terça-feira, 22 de agosto de 2017

ICMBio é um dos vencedores do Prêmio Inovação.

36426475302 20ac49aea2 z
Após superar 160 concorrentes e ficar entre os 10 melhores, projeto de monitoramento de gestão do Instituto foi selecionado nesta terça entre os 5 ganhadores na categoria Inovação em processos organizacionais.


O 21º Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), definiu, nesta terça-feira (15), em Brasília, as iniciativas vencedoras da edição 2017. A premiação será entregue em solenidade marcada para o fim de outubro.

A etapa final escolheu 15 projetos vencedores, sendo cinco em cada uma das três categorias. O Sistema de Análise e Monitoramento de Gestão (SAMGe), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ficou entre os cinco ganhadores na categoria Inovação em processos organizacionais no Poder Executivo Federal.

Realizado anualmente, desde 1996, o concurso, segundo a Enap, busca valorizar servidores públicos comprometidos com o alcance de melhores resultados, que dedicam-se a repensar atividades cotidianas por meio de pequenas ou grandes inovações capazes de gerar melhoria na gestão das organizações e políticas públicas que contribuam para o aumento da qualidade dos serviços prestados à população.

Durante o processo de seleção, o SAMGe ficou, inicialmente, entre as dez melhores práticas na sua categoria em uma triagem que contou com a participação de 160 concorrentes de todos os estados do Brasil. 

Essa é a terceira vez que o ICMBio chega à final do Prêmio Inovação. A primeira foi em 2009 com o Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade (Sisbio) e a segunda em 2013 com o Almoxarifado Virtual.

A solenidade de entrega do prêmio será realizada em Brasília, no dia 31 de outubro. Na ocasião, serão entregues troféus à instituição, certificados para os integrantes das equipes e direito de uso do Selo Inovação em materiais de divulgação impressa ou eletrônica.

Além disso, os vencedores passam a compor o Banco de Soluções e o Repositório Institucional da Enap e as equipes ficam habilitadas a participar de eventos organizados ou viabilizados pela Enap e eventuais parceiros, com o objetivo de valorizar, aprimorar e disseminar a inovação no setor público.

Gestão das UCs

O SAMGe é um sistema institucional, de ciclo anual, que avalia e monitora a gestão de unidades de conservação (UCs). Atualmente, o ICMBio administra 324 UCs federais em todo o País. O sistema foi concebido e realizado integralmente por servidores do Instituto, mais especificamente da Divisão de Monitoramento e Avaliação de Gestão (DMAG), em Brasília, na época chefiada por Felipe Rezende, com recursos próprios e apoio do WWF-Brasil. 

A ferramenta avalia a gestão das UCs por meio da análise de elementos territoriais – o que se quer manter, as relações da sociedade com esses elementos e as ações dos órgãos gestores. Tudo isso é feito por meio de um painel de gestão que permite o preenchimento e a visualização de dados, gerando resultados que podem auxiliar outros processos, como plano de manejo e compensação ambiental.

O SAMGe contribui ainda para subsidiar a tomada de decisão em âmbito local, sistematizar e monitorar informação territorial em uma base comum e gerar relatórios gerais ou específicos. Além disso, o sistema também é utilizado, ainda de forma incipiente, como ferramenta para priorizar ações e processos em UCs federais e estaduais apoiadas por projetos especiais.

Atualmente, o SAMGe se encontra no meio do ciclo 2017, com a finalização dos elementos necessários para a próxima aplicação, que terá início ainda neste terceiro trimestre. Este ano a forma de aplicação ainda será via arquivos de planilha, sendo necessária somente a atualização dos dados já preenchidos nos anos anteriores (monitoramento).

Comunicação ICMBio

Nenhum comentário:

Postar um comentário