terça-feira, 25 de outubro de 2011

Satélite aposentado caiu sobre o Golfo de Bengala, afirma agência alemã


O Centro Aeroespacial Alemão (DLR, na sigla em alemão) confirmou nesta terça-feira (25) o ponto e o local em que um satélite desativado caiu na Terra no último fim de semana. Às 23h50 de sábado, horário de Brasília, o Rosat reentrou na atmosfera sobre a Baía de Bengala, no sudeste asiático.
Não se sabe se alguma peça chegou à superfície do planeta. O DLR disse que só conseguiu chegar à informação por causa da ajuda de parceiros internacionais, como os EUA, que forneceram dados importantes.


    O Rosat foi lançado em 1990 e pôs em órbita o primeiro telescópio espacial a usar raios X para captar imagens. O aparelho foi usado para estudar buracos negros e estrelas de nêutrons até 1999, quando foi aposentado. Na época, ele voava a entre 565 km e 585 km da Terra. Desde então, ele vem perdendo altitude; em junho de 2011, a distância para a superfície era de 327 km.
O satélite era do tamanho de uma minivan e pesava 2,4 toneladas. Ele se queimou durante a reentrada na atmosfera, mas o DLR acreditava que 30 fragmentos, que juntos têm 1,7 tonelada, poderiam atingir o solo.
Em setembro, um satélite da Nasa provocou medo depois que a agência norte-americana anunciou que ele cairia na Terra. Porém, a reentrada aconteceu sobre o Oceano Pacífico e não causou nenhum estrago aparente.
Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário