sábado, 11 de outubro de 2014

Graças a Deus! Primeiro teste em paciente com suspeita do vírus ebola dá negativo.

Nesta sexta, o ministro voltou a afirmar que o paciente não apresentava febre ou outros sintomas típicos da doença e tem quadro estável.
Deu negativo para ebola o primeiro teste laboratorial feito no paciente com suspeita da doença, Souleymane Bah, 47.
Um segundo teste, cuja amostra será colhida neste domingo (12), ainda será feito para confirmar o resultado.

"O estado de saúde dele é bom, não apresenta febre e está mantido em isolamento total no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro (RJ). Se o caso também for descartado como ebola no segundo exame, o paciente sairá do isolamento e o sistema de vigilância dos contactantes será desmontado", diz nota do ministério, divulgada neste sábado (11).

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, e o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, darão uma entrevista coletiva às 11h, em Brasília, para divulgar outras informações sobre o caso e comentar o resultado do teste.

O alerta sobre o caso suspeito foi dado após Bah dar entrada em uma unidade de saúde de Cascavel (PR) na tarde desta quinta-feira (9), dizendo ter tido febre, dor de garganta e tosse. Ele chegou ao Brasil, vindo da Guiné (um dos países mais afetados pelo vírus) no dia 19 de setembro, via Guarulhos, segundo o governo federal.

Apesar de não apresentar quadro febril quando chegou à UPA, foi classificado como o primeiro caso suspeito de ebola no país por seu histórico de viagem nos 21 dias anteriores e pelo relato de febre.
Bah, nacional da Guiné, foi isolado na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e transferido em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio. No local, foi colhido o material para esse primeiro exame.
Nesta sexta, o ministro voltou a afirmar que o paciente não apresentava febre ou outros sintomas típicos da doença e tem quadro estável.


Se descartada a suspeita com os dois exames laboratoriais, o episódio servirá como um grande "test drive" para averiguar o alerta dos serviços de saúde e cada etapa do protocolo de identificação e tratamento de um potencial caso de ebola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário