terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Dívidas com a Eletrobras podem ser negociadas até esta quarta.

Os consumidores acrianos que estão em débito com a Eletrobras-AC têm até esta quarta-feira (31) para negociar dívidas com a concessionária. A iniciativa beneficia as pessoas que estão inadimplentes das classes privadas: residencial, industrial, comercial e rural.
O cliente que optar pelo pagamento à vista conta com a dispensa total de juros e multas. Já para os que preferirem fazer o parcelamento do débito, o desconto oferecido é de 50% nos juros e multas, valor que pode ser dividido pelo número de parcelas negociadas no financiamento. Para parcelar, o valor da entrada mínima foi reduzido de 30% para 10% do valor principal do débito.
O expediente na Eletrobras Distribuição Acre e OCA será normal nesta terça-feira. Já do dia 31, o atendimento será somente nos Postos de Atendimento ao Cliente, das 07h às 11h, nos 22 municípios acrianos.


Economia: governo federal define salário mínimo de R$ 788 a partir de 1º de janeiro.

A presidente Dilma Rousseff definiu o valor de 788 reais para o salário mínimo a partir de janeiro de 2015 em decreto publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira.
A Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional havia definido um salário mínimo de 790 reais a partir de janeiro do próximo ano ao aprovar o relatório final da Lei Orçamentária para 2015.
O texto, no entanto, ainda precisa ser aprovado pelo plenário do Congresso Nacional, que reúne deputados e senadores, o que só acontecerá ano que vem.
Atualmente o valor do salário mínimo é de 724 reais.




segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Asareat e Prefeitura de Jordão entregam equipamentos agrícolas aos produtores da Resex alto Tarauacá.


A Associação dos Seringueiros e Agricultores da Reserva Extrativista do alto Tarauacá –Asareat, em parceria com a Prefeitura Municipal de Jordão realizou a entrega de 100 Kits de casas de farinha contendo um motor Toyama de 5.5 HP, bola catitu, chapa de ferro, caixa d’água de 310 litros, castanha de motor, polia, peneira e 200 kits de roçado com machado, pá de bico, tesado, enxada, boca de lobo, lima chata, plantadeira de grãos.

Alem do material acima citado a Associação ainda entregará em breve, 10 dispoupadeiras de frutas (para fazer Açaí, buriti etc) nas comunidades, e 8 engenhos de moer cada de açúcar. A prefeitura foi mais alem ao fazer a entrega de 24 botes de alumínio com motores de Toyama de 13 HPs, 29 roçadeiras Kawashima às aldeias indígenas alem dos Kits de farinha como forma de incentivar a agricultura famílias dentro dessas aldeias.


A prefeitura entregou ainda 4 kits marceneiros aos donos de marcenaria da cidade e outro para a comunidade Novo Porto Rio Murú com objetivo de criar um pólo de moveis naquele lugar, onde as possam comprar um produto de melhor qualidade. 

Eu João Bráz como atual presidente da Associação, senti-me maravilhado por estar dando continuidade aos projetos anteriores que vem dando certo e creio que faremos ainda mais para nosso povo. Parabéns a todos os produtores contemplado e digo aqueles que não foram que vocês serão os primeiros na próxima etapa se Deus quiser. 

Parabéns ao Governo do estado pelo incentivo, ao prefeito Elson Farias pela parceria e feliz anos novo aos sócios e extrativistas.







Por João Bráz   

domingo, 28 de dezembro de 2014

Avião da AirAsia com 162 a bordo some após decolar da Indonésia.

