, será realizado o II Workshop de Oncologia Mamária, com palestras sobre: ginecomastia; reconstrução mamaria pós-cirurgia conservadora e reconstrução mamária pós-mastectomia.

O II Curso da Escola Brasileira de Mastologia e continuação do II Workshop de Oncologia Mamária ocorrem no sábado, 24. No decorrer de toda a manhã serão realizadas palestras abordando temáticas relacionadas ao câncer de mama.


O Evento é uma realização da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Acre e  Fameta, com o apoio do Governo do Estado do Acre, Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), Universidade Federal do Acre (Ufac), Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), Prefeitura Municipal de Rio Branco (PMRB), Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM/AC), Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed) e Laboratório Bionorte.

Assessoria

Presidente da Asareat visita comunidade e faz levantamento de demandas das famílias ribeirinhas.


No ultimo fim de semana estive, como presidente da Asareat, nas comunidades Massapê/Xapuri e Duas Nações/São Vicente, tratando de assuntos como entrada de novos moradores dentro do território da Resex.

De acordo com o instrumento chamado Acordo de Gestão, a comunidade, através de reunião, pode aceitar ou negar a entrada de uma pessoas ou família que queira residir no território com o intuito de prevenir futuros problemas entre eles tendo como exemplo de antepassados sangrentos.

Outro importante objetivo era fazer um levantamento de demandas de cada família e descobrir qual o interesse das mesmas com relação a produção familiar e deixa-las aptas a acessarem o Credito junto ao BASA através do Pronaf Mais Alimento. A meta é que em 2017 tenhamos varias pessoas produzindo e suprindo o mercado interno de nossa cidade e quem sabe até estarmos já pensando em exportar para outros municípios.

Dentre as principais demanda até agora levantadas foram identificadas famílias com interesse em investir na avicultura, suinocultura, farinha de mandioca e extração de açaí. Queremos ainda incentivar o cultivo de grãos como Arroz, feijão e milho em maior escala que hoje vem sendo produzida.










Senado aprova relatório de Jorge Viana de projeto que incentiva ciência e tecnologia no País.

Senador acreano foi relator do Projeto de Lei na Comissão de Constituição e Justiça
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira (21), o relatório do senador Jorge Viana (PT-AC) que autoriza e disciplina o uso de bens, instalações e capital intelectual de institutos governamentais das áreas de ciência, tecnologia e inovação por outros institutos, empresas privadas e pessoas físicas. A proposta, originária da Câmara dos Deputados, busca estimular e fortalecer os instrumentos para a realização de parcerias de longo prazo entre os setores público e privado na área. Em discursos ao plenário, Viana destacou a importância da aprovação do texto. "Minha história está muito vinculada à Fundação de Ciência e Tecnologia do Acre, Funtac,", disse, lembrando o início de sua vida profissional e política.O PLC 77/2015 regulamenta a Emenda Constitucional nº 85, aprovada em fevereiro deste ano. Na Câmara dos Deputados, o projeto foi relatado pelo senador Sibá Machado. Jorge Viana ressaltou a importância de o Estado brasileiro, mediante seus diversos órgãos e entidades, apoiar instituições públicas e privadas que realizam atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. “São conhecidas as grandes dificuldades que nosso País atravessa. O Brasil está entre as dez maiores economias do mundo, mas não figura entre os 50 países em avanço tecnológico e da inovação”.Para o relator, a proposta se soma aos esforços para superar essa lacuna no campo tecnológico. O Brasil vive, nos últimos anos, um crescimento exponencial de pesquisadores, mestres, doutores e universitários formados no país. Desde 2003, início dos governos petistas, foram criadas 18 novas universidades públicas e 148 novos campi universitários. “Isso contribuiu para a produção científica brasileira saltar de 1%, quando comparada com a produção mundial, para 2,5%. Mas temos um déficit muito grande especialmente nas normativas no sentido de estimular ainda mais a inovação, a ciência e a tecnologia no País”, salientou Viana.O senador enfatizou que a aprovação do projeto dá maior flexibilidade de atuação às instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTs) e respectivas entidades de apoio, lembrando que essas instituições enfrentam dificuldades burocráticas para a realização de parcerias. Entre as principais mudanças introduzidas pelo PLC 77 está a possibilidade de dispensa de licitação nas contratações de serviços ou produtos inovadores de empresas de micro, pequeno e médio portes. Também está prevista a utilização do regime diferenciado de contratações públicas (RDC) para ações em órgãos e entidades dedicados a ciência, tecnologia e inovação. Além disso, a proposição prevê a possibilidade de o chefe do Poder Executivo de cada ente federativo estabelecer regime simplificado com regras próprias para as aquisições nessas áreas."Vamos recuperar o terreno perdido e dar um passo adiante", assegurou, enfatizando que a proposta revoluciona a Ciência, Tecnologia e Inovação brasileiras, porque torna mais dinâmico o processo de parcerias, inclusive com organismos internacionais e entre instituições privadas e o governo. "Os estados também vão poder participar", explicou. "O Brasil pode estar certo de que estamos fazendo uma boa lei. E isso é o que nos move e nos dá esperanças", concluiu.O projeto segue agora para apreciação da Comissão de Ciência e Tecnologia e Jorge Viana, mais uma vez, será o relator.

