quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Jordão terá em breve, vários médicos, advogado, engenheiro, e dentistas formados, todos filhos da terra.

Esses são os futuros doutores de Jordão. São estudantes de medicina, odontologia, engenharia, direito, enfermagem,  se formando na Bolívia e também em Rio Branco. Da esquerda pra direita Isaac Freire faz direito em Rio Branco, Manoel de Souza Araujo, medicina na Bolívia, Pablo Garcia Odontologia na Bolívia, Paulo Souza medicina. Antonio Araújo, medicina, Ranom Figueiredo medicina, Ramila Maia Enfermagem, André Nascimento engenharia, não estão na foto.
Eles aproveitam as férias pra visitar as famílias e rever os amigos. Jovens que por suas lutas tens nos deixados alegres e contente por serem todos de Jordão.  
Ramon Figueiredo
Ramila Sampaio



Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar SEAPROF, fará doações de sementes de Hortaliças para população de Jordão

A SEAPROF já construiu 02 hortas no município de Jordão e ainda vai construir mais 2 para a população ter onde recorrer na hora que quiser uma verdura saudável. Essas hortas-estufa disponibilizará de vários tipos de verduras. alem disso, a seaprof nos informou ainda que vai distribuir sementes para a população de Jordão que se interessar em ter sua própria Horta, nos informou Chico da Seaprof em Rio Branco.
É ou não é uma boa?





     Fonte Seaprof Rio Branco

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Eu na minha colônia trabalhando nos fins de semana



Comercial S.N. Holanda.

A S.N. Holanda é um estabelecimento comercial situado na Av. Francisco Dias em frente ao Hotel e Comercial Ferreira.
Gerenciado pelo o Amigo Juarez Mendes a S.N. Holanda atua no ramo de motores a gasolina e a diesel, geradores de energia, roçadeiras Toyama e Sthil e muito mais. dispõe de peças de reposição para as categorias citadas acima e óleo lubrificante, ferramentas, e muito mais.
vá lá com o Irmão Juarez e confira o que estamos falando, ou ligue para o Celular
84261871 e fale com ele.   






quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Onde bate o coração de Eloá

O órgão da garota de 15 anos sequestrada e morta em 2008 pulsa no peito da paraense Maria Augusta

Maria Augusta caminha na Avenida Paulista. Até os
39 anos, precisava ser carregada. O coração jovem
e saudável de Eloá lhe deu vida e independência

 Oitenta batimentos por minuto. Às vezes, 90. Raramente, 120. Nessa frequência e sem grandes sobressaltos, bate atualmente o coração de Eloá Cristina Pimentel, morta em 2008 pelo ex-namorado Lindemberg Alves.

O músculo cardíaco jovem e vigoroso, doado pela família da garota, deu à tecelã paraense Maria Augusta Silva dos Anjos, de 42 anos, a liberdade que ela não conhecia.
Nunca, em quase quatro décadas marcadas por uma grave doença congênita no coração, Maria Augusta soube o que era andar, sem ajuda, sem rumo, por onde bem entendesse. Hoje vence com facilidade os 63 degraus que separam a porta de seu apartamento modesto, num prédio de três andares sem elevador, da calçada de uma das mais movimentadas ruas dos Jardins, em São Paulo.
Desce e sobe aquelas escadas várias vezes ao dia. É um acontecimento. Com mais 219 passos largos chega à Avenida Paulista. De lá, se enfia no metrô sozinha e percorre sete estações até se misturar à multidão da Rua 25 de Março, o paraíso do comércio popular paulistano. É um novo habitat para a paraense que cresceu retraída e isolada por força das circunstâncias. 

Até os 15 anos, viveu na Ilha de Marajó. Ia à escola carregada nos braços pelos adultos e escoltada pela irmã Adriana, dois anos mais nova. Os colegas se assustavam com a menina de dedos inchados, unhas e lábios roxos, que sofria desmaios frequentes. Alguns diziam que a doença era contagiosa e aconselhavam os demais a manter distância. “Hoje, dizem que isso é bullying. Eu chamava de rejeição. Vivia sorrindo para não preocupar ainda mais minha família, mas no fundo era uma menina triste.”