Um Airbus A320-200 da AirAsia, com 155 passageiros a bordo e 7 tripulantes, que fazia a rota entre a Indonésia e Cingapura, sumiu do radar neste domingo (28), informaram o Ministério dos Transportes indonésio e a companhia aérea.
Segundo porta-voz do Ministério dos Transportes da Indonésia, a aeronave perdeu contato com o controle de tráfego aéreo de Jacarta às 6h17 (horário local; 20h17 de sábado, 27, no horário de Brasília). O avião desapareceu ao voar sobre as águas ao sudoeste da ilha de Bornéu e em mau tempo.
A empresa malaia AirAsia informou que o piloto do Airbus A320-200 solicitou mudança na rota devido ao mau tempo. “O avião pediu um desvio devido às condições meteorológicas”, disse a companhia em um comunicado publicado em sua página no Facebook.
O voo QZ-8501 partiu do Aeroporto Internacional Juanda, em Surabaya (Java Oriental), às 5h20 (19h20 no horário de Brasília), com previsão de pouso em Cingapura às 8h20 (22h30 no horário de Brasília). O Airbus desapareceu cerca de 40 minutos após decolar.
A Metro TV, da Indonésia, informou que o avião levava a bordo 156 indonésios, três sul-coreanos, um malaio, um cingapurense e um francês.
A AirAsia informou que, entre os 155 passageiros, havia 16 menores e um bebê de poucos meses.
A tripulação era composta por dois pilotos e cinco pessoas de cabine.

A AirAsia confirmou em nota o sumiço da aeronave e o início de uma operação de busca e salvamento do avião.
“AirAisa Indonésia lamenta confirmar que a torre de controle de tráfego aéreo perdeu contato com o voo QZ-8501(Surabaya a Cingapura) às 7h24 desta manhã”, disse a companhia em um comunicado. “Operações de busca e resgate estão em andamento. AirAsia está cooperando plenamente com a assistência e serviços de salvamento”, diz a nota.

Cingapura também acionou equipes de busca e resgate. “Dois [aviões] C130 estão prontos para ser usados. Estamos prontos para prestar assistência e apoio às operações de busca e salvamento”, afirma um comunicado da Força Aérea, Marinha e do Centro de Coordenação de Resgate do país.
O mau tempo tem dificultado as operações de busca, realizadas em uma área de quase 200 quilômetros quadrados. A visibilidade no local, segundo a Marinha, varia entre dois e 5 quilômetros.
Tragédia no início do ano
Um um avião da Malaysia Airlines com 239 pessoas a bordo, que viajava de Kuala Lumpur, na Malásia, para Pequim, na China, desapareceu no dia 8 de março de 2014. Os investigadores acreditam que o voo MH-370 saiu de curso e caiu por falta de combustível no Oceano Pacífico.



Fonte: Ac24horas.com

sábado, 27 de dezembro de 2014

Quem será o vencedor. Câmara de vereadores de Jordão terá novo presidente a partir de janeiro de 2015.

Nos bastidores do poder legislativo e executivo do Município de Jordão rolam várias conversas onde são feitos seus acordos para eleição de presidente da câmara de vereadores onde o presidente irá reger os quase 50 mil reais mensais.

O PCdoB que já vem presidindo a casa por quatro anos seguidos, na lógica não apresentaria candidato, pois, segundo conversas, teria firmado isso em na reeleição do Presidente Francisco Alves Guimarães o Chicão, só que depois as coisas seguiram outro rumo e que a legenda comunista já acertou que irá sim apresentar o seu candidato o Pastor e Vereador Abel Ximenes da Silva.

Neste caso o PT que ficou como vice em 2013 e 2014 e iria apresentar o nome de Doda para o biênio 2015 e 2016, agora terá que tecer novas estratégias enquanto a oposição começa a falar em se unir para apresentar seu candidato José Cariolando PSDB e ganhar, caso a situação não chegue ao um consenso de candidatura única.

Nesta época do ano é o momento que usamos nossa fé pra renovar nossas esperanças para o ano vindouro. Quero aqui também renovar a minha e crer que o próximo presidente possa reformar a cobertura da casa que estar pra caí sobre as pessoas que ainda se reúnem lá. Tomara que ele consiga.