Enem 2015: alunos devem ficar atentos aos horários das provas.

Os candidatos que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem ficar atentos aos itens obrigatórios durante as provas. 

Nos dias de aplicação do exame é obrigatória a apresentação de um documento de identificação original com foto. Para saber quais são os documentos aceitos, é importante que o candidato verifique o edital. Em casos de perda, extravio, furto ou roubo do documento de identificação, é preciso apresentar um boletim de ocorrência. Segundo o edital, o boletim deve ter sido expedido “por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame”.

Outro item obrigatório é a caneta esferográfica, que deve ser de tinta preta e fabricada em material transparente. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa que se o candidato usar caneta com tinta de outra cor, a leitura ótica do cartão-resposta pode ser comprometida.

No site do Enem, o Inep informa também que apesar de não ser um documento obrigatório, é recomendável que o candidato leve o cartão de confirmação da inscrição. Além do local de prova, ele traz o número de inscrição, a data e o horário das provas, a opção de língua estrangeira, solicitação de certificação do ensino médio, se for o caso, além da indicação de atendimento especializado ou específico, se tiver sido solicitado pelo participante.

O Inep alerta para os motivos que podem eliminar o candidato, como fazer consultas ou comunicar-se com outros participantes durante o período das provas. Também não é permitido portar  lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e qualquer dispositivo eletrônico como, por exemplo, calculadoras, telefones celulares, smartphones, tablets, gravadores, relógios, entre outros. Não é permitido também usar óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares. Se estiver com um desses itens, o participante deverá colocá-lo no porta-objetos fornecido pelo aplicador.

Também será motivo de eliminação portar qualquer arma, mesmo tendo autorização de porte, sair definitivamente da sala de prova antes de completadas duas horas do início do exame ou receber da equipe de aplicação informações sobre o conteúdo. Para saber mais dicas, o candidato pode acessar a página do Enem, além de verificar o edital da prova.

As provas serão aplicadas em todos os estados e no Distrito Federal. Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, no horário de Brasília.
Para ajudar estudantes a se preparar para os exames, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) preparou o aplicativo Questões Enem, que reúne todas as questões da prova, desde a edição de 2009. No sistema, é possível escolher as áreas de conhecimento que se quer estudar. O acesso é gratuito.

O que levar
- É obrigatória a apresentação de um documento de identificação original com foto. No edital estão os documentos aceitos.
- Em casos de perda, extravio, furto ou roubo do documento de identificação, é preciso apresentar um boletim de ocorrência expedido “por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame”
- Caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente

Motivos que podem eliminar o candidato:
- Consultar ou comunicar-se com outros participantes durante o período das provas
- Portar lápis, lapiseira, borrachas, caneta que não seja de material transparente, livros, manuais, impressos e anotações. Portar qualquer dispositivo eletrônico
- Usar óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares
- Portar armas
- Sair definitivamente da sala de prova antes de completadas duas horas do início do exame
- Receber da equipe de aplicação, informações sobre o conteúdo do exame

Por Ailoton Oliveira 

Fonte:MSNBrasil

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

JORDÃO: JESUS SÉRGIO REIVINDICA EXPANSÃO DO “LUZ PARA TODOS” ÀS COMUNIDADES RURAIS DE JORDÃO

Imagem Tom Sergio
O deputado Jesus Sérgio (PDT) esteve reunido, em seu gabinete, na manhã de quinta-feira, 1º de outubro, com o sócio-diretor da empresa Etenge, senhor Sérgio Murata, para tratar sobre a expansão do Programa Luz Para Todos em Jordão.
A demanda surgiu após reunião realizada no recesso parlamentar, onde o deputado percorreu alguns municípios e esteve reunido com os moradores de algumas comunidades do município.
Cansados de esperar pela promessa de instalação da rede elétrica, eles pediram que Jesus Sérgio intervissem junto aos órgãos competentes, a fim de agilizar a antiga reivindicação dos moradores.
"Temos que ter um olhar carinhoso e diferenciado pelo Município de Jordão, que dos considerados de difícil acesso, tem a maior dificuldade para alocar os suprimentos e ferramentas necessárias para que qualquer ação tenha êxito. Neste pensamento é que buscamos estas parcerias e reivindicações para que os materiais cheguem à tempo e possam ser realizados os trabalhos da melhor forma possível. Nesta ação do Luz Para Todos, serão beneficiadas 117 famílias em 36 Km de extensão. Tenho certeza que isto muito colaborará para melhoria das famílias de Jordão", enfatiza o Deputado Jesus Sérgio.
Após buscar informações junto à gerência do Programa Luz Para Todos,em Rio Branco, Jesus Sérgio foi indicado a tratar com o responsável pelas obras, que assegurou que já está sendo realizado o transporte dos postes e demais materiais com destino a Tarauacá e, que na sequência, será realizado o transporte de materiais para Jordão ainda no período invernoso.
“As obras para expansão da rede elétrica está prevista para ocorrer a partir de abril do próximo ano”, assegurou Sérgio Murata, da Etenge.

Jesus Sérgio convidou o representante da Etenge e um engenheiro da empresa para percorrerem as comunidades e ainda avaliar a possibilidade de expandir em 20% a extensão da rede. Foi liberada a expansão de 36 km para Jordão, que beneficiará 117 consumidores. Em Tarauacá, a empresa fará 84 km de rede, que beneficiará 136 consumidores.
Da Assessoria.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Estado Islâmico executa cristãos enquanto recitavam o ‘Pai Nosso’.

Doze cristãos foram brutalmente executados pelo Estado Islâmico, incluindo um menino de 12 anos, filho de um plantador de igrejas sírio. Segundo relatos os mártires foram fiéis até o fim. Uma das mulheres foi decapitada pelos terroristas e testemunhas dizem que ela morreu sorrindo e a última palavra que saiu de sua boca foi: “Jesus!”

A missão Christian Aid, que faz trabalho humanitário na região, está divulgando a execução ocorrida em agosto, em uma aldeia na região de Aleppo, na Síria. Seu relatório visa despertar o ocidente para a realidade que as mortes de cristãos não cessaram.

“Em frente a uma pequena multidão, os extremistas islâmicos cortaram as pontas dos dedos do menino, enquanto diziam a seu pai que aquilo só acabaria se ele, o pai, voltasse para o Islã”, afirma o material da Christian Aid.

Os soldados do Estado Islâmico executaram os cristãos de diferentes maneiras, incluindo uma crucificação. Todos os mortos eram ex-muçulmanos convertidos a Cristo. Como se recusaram a negar sua fé, as mulheres, com idades entre 29 e 33 anos, foram estupradas diante da população local. Em seguida, a maioria foi decapitada.

Enquanto esperavam pela execução, estavam de joelhos diante dos militantes islâmicos e começaram a orar em voz alta o “Pai Nosso”. Testemunhas contam que alguns afirmavam estar entregando sua alma para Jesus.  Isso irritou os militantes do EI, que deixaram os corpos dos mortos pendurados em cruzes por dias.

O grupo jihadista destruiu quase a totalidade de mosteiros cristãos, bem como todas as Bíblia e documentos que falem sobre a fé cristã.  Estima-se que na Síria, a população cristã hoje é apenas um terço do que era antes da guerra civil iniciada em 2011. No Iraque, a população cristã está à beira da extinção. Existiam cerca de 1,5 milhão em 2003, totalizando menos de 200.000 agora.

