sábado, 7 de novembro de 2015

Reserva Extrativista do Alto Tarauacá comemora os 15 anos de criação em grande estilo.

A Reserva Extrativista do Alto Tarauacá localizada nos municípios de Jordão e Tarauacá criada através do decreto de 8 de novembro de 2000, comemora neste domingo dia 8 os 15 anos de homologação pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso  com área aproximada de 160.902,5080 há.

Para não passar esta data em branco o órgão gestor da Unidade o ICMBio em parceria com Associação dos Seringueiros e Agricultores da Resex e comunidades estão realizando uma grande festa pelos 15 anos. Será a festa de debutantes da Resex. O local será na quadra poliesportiva Cícero de Paiva Melo a partir das 9 horas da manha e todas as famílias da unidade estão convocadas a participarem. Haverá um torneio de futebol, bingo, almoço e um bolo de aproximadamente 30 kg para todos saborearem.

As Reservas Extrativistas foram criadas depois da desvalorização da borracha para garantir o direito a moradia e o uso de forma sustentável daquelas famílias que ali residiam. Com o fim da borracha as famílias ficaram a mercê da sorte podendo ainda ser expulsas de suas colocações, ordem essa dadas pelos antigos patrões dono dos seringais.

Tendo em vista que a desvalorização dos seringais foi uma consequência da desvalorização da borracha, no período dos estudos feitos muitos seringais já estavam abandonados o que fez com que o valor das indenizações não afetasse a conquista dos objetivos.

Hoje vivem dentro da Unidade de Conservação (Reserva) cerca de 200 famílias que vivem da agricultura familiar e de subsistência. Formada pelos seringais Tabocal, Alagoas, Nazaré, Ouro Preto, Massapê, Xapuri, Duas Nações e Boa vista dos quais os quatros primeiros pertencem ao município de Tarauacá e os quatros últimos ao município de Jordão.

Os benefícios advindos da Reserva.

Todo município que tem em seu território uma reserva, seja ela extrativista ou não, recebe do governo do estado um repasse de recursos chamado de ICMS verde, usando os mesmos critérios do repasse do ICMS do município. Hoje não sabemos se Jordão recebe porque é depositado juntamente com os repasses do Município, mas anos atras recebia  e não há uma especificação. Recurso que pode e devem serem investidos no município em projetos voltados para a proteção do meio ambiente que pode ser tanto dentro da unidade em entorno.


Além desses e outros benefícios como a preservação do ecossistema no município contribuindo assim para um ar mais puro, sem muitas queimadas e uso sustentável da terra, dos rios e seus benefícios, temos ainda a questão da organização social com casas com energia elétrica e água potável na torneia de muitas residencias dentro da Unidade contribuindo assim para uma melhor condição de vida das famílias

Nenhum comentário:

Postar um comentário