No Pará, Maria Augusta foi desenganada por vários médicos. Até que um deles decidiu procurar a ajuda dos colegas do Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo. Quando o drama de Eloá mobilizou o Brasil, Maria Augusta aguardava um coração na fila de transplante havia dois anos e três meses. Passava os dias trancada no apartamento. Não conseguia sequer tomar banho sozinha. Quando precisava sair para tomar um pouco de ar, era carregada nos braços pelo cearense Stênio Garcia Alves de Lima (então namorado e hoje marido). “Minha família toda acompanhava pela TV o sofrimento da Eloá e orava por ela”, diz Maria Augusta. “Nunca imaginei que aquilo terminaria em morte, muito menos que os órgãos seriam doados e eu beneficiada.”

Fonte Revista época

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Ruas na mata. Um prato cheio para os opositores da FPA de Jordão


Todos nós Jordanenses já sabemos e inclusive o governo municipal também sabe, que as ruas de Jordão nas condições que estão, torna-se na maior dificuldade de eleger o sucessor do prefeito Melo.

Além de não serem calçadas, há tempos que elas não são limpas como faziam todos os anos no verão. E isso vem causando muita dor de cabeça para o governo municipal devido as criticas da população e dos meios de comunicação do estado. Acredito que estamos certos de criticar pois promessas foram feitas pelo governador Tião Viana, de calçar 50% das ruas em 2011 e nenhum metro foi feito.

O prefeito Melo ao cobrar do governo sua promessa não cumprida, o governador respondeu que a culpa foi dele Melo, por ter deixado a prefeitura inadimplente no período, segundo ele, que iria receber os recursos.
O que sabemos é que o programa ruas do povo, já tem chagado a muitos municípios do Acre e em Jordão nada. 
O  que vemos, são pessoas reclamando com medo das ruas na mata e no escuro, a pontos de deparar-se com animais peçonhentos ao sair de casa á noite. 
Rua José Sirqueira de Figueiredo
Rua Francisco Djalma -melhor parte
Rua Francisco Djalma
Rua Vicente Tomaz do Vale
Rua do Banco POstal e Quartel da PM e leva ao Aeroporto

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Justiça institui normas sobre a participação de crianças e adolescentes no Carnaval 2012


Assessoria de Comunicação Social do TJAC- (68) 3302.0318
Disciplinar o acesso e a permanência de menores nos locais de promoção dançantes e bailes carnavalescos e coibir a venda ilegal de bebidas alcoólicas. É com esse intuito que 2ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Rio Branco publicou a Portara nº 003 (veja aqui). 

O documento assinado pelo Juiz Romário Divino, titular da unidade judiciária, determina as normas que estarão em vigor durante o período do Carnaval 2012.

"A intenção é estabelecer normas que permitam às autoridades responsáveis pela ordem pública coibir abusos ou excessos que atentem contra o ordenamento legal de proteção à criança e ao adolescente", ressaltou o magistrado.

De acordo com a Portaria, após a meia-noite fica proibido o acesso e a permanência de menores de dezesseis anos de idade na festa promovida pelos governos do Estado e Município, que acontece no Estádio Arena da Floresta, bem como nos demais eventos carnavalescos.

Já os adolescentes com idade igual ou superior a dezesseis anos somente poderão entrar ou permanecer nestes locais se estiverem devidamente acompanhados de quaisquer dos pais ou de pessoa que assuma formalmente a responsabilidade sobre eles.

Na entrada dos estabelecimentos, os menores deverão apresentar um documento oficial com fotografia e no qual conste a informação de idade. Também será necessário o preenchimento do Termo de Responsabilidade, a ser disponibilizado pelo estabelecimento, assinado pelo menor e seu responsável, ficando em sua posse para eventual apresentação à equipe de fiscalização. Os responsáveis não poderão se ausentar do recinto durante todo o transcurso do evento.

As crianças e adolescentes desacompanhados dos pais ou de adulto responsável que forem encontrados em situações de risco - como contato com bebidas alcoólicas, drogas ou prostituição - serão encaminhados imediatamente aos pais, mediante advertência, pelos Agentes Voluntários de Proteção da Justiça da Infância e da Juventude, Conselheiros Tutelares e Agentes Sociais Colaboradores, como medida de proteção prevista no art. 101 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Na impossibilidade de os menores serem encaminhados aos pais, de forma excepcional e breve, também poderão ser conduzidos a uma instituição de acolhimento. No que diz respeito à venda e consumo de bebida alcoólica a menores, a Resolução determina a observância das normas estabelecidas no ECA e na Portaria nº 005/2006 do Juizado da Infância e da Juventude.

Os pais ou responsáveis serão responsabilizados administrativa e criminalmente pelos excessos, transgressões, embriaguez eventual, falta de decoro ou de pudor praticados pelo menor sob sua guarda ou responsabilidade. Os proprietários ou responsáveis por bares, local de bailes carnavalescos ou clubes que deixarem de observar o disposto na Portaria ficarão sujeitos à multa de três a vinte salários mínimos, sem prejuízo de eventual fechamento do estabelecimento por até quinze dias.

Relação de documentos


Crianças e adolescentes: Certidão de nascimento ou documento de identidade idôneo e com foto.

Responsáveis: Termo de guarda ou tutela e; Certidão de nascimento ou de casamento ou; Documento de identidade com foto ou; Carteira de Trabalho e Previdência Social ou; Carteira Nacional de Habilitação ou; Cédula Oficial de Identidade Funcional.

Quem é responsável


São considerados responsáveis pela criança ou pelo adolescente o pai, mãe, tutor ou guardião, ou pessoa autorizada por um destes, por escrito, com firma reconhecida em cartório ou cópia do documento de identidade com assinatura similar. Também poderão ser acompanhantes outros ascendentes ou parentes até 3º grau, desde que maiores de 18 anos.


AGÊNCIA TJAC
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - ASCOM

Os esquecidos durante o governos, lembrados durante a política.

Quem não conhece esta família? Creio que 90% do povo de Jordão conhece o famoso Birita. Famoso não por ser conhecido como um astro, mas, como um homem feliz em meio a escassez. Pai de família, desempregado, também não é cadastrado no Bolsa Família e ainda gosta de uma cachaça. 

É, este é o Birita, um homem alegre, extrovertido que com suas graças e simplicidade, vem driblando a exclusão da  sociedade e vivendo ao Deus dará. 
Ele mora nesta casa de palha e pachiúba bem no centro da cidade numa rua bastante movimentada. Mais o governo não ver. De vez enquanto ele consegue umas diárias pela secretaria de obras e  junta-se a outros diaristas pra fazerem a coleta de lixo da cidade. Mas, quando trabalha, demora mais pra receber do que pra arrumar o trabalho, e isso é a ajuda que os governos dão pra daqui a pouco irem pedir seu voto e de sua esposa. 
Banheiro onde lava roupa, louça e toma banho

Quintal do Birita

casa do Birita

Casa do Birita

Crianças brincando em poças de lama no meio da Rua

60% das residências em Jordão tem sua luz ligada de forma irregular.