A International Christian Concern, grupo que defende os direitos humanos de cristãos, relata que muitas igrejas se tornaram verdadeiros “matadouros”. Durante cerimônias públicas, os cristãos vêm sendo mortos dentro dos templos.
Patrick Sookhdeo, diretor da Barnabas Fund, organização que visa ajudar os cristãos da Síria, acredita que o que o Estado Islâmico está fazendo é pior que o nazismo em matéria de barbárie.

“O que eles estão fazendo é perfeitamente normal, pois defendem a sharia. Eles não veem um problema nisso. Essa justificativa religiosa é que torna isso tão terrível.” Ele conta que não entende como as Nações Unidas se negam a classificar os atos do Estado Islâmico como “genocídio”.


Fonte: Verdade Gospel.

Câmara quer explicação de escola federal sobre a prática da Ideologia de Gênero.

Professores do colégio federal estão usando os termos em cabeçalhos de provas
Professores do Colégio Pedro II, no RJ, estão omitindo o gênero dos alunos no cabeçalho de provas, reproduzindo a ideia pregada por movimentos feministas e homossexuais

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados registrou requerimento solicitando uma audiência pública para tratar do caso da Escola Federal Pedro II, no Rio de Janeiro, sobre o caso da “Ideologia de Gênero”. O documento convoca o reitor da referida instituição de ensino, professor Oscar Halac, e o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo.

O objetivo é que o diretor da unidade federal de educação explique a supressão do gênero feminino e masculino pela letra “X”. Já ao ministro será cobrada a explicação do que está ocorrendo nas superintendências da Polícia Federal, em que os formulários de solicitação de passaporte trazem a referência “Genitor 1″ e “Genitor 2″.

Justificativa
A Comissão de Educação justifica a convocação citando o Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em 2014. No PNE foi aprovada a rejeição de “todas as citações a ideologia de Gênero, orientação sexual e seus derivados”, sendo por este motivo, recusada sua incorporação na educação nacional.

Segundo o documento: “Mesmo com a aprovação da Lei nº13.005/2014 (PNE), foi baixado também a Resolução nº 12/2015, publicada no DOU, de 12/03/2015, ‘que garante o uso de banheiros e vestiários de acordo com a identidade de gênero de cada sujeio em todas as instituições e rede de ensino em todos os níveis’, infringindo norma legal acima citada. Imaginem, suas filhas irem ao banheiro da escola e de repente encontrar lá um sujeito homem que resolveu naquele instante ser mulher, é perturbador que isso possa ocorrer”.

Entenda o caso.

No mês de setembro, o site do ‘O Globo’ publicou matéria de que o Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, adotou o “x” no lugar das letras “a” e “o” para se referir a estudantes sem definir o gênero. A substituição do gênero também foi encontrada em avisos institucionais e cabeçalhos de provas.


Acre: Governo do Estado presta conta dos investimentos em saúde.


Os investimentos e gastos com serviços públicos de saúde realizados pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), durante o 2º quadrimestre de 2015, foram apresentados em audiência pública, nesta sexta-feira, 9. O evento foi realizado na Assembleia Legislativa, a partir das 9 horas, e contou com a participação de deputados estaduais, vereadores de Rio Branco, representantes do Ministério Público do Estado (MPE), da sociedade civil organizada, secretários municipais de saúde, servidores estaduais e outras autoridades.

A audiência pública é uma forma de prestar contas à população sobre os trabalhos e projetos que estão sendo realizados para o fortalecimento e melhoria da assistência de saúde no estado.

A implantação de serviços de média e alta complexidades, como o Centro de Diagnóstico por Imagem do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into/Acre), Clínica de Nefrologia, entrega de ambulâncias e contratação de novos servidores são exemplos dos esforços do governo para ampliar o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a serviços de qualidade, igualitários e universais.

Para o secretário de Saúde, Armando Melo, as audiências públicas são espaços democráticos, em que pessoas de vários segmentos da sociedade podem contribuir com ideias e sugestões para a melhoria dos serviços públicos de saúde. Melo destacou a evolução do SUS no estado, citando os transplantes de fígado, rim e córnea, além de cirurgias cardíacas, neurológicas, ortopédicas e de traumas.


“Estamos buscando a excelência na atuação, avançando na oferta de novos serviços, para garantir mais agilidade e resolutividade no problema de saúde de quem aguarda por atendimento”, finalizou.