Abel, Doda ou Cariolando, são meus amigos e espero que trabalhem pelo melhor e respeitem sempre o dinheiro que é público, e contem comigo que se eu puder ajudar estarei sempre pronto.


Por João Bráz


quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

NATAL É...

“é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor”. Lucas 2.11


Esta pequena palavra move o mundo. Tantas pessoas se mobilizam enfeitar casas e ruas para comemorar. Acontece uma sinergia que une as pessoas. Parece que até o clima muda, quando chega este tempo. Contudo o mundo tenta ofuscar sua maior importância (II João 1.7). Na correria do fim de ano, em meio às compras, festas e viagens, quase não resta tempo para pensar o que é o Natal. Como qualquer coisa na vida, precisamos refletir antes de fazer. Então se celebramos o Natal, devemos entender o seu significado.
O que é Natal?

1- Nascimento: Mateus 1.18 “Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo”.
O primeiro sentido lógico do Natal é NASCIMENTO. Embora não saibamos a data correta que Jesus nasceu, este dia foi escolhido para sua comemoração. Independente disso, sabemos que todos os dias Jesus nasce em nossos corações.
O Natal acontece quando alguém “nasce de novo” (João 3.3,7). Deus faz todas as coisas renascerem. Esta esperança de viver é o Natal que Jesus trouxe para nós que antes estávamos mortos (Efésios 2.1).
Natal é Nascimento!

2- AmorJoão 3.16 “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
A segunda marca da palavra Natal é o AMOR. Não houve outro motivo que atraiu Jesus ao mundo senão o infinito amor de Deus. Foi por amor que Jesus Cristo nasceu, viveu, morreu e ressuscitou. Tudo que Deus faz é por amor.
Quando amamos o nosso próximo como a nós mesmos, estamos realizando o Natal. Não adianta ter presentes, comidas, festas e viagens se não houver amor. Sem o amor tudo é em vão (I Coríntios 13.1). Mas por amor, tudo vale a pena.
Natal é Amor!
              
3- TernuraIsaías 63.15 “Atenta do céu e olha da tua santa e gloriosa habitação. Onde estão o teu zelo e as tuas obras poderosas? A ternura do teu coração e as tuas misericórdias se detêm para comigo!”.
A terceira palavra que revela o Natal é TERNURA, isto é: afeto, carinho e calma. Todo o cenário formado por Deus para o nascimento de seu filho foi cheio de ternura.  Mesmo em um ambiente rústico e escasso, havia beleza. A paz que pairava no ar tornava tudo mais bonito.
Em cada olhar, desde os pais da criança, os pastores, reis magos, anjos e até animais do campo havia um afeto em comum. Nem precisavam palavras para explicar. Cada coração tinha o mesmo sentimento.
Natal é Ternura!
              
4- AlegriaLucas 2.10 “O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo”.
A quarta letra da palavra Natal mostra a ALEGRIA. Aquela noite em Belém estreiou ou uma festa que seria razão de alegria em todo o mundo, por todas as gerações.
Quando as pessoas se reúnem para confraternizações de fim de ano, não podem se esquecer da maior alegria do Natal que foi a vinda do Messias ao mundo. Que seria de nós se Jesus não tivesse nascido? Talvez nossa geração nem existisse. Por isso devemos nos alegrar, por Jesus ter nascido primeiro.
Natal é Alegria!
              
5- LiberdadeJoão 8.36 “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”.
A última letra da palavra Natal, apresenta o propósito do nascimento de Cristo que foi dar LIBERDADE a todos os seres humanos. Antes da manifestação do Filho de Deus, o mundo estava escravizado pelo pecado. Não havia alternativa a não ser através da lei que o homem não conseguia cumprir.
Jesus veio ao mundo para nos aliviar dos fardos pesados (Mateus 11.28). Veio curar nossas feridas e principalmente nos perdoar os pecados (I João 1.9). Quando conhecemos a verdade de Jesus, ficamos livres de toda mentira (João 8.32 e 44).Por isso o tempo do Natal é quando temos mais liberdade para expressar o amor ao nosso próximo.
Natal é Liberdade!
                                         
Deixe o Natal acontecer em você!
-CONCLUSÃO:
A palavra Natal pode significar muito mais que isso. Basta deixar que o Natal aconteça. Sua realização é muito superior a qualquer palavra.

Viva o significado do Natal!

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Governo do Estado através da Prefeitura de Jordão e Associações entregam equipamentos agrícolas aos trabalhadores rurais e indígenas.

O governo do Estado do Acre, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis do Acre (Sedens) em parceria entre Prefeitura de Jordão e Associação dos Seringueiros e Agricultores da Reserva Extrativista do Alto Tarauacá –Asareat, entregou na ultima segunda-feira (22), equipamentos agrícolas para trabalhadores rurais e comunidades indígenas do município de Jordão.

A cerimônia de entrega, realizada no mirante da praça municipal, reuniu o vice-governador César Messias, Secretário Edvaldo Magalhães (Sedens), o deputado eleito Jenilson Lopes, o prefeito Élson Farias, vereadores, secretários e comunidade local. Entre os kits entregues, estão implementos agrícolas e 24 barcos de alumínio, motorizados.

“Os barcos e equipamentos agrícolas são bem vindos, pois auxiliarão diretamente as nossas comunidades ribeirinhas. Nosso objetivo é oportunizar melhores condições de trabalho aos produtores rurais e comunidades indígenas ao mesmo tempo em que buscamos fortalecer a economia local”, destacou Elson.

“Com essas máquinas vocês vão poder plantar mais, dispor de mais tempo e aumentar suas rendas, podendo dar mais conforto para suas famílias”, comentou Edivaldo.


“Vamos trabalhar até o dia 31 de dezembro, para honrar nosso compromisso com o povo do Acre. Semana passada entregamos equipamentos no Liberdade e Gregório, e hoje estamos aqui com os moradores de Jordão. São quase 6 milhões de reais em maquinários agrícolas para nossos produtores”, disse Cesar.



Blog: Fala Jordão

domingo, 21 de dezembro de 2014

Índio acriano se torna doutor pela Universidade de Brasília.

Nascido no município acriano de Tarauacá, na Terra Indígena Praia do Carapanã, Joaquim Paulo de Lima Kaxinawá se tornou o primeiro índio no Brasil a receber o título de doutor em linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Mais conhecido como Joaquim Maná, ele defendeu hoje (19) a tese “Para uma gramática da Língua Hãtxa Kuin”.

Alfabetizado na língua portuguesa aos 20 anos em, um programa alternativo coordenado pela Comissão Pró-Índio do Acre, ele fez o magistério indígena no estado e a graduação em um curso intercultural indígena na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. O mestrado e o doutorado foram feitos na UnB.

Para ele, um dos maiores desafios durante o doutorado foi a indisponibilidade de pesquisas sobre a língua de seu povo, sobretudo em português. “Muitas pesquisas foram escritas em inglês, alemão, francês e espanhol e não foram apresentadas ao povo, ficaram guardadas”, ressalta.

Agora “doutor”, Joaquim Kaxinawá acredita que a tese não deve provocar muitas mudanças, mas espera que sirva de exemplo para a formulação de um programa de ensino da língua nativa aos diferentes povos do país.

“Das 12 terras que nós temos, seis já estão com problemas. Os mais velhos falam na nossa língua e os jovens já não falam mais. Falam em português. Agora é preciso se aliar às secretarias municipais, estaduais, ONGs [organizações não governamentais] que trabalham com os povos indígenas, para criar um programa e manter um curso de ensino de língua oral, língua escrita e produção de material didático”, defende Kaxinawá.

Recentemente, a Agência Brasil publicou a reportagem especial Ixé Anhe’engdestacando que, nos próximos 15 anos, o Brasil corre o risco de perder até 60 diferentes línguas indígenas – o que representa 30% dos idiomas falados pelas etnias do país.

A coordenadora do Laboratório de Literatura e Línguas Indígenas da UnB, Ana Suelly Cabral, destaca a importância do estudo sobre os povos originais. “Se eu sou professora, ou fui, do Joaquim, ele foi meu professor também. Trabalhar com eles é uma grande aprendizagem. Ao mesmo tempo em que eu passo esse conhecimento, eu estou aprendendo com eles, a língua deles, e também, mais importante, eu aprendo uma riqueza cultural incrível que eles me passam.”

A professora adianta que mais dois pesquisadores indígenas devem conquistar o título de doutor pela UnB em fevereiro e em maio do ano que vem. Ela espera que os estudantes se espelhem em Joaquim, que pretende voltar à Terra Indígena Praia do Carapãnã, para reforçar o ensino da língua Hãtxa Kuin, do povo Huni Kuín, entre crianças e adultos.
Blog do Accioly



quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Finalmente RI JORDÃO conclui os 120 metros de calçada da rua José Sirqueira de Figueiredo.


Depois de meses de espera por parte dos moradores da Rua José Siqueira de Figueiredo entre outros que usam a rua como forma de acesso as suas casas, finalmente a Empresa RI JORDÃO concluiu com muito luta o asfaltamento dos 120 metros de rua em tijolos maciços.

A obra era pra ter sido concluída ano passado mais devidos alguns contratempos e depois de um aditivo de mais alguns meses no prazo de execução a empresa teve que concluir a obra em outubro podendo sofrer prejuízo.


Devido justamente estarmos passando pelo período chuvoso só agora em dezembro parece ter sido concluído os 120 metros da tão esperada rua. Parabéns aos Empresários Raimundo Fortunato e Esmael Martim (o Cariú), pelo trabalho, só espero que na próxima vez sejam mais compromissados. 


João Bráz 

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Governador Tião Viana anucia lista de secretários do seu novo governo e Armando Melo ficará na Saúde.

O Governador Tião Viana acaba da apresentar seu novo secretariado. Nada tão novo e não tão velho. O petista, é verdade, mudou algumas peças, agradou parte dos aliados, manteve caras cansadas, mas não abriu mão de sua tropa de choque, os que o acompanham há tempos.
A grande surpresa da lista de assessores de Sebastião Viana (PT) para este segundo mandato não é Carioca na secretaria de assuntos institucionais e nem a permanência de Flora Valadares na secretaria da fazenda, mas sim o juiz aposentado Pedro Longo, que assumirá o comando do Instituto de Meio Ambiente do Acre. Presidente do PSL, Longo que entrou a pouco tempo na política partidária desbancou alguns nomes que ficaram de fora.

A nova equipe de Sebastião tem uma mescla de perfil técnico com político. O temido e odiado Francisco Nepomuceno, o Carioca, novo secretário de Articulação Institucional, é a cara fiel dessa mistura. Ele será, agora investido do cargo, o cara do não ou do sim nas mesas de negociações.
José Carlos dos Reis, candidato a deputado estadual derrotado na eleições de outubro passado, assume a Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seap), com Fernando Melo como adjunto.
Leonildo Rosas deixa a Secom e será Porta Voz do governo. No lugar dele vai comandar a pasta da Comunicação, a jornalista Andréa Zilio, que terá Astério Moreira, como sub-secretário depois que se despedir da Aleac em 31 de janeiro.
O procurador do Estado, Armando Melo, que hoje é secretário de Administração, irá comandar a Saúde, como já antecipou ac24horas. Sawana Carvalho deixa o Detran para comandar a SGA. No lugar de Sawana no Departamento Estadual de Trânsito assumirá Gemil Junior, ex-gerente da Amazongás, membro da Batista do Bosque, indicado do pastor Agostinho e do deputado federal eleito Alan Rick (PDT). O pastor Agostinho, aliás, teve o poder de indicar também o Jamyl Asfury, hoje deputado pelo PEN, que não conseguiu se reeleger, mas irá comandar a Secretária de Habitação do Estado.