A população de Jordão já estar cansada de reclamar, tanto à Eletroacre como à prefeitura, e nada foi feito ate agora.
Pagamos iluminação publica onde não tem nem um fio si quer, muito menos lâmpada. Alguns postes foram colocados nas ruas mais ou menos em 2007 e a quase 5 anos nem um fio passou por eles, se não, o que os moradores se juntaram e colocaram para poder ter energia em casa, energia esta que mal funciona as geladeiras.
Enquanto isso, o povo vai continuando na mesmice e acostumando-se com essa vidinha de “vou passando”. A prefeitura diz que não é responsabilidade dela comprar e colocar a fiação elétrica na cidade, a eletroacre diz que iluminação pública é de responsabilidade da administração municipal, e assim os dias vão se passando.
Pra nós consumidores, não importa de quem é a responsabilidade, e sim que seja feito o que tem que fazer já que pagamos por um serviço que não temos, assim como muito outros. 


domingo, 12 de fevereiro de 2012

Droga Mel, a lider em cuidar bem de você.

Quem não conheceu o saudoso Didi Farias e sua Drogaria Farias? Didi Farias faleceu nos deixando saldades das vezes que ao chegarmos em sua farmacia, bastava-nos lhe infomar o problema que de imediato já tinha um remédio a lhe oferecer e resolvia sim o problema, que muitas vezes barrava por falta de uma receita médica.
Hoje existe no mesmo lugar, no mesmo endereço, a Droga Mel, que também tem prestado um serviço ao povo, de acordo com suas possibilidades e disponibilidades, através do amigo Oscar Meneses Oliveira, que além de drogaria também tem atendimento bancário (BRADESCO), á comunidade local.
Por isso, qualquer duvida, dê uma passadinha e confira o que você acabou de ler acima, ou ligue.
DISK REMÉDIO 84256925 e fale com o Oscar. 

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Doutor Armado Melo, um exemplo para todos nós.

Armando de Fig. Melo- Procurador de Estado

Quem não conheceu Armando Melo ainda pequeno aqui em Jordão? Hoje, procurador de Estado do Acre e vem desenvolvendo trabalhos que devolve a auto estima de seus compatriotas Jordanenses, se assim posso dizer. 
Ele foi um dos pricipais procuradores que ajudou a recuperar créditos do Banacre. Veja a matéria Abaixo.

A Coordenadoria de Execução da Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) foi responsável por realizar acordos judiciais em 2011 que renegociaram dívidas de aproximadamente R$ 5 milhões referentes a créditos do antigo Banacre. Os valores resgatados são de dívidas de pessoas físicas e jurídicas com o banco dadas até então como perdidas, os chamados “créditos podres”.
Os créditos foram renegociados com o parcelamento em dinheiro e também sob a forma de doação de pagamento de bens imóveis que, em 2011, totalizaram cerca de 60 mil metros quadrados de terras, extinguindo várias obrigações dos devedores com o Estado.
De acordo com informações do analista bancário José Carlos da Silva, que auxilia a PGE na operacionalização dos acordos, no período de 2000 a 2011, foi renegociado mais de R$ 25 milhões de dividas originadas no antigo Banacre, referentes a mais de 1.100 acordos realizados entre Estado e devedores no período. Só em 2011, o valor renegociado foi o maior dos últimos 10 anos - R$ 4.983.458,35 -, referente a 46 acordos.
O aumento dos valores se deveu à estratégia da Coordenadoria de Execução da PGE de focar seus esforços para renegociar as maiores dívidas. O resultado disso foi o aumento do valor renegociado em mais de 40% no exercício de 2011 em relação ao ano anterior, mesmo com um número menor de acordos - em 2010 foram 87 acordos, que alcançaram quase R$ 3 milhões.

