Medida que entrou
em vigor no mês de julho pretende acabar com uma das abordagens mais criticadas
pelos consumidores brasileiros
CURITIBA, 30/07/2019 – Por
determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a pedido das
principais Prestadoras de Serviço de Telecomunicações do país, desde o dia 16
de julho as empresas que prestam serviços de telemarketing para empresas de
telefonia estão proibidas de fazer ligações para números que estejam
cadastrados no site Não Me Perturbe(www.naomeperturbe.com.br). Somente no primeiro dia no
ar, o site teve mais de 620 mil cadastros.
O telemarketing é
uma das ferramentas de vendas mais utilizadas no Brasil e devido à saturação do
método para oferecer produtos e serviços se tornou uma das abordagens mais
indesejadas pelos consumidores. Sendo assim, a medida é resultado de uma
discussão para criar boas práticas no mercado, otimizando a experiência do
cliente e diminuindo a incidência de reclamações por ligações indevidas.
Para se cadastrar
na plataforma basta acessar o site e preencher os dados solicitados. A partir
da data de registro as empresas têm um prazo de 30 dias para incluir o número
na lista de usuários que não desejam receber ligações. As penalidades para o
descumprimento da medida vão de advertências até multas que podem chegar a 50
milhões de reais.
“Ações como esta
mostram que o mercado está se transformando e se adaptando às exigências dos
consumidores. As empresas que antes eram somente telefônicas tiveram que se
reinventar em poucos anos para atender à demanda tecnológica. O uso de
ferramentas de otimização de experiência de usuário e banco de dados robustos
com atualizações em real time é indispensável”, comenta Deivis
Santos, diretor comercial da Nexcore, empresa brasileira especializada em
soluções de comunicação omnichannel para a gestão do relacionamento com o
cliente.
Para atender
mudanças repentinas como esta, empresas nacionais estão trabalhando no
desenvolvimento de tecnologias voltadas à transformação digital de diversos
setores, incluindo o de telefônicas. A Nexcore, por exemplo, aposta
no software Nexus, ferramenta de gestão de contatos multicanal
(Omnichannel) que engloba soluções tanto ligadas à telefonia quanto ao
atendimento digital, como chats. “No Nexus já temos um módulo blacklist, que é
uma opção para acelerar o processo de exclusão dos números neste caso,
importando a base de dados diariamente e mantendo o sistema do cliente livre do
risco de penalidades”, comenta Deivis Santos.
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