A procuradora Lídia Assis, esposa de Henrique Corinto, candidato a deputado estadual pelo PC do B derrotado nas últimas eleições,
vai chefiar a PGE e Cristovam Moura será seu adjunto.

Emilson Farias deixa a Polícia Civil e vai para Secretaria de Segurança Pública.
Já o pastor Henry Nogueira vai comandar a Secretaria de Pequenos Negocios no lugar de Silvia Monteiro. Henry apesar de ser do PDT não é da cota do partido. Ele é indicação pessoal de Sebastião Viana.
Marco Brandão permanece na Secretaria de Educação, com Moisés Diniz como secretário adjunto.
Edgar de Deus continua como secretário de Meio Ambiente.
O Instituto Sócioeducativo, o Ise, será comandado por Rafael Almeida, candidato derrotado nas eleições pelo PSDC.
Da cota do PC do B, o ex-todo poderoso Edvaldo Magalhães deixa o status de supersecretário de Indústria e Comércio para ser diretor-presidente do Depasa no Estado ao lado de seu colega de partido Felismar Mesquita que vai dirigir o órgão em Rio Branco.
Martin Hessel, que assumiu o Iapen há quatro meses, continua no espinhoso cargo.
O deputado Elson Santiago (PEN), candidato a deputado derrotado em outubro, assume o cargo de assessor especial.


Flora Valadares, mulher de confiança de Sebastião, permanece como secretária de Fazenda, e Márcia Regina continua Chefe da Casa Civil.

Coronel Aires será o chefe do Gabinete Militar.

domingo, 14 de dezembro de 2014

Vinte litros de chá do Daime que iriam do Acre para a Holanda são apreendidos no aeroporto Tom Jobim

Conhecido por seu uso ritual em religiões e por suas propriedades psicotrópicas, o chá Santo Daime acabou barrado no Aeroporto Internacional Tom Jobim, na hora de deixar o país: 20 litros da bebida foram apreendidos no momento em que seriam exportados para a Holanda. A informação é do site O Globo.

O curioso é, com os relatórios realizados, chegaram à conclusão de que o chá saiu do Acre: o fato inédito mobilizou fiscais do posto do Ibama no Galeão, que passaram os últimos dias elaborando um detalhado relatório.

A conclusão saiu nesta quarta-feira (10): a Igreja do Culto Eclético Fluente Luz Universal (ICEFLU), localizada na Floresta Nacional do Purus, no Acre, e que produz o chá, foi autuada duas vezes: por “adotar conduta em desacordo com os objetivos da Unidade de Conservação, o seu plano de manejo e regulamentos”, além de “estar com seu cadastro junto ao Ibama inativo, sem apresentar relatórios anuais desde o ano de 2008”.
A igreja recebeu, ainda, duas multas, no total de R$ 13 mil. Apreendido em 7 de novembro, o chá deverá voltar para o Acre. O Globo tentou entrar em contato com representantes da igreja, mas ninguém atendeu as ligações.

“A Igreja do Culto Eclético foi fundada por Sebastião Mota de Melo, em 1974, no município de Pauini, no Acre. É uma das principais vertentes do culto que teve origem na Floresta Amazônica. O chá é feito à base do cipó ayahuasca”, informa a publicação.
Vários estados brasileiros têm filiais da igreja, assim como países como Espanha, Holanda, Estados Unidos, Canadá, Japão, Argentina, Chile, Uruguai, Venezuela e Portugal. Era para uma representação na Holanda que o chá estava sendo enviado.


A decisão de apreender o chá no aeroporto, segundo o relatório do Ibama, visou a interromper o fluxo de Santo Daime para o exterior, em decorrência da ausência de documentação autorizativa para o envio.
O documento ressalta não haver qualquer preconceito de ordem religiosa em relação ao seu uso.

Fonte: Giro Feijó