Assessoria da Sesacre 

Festa do Dia das Crianças No Hospital do Câncer - Unacon.



A direção do Hospital do Câncer  esteve nesta sexta-feira, 9, as 09hrs, realizando uma Festa em comemoração ao Dia das Crianças para os pacientes internados na unidade.  


Houve na oportunidade varias brincadeiras, entrega de presentes e muita diversão para a criançada. A festa foi realizada por um grupo de voluntários, coordenado por Carolini Jucá em parceria com os servidores da Unacon.




Fonte: Assessoria da Sesacre

“Estamos pedindo socorro a Deus”, diz pastora durante manifestação contra onda de atentados.

Os líderes do movimento evangélico afirmaram que continuarão a orar nos próximos dias
Dezenas de evangélicos se reuniram na manhã desta sexta-feira (9) em frente ao Palácio Rio Branco, símbolo do Executivo acreano, para “clamarem” a Deus pelo fim da onda de violência que atingiu o Estado nos últimos dias.

A pastora da Igreja Verdade que Liberta, Vanuza Pinheiro, afirmou que desde o primeiro dia de ataques, na madrugada de terça-feira (6), que a igreja busca em Deus a ajuda para o fim da violência.

Os pastores de diversas denominações se reuniram e ressaltaram que o momento é de união e de clamar a Deus em prol de toda a sociedade. “Desde o primeiro dia que soubemos dos ataques, do primeiro carro queimado, nós nos propusemos a orar e pedir a Deus misericórdia. A igreja está aqui orando por que acredita no poder de Deus. O poder da igreja é o alcance de Deus através da oração”, acrescentou Pinheiro.

Durante o ato religioso, alguns cristãos oraram com o rosto no chão, em alusão a passagem bíblica do livro do profeta Jeremias que recomenda que em momentos de crise o povo de Deus ore com o rosto no pó para que haja esperança de redenção.

Os líderes do movimento evangélico afirmaram que continuarão a orar nos próximos dias para que a paz em Rio Branco seja restabelecida.


O ato de “clamor a Deus” foi realizado bem ao lado da Secretária de Segurança Pública no momento em que estava acontecendo uma reunião da cúpula da Segurança.

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

CMDCA: Lista de Candidatos eleitos e suplentes já está disponível.




No último domingo (04) foram realizadas as eleições unificadas para a escolha dos conselheiros tutelares em todo o país. Em Jordão, conforme dados do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), eleitores foram às urnas escolher o seu candidato para compor uma das cinco vagas no Conselho Tutelar do Município.

De acordo com o CMDCA, os candidatos eleitos e sua respectiva quantidade de votos são:
1º: Francisco Pereira da Silva – 225 votos
2º: Iverlândia da Silva Souza – 99 votos
3º: Orleilson de Castro Leão – 86 votos
4º: Maginilda Matos Oliveira – 75 votos
5º: Adriano Silva de Oliveira – 72 votos
Os suplentes são:
1º suplente:  Marta Mendonça Matos – 61 votos
2º suplente: Maria Vilanir de Souza Silva – 60 votos
3º suplente: Rogério Pereira da Silva – 60 votos
4º suplente: Edmundo Rocha de Brito – 52 votos
5º suplente: Francisca Adaísa da Silva Santos – 50 votos

Edital CMDCA 02_2015 Clique Aqui
Lista Nominal dos Eleitos Clique Aqui
Classificação Geral dos Cadidatos Clique Aqui

DEPUTADO DR. JENILSON LEITE ( PCDOB) PEDE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA PARA COMUNIDADE NOVO PORTO, EM JORDÃO.

O deputado Jenilson Leite (PCdoB) apresentou na sessão desta terça-feira (6), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), indicação ao governo do Estado para que o Depasa (Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento) construa uma Estação de Tratamento de água para atender a comunidade Novo Porto, em Jordão.

" Essa estação de tratamento de água vai disponibilizar uma água adequada às necessidades das pessoas dessa comunidade. Vamos garantir uma água de qualidade e contribuir para diminuição de doenças, pois muitas doenças são transmitidas pela água contaminada ou não tratada. Vamos melhorar a qualidade de vida da nossa população ", destaca Jenilson Leite.
Por Fabíola Monteiro 
Foto : Jardy Lopes