Procuradores Armando Melo e João Paulo Setti

“A estratégia foi bem sucedida porque procuramos conversar com os devedores, buscando as melhores condições possíveis para recebermos esses créditos, seja parcelando ou aceitando bens para pagamento. São recursos que, a princípio, eram mesmo considerados praticamente irrecuperáveis e agora poderão ser revertidos em prol dos cidadãos, nas mais diversas áreas de atuação do Estado”, destacou o procurador do Estado João Paulo Setti, coordenador de Execução da PGE.
Entenda o caso
Em 1998, o Estado do Acre comprou ativos do Banacre - créditos compostos basicamente por uma carteira imobiliária e uma carteira de crédito com alto índice de inadimplência -, pois o banco precisava de recursos para cobrir o déficit de caixa em razão de inúmeras operações de crédito realizadas sem lastro, cujo índice de inadimplência comprometera o capital da instituição, além dos altos custos operacionais, principalmente junto ao mercado financeiro, onerando sua permanência no setor.
A partir daí, adotaram-se medidas visando o encerramento das atividades bancárias do Banacre, que teve seu objeto social alterado para empresa não-financeira e se encontra atualmente em processo de liquidação ordinária, utilizando os recursos levantados para pagamento proporcional de suas dívidas.
Com base na aquisição dessa carteira de créditos, o Estado do Acre, por meio da PGE, vem cobrando judicialmente e negociando esses créditos, que eram dados como perdidos.
Fonte Santahosa24horas


  

Navio hospital estar nos municípios do Juruá fazendo atendimento desde início de fevereiro

Médicos, odontólogos e demais profissionais do Navio Hospital Dr. Montenegro (Nash Dr. Montenegro) já estão atendendo a população do Juruá desde o inicio de fevereiro. O Navio Hospital ancorou no porto de Cruzeiro do Sul no sábado (29) para mais uma missão e por motivo da pouca água do rio ainda não conseguiu se deslocar até os municípios do Alto Juruá. De Manaus á Cruzeiro do Sul foram 17 dias de viagem e o atendimento foi iniciado pelo município de Itamarati-AM.
A tripulação do Nash Dr. Montenegro é composta por 60 militares e a equipe de saúde conta com cinco médicos, quatro dentistas, um farmacêutico, uma técnica em Radiologia, enfermeiros, além de equipamentos para realizar pequenas cirurgias, exames laboratoriais e um aparelho de mamografia para prevenção do câncer de mama. O medicamento será fornecido gratuitamente à população.
O comandante do Nash Dr. Montenegro, Capitão-de-Corveta Marcos Alves, destaca a parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Acre na 12ª Missão para atender a população que vive as margens do Rio Juruá e afluentes.
“Sem dúvida esta é uma parceria de sucesso e de resultados. Além dos números podemos confirmar isso nos depoimentos das pessoas que tiveram a satisfação e confiança de serem atendidas no navio que oferece profissionais capacitados, fornecimento do medicamento gratuitamente e exame laboratorial feito a bordo com diagnóstico correto para as pessoas”, disse.     
A missão do Nash Dr. Montenegro no vale do Juruá terá a duração de três meses e está prevista para encerrar no dia 11 de Abril quando retornará para Manaus.
“Agradecemos a atenção da Secretaria de Estado de Saúde que está apoiando nossas equipes no deslocamento para as comunidades. A procura tem sido muito boa e estamos realizando uma média de 300 atendimentos diários. Quero dizer à população que o compromisso do Nash Dr. Montenegro é manter o atendimento e vamos continuar atendendo nos municípios enquanto aguardamos a subida do rio para deslocar o navio para atender a população dos demais municípios”, finalizou.
Fonte: Voz do Norte

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Concurso do TSE 2012 terá vagas para nível médio e superior

O Tribunal Superior Eleitoral – TSE em breve publicará o edital para o concurso que será realizado em 2012.
O edital deve ser publicado tão logo for assinado o contrato com o órgão responsável por organizar o concurso, a Consulplan. A previsão é de que as inscrições para o concurso TSE 2012 tenham início ainda no primeiro semestre de 2012.
O concurso do TSE 2012 vai oferecer oportunidade para os cargos de técnico judiciário e analista judiciário. As vagas serão destinadas a pessoas que possuam nível médio e superior de ensino.
O concurso do TSE é um dos mais concorridos do Brasil, pois além de oferecer estabilidade profissional, conta também com ótima remuneração, R$4.656,09 para o cargo de técnico judiciário e R$7.2014,52 para o cargo de analista judiciário.
Os aprovados no concurso do TSE 2012 também vão ter direitos a outros benefícios, como por exemplo, vale transporte, auxilio creche, reembolso odontológicos, reembolso farmacêutico e plano de saúde.
INSCRIÇÕES E VAGAS PARA O CONCURSO DO TSE 2012
As inscrições para o concurso do TSE 2012 devem começar logo após a publicação do edital, e poderão ser realizadas através do endereço eletrônico da instituição. O ultimo concurso do TSE ocorreu no ano de 2006, na época foram oferecidas 280 vagas, sendo 138 para analista e 142 para técnico.
A expectativa é de que esse número seja maior no concurso TSE 2012, sendo formado também cadastro de reserva, com validade de 02 anos. As vagas serão destinadas somente para trabalhar em Brasília.
O certame de 2006 para o TSE foi composto por três etapas, todas de caráter eliminatório e classificatório, prova objetiva, prova discursiva e analise de títulos. Maiores informações poderão ser obtidas através do site www.tse.gov.br.

Fonte Blog do João Rego 

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Helegance Modas, a melhor alternativa para vestir-se bem.

         
          A Helegance Modas um comércio de roupas e também salão de beleza e está localizada na Av: Francisco Dias ao lado do Comercial Maia e tem se destacado pelo ótimo serviço que tem prestado as mulheres de Jordão no quesito Salão de Beleza e também aos homens pela as belas peças de roupa masculina que há em seu estoque. 
           A proprietária Lúcia, está com uma ótima promoção de 30% de desconto nas compras á vista até o término do carnaval deste ano. A Helegance Modas dispõe das melhores marcas disponíveis no mercado atual como: Via terra, Rima's, Balada, Gás neutro e Olleo.
          Também tem vestuários infantis masculinos e femininos, Adulto feminino e masculino e com as melhores condições de pagamento parcelado.
Faça uma visita e conheça o que é bom.

Contato pelo fone: 3464-1006
Os proprietários
Lucia e Matias Agradecem a preferência.



Camionete que Trazia Indígena de Rio Branco para Tarauacá sofre acidente na BR 364.


O cacique Assis Kaxinawá da Terra Indígena colônia 27, foi convidado pelo instituto de mudanças climáticas e regulação de serviços ambientais (IMC), para participar de formação de lideranças indígenas do Acre, sobre o sistema Estadual de incentivo a serviços Ambientais (SISA), e a relação entre as mudanças climáticas e redução de Emissões de Gases de Efeitos Estufas Oriundos de Desmatamentos e Degradação Florestal (REDD), período de 30 de janeiro a 03 de fevereiro de 2012, no Centro de Formação dos Povos da Floresta em Rio Branco-Acre.

O cacique Assis Kaxinawá tinha alguns matérias da Organização dos Agricultores Kaxinawá na Terra Indígena Colônia 27(OAKAT27), para trazer para Terra indígena e também tinha mais 04 indígena da Aldeia 27, que estavam em Rio Branco para voltarem para sua aldeia. Por isso o cacique Assis Kaxinawá solicitou um carro do componente do DERACRE de Rio Branco-Acre, para transportar os matérias e os indígenas ate a Terra Indígena que fica localizado próximo ao município de Tarauacá, por volta das 13:00h o cacique Assis Kaxinawá e mais 04 indígena e o motorista se deslocaram de Rio Branco com destino ao município de Tarauacá numa camionete modelo Hilux de placa NAA-4470, e depois da rotário da entrada do município de Manoel Urbano bem próximo do Posto de Fiscalização da Policia Rodoviária, por volta de 16:30h o motorista perdeu o controle da direção e acabou capotando e foi parar fora da pista.
Carro ficou um pouco danificado e os indígenas e o motorista passam bem, o cacique Assis Kaxinawá faz um pedido para os condutores de veículos que tenha atenção redobrada e mais responsabilidade ao trafegarem na BR 364. 

 O mesmo disse que nasceram outra vez.
 
Blog do João Rego