quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Mobilização e conscientização marcam o Dia Nacional de Combate ao fumo no Acre



O tabagismo é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas como o câncer e as enfermidades respiratórias
Ações de conscientização estão sendo preparadas para comemorar o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A data é celebrada no dia 29 de agosto e tem como objetivo alertar a população brasileira sobre os malefícios para a saúde e os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais ocasionados pelo tabaco. 

No Acre, a Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, realiza atividades de prevenção e combate ao tabagismo. Em Rio Branco, a programação começa na segunda-feira, 29, juntamente com as ações do I Simpósio do Profissional de Educação Física do Estado do Acre, que vai realizar uma passeata de atividade física. A concentração será às 8 horas na Praça do Mercado Velho. 

Após a passeata, a programação continua em frente ao Palácio Rio Branco, na Praça Povos da Floresta, das 9 às 12 horas, onde serão realizadas ações de prevenção e promoção à saúde com o objetivo de conscientizar a população acreana sobre a importância de se cuidar bem.

Dentre as atividades está a distribuição de material informativo, orientações sobre como deixar de fumar e informações sobre os malefícios do tabaco, teste de glicemia, avaliação do grau de dependência do cigarro - teste de Fagerstrom -, verificação da pressão arterial, avaliação física e orientação nutricional.

Nos dias 1 e 2 de setembro será realizada uma capacitação no auditório da Secretaria da Fazenda, em período integral, sobre o tratamento do fumante. A capacitação é direcionada aos profissionais de saúde, com previsão de 80 participantes - sendo três de cada município acreano. No evento, também estará presente um representantes da Coordenação Estadual de Tabagismo do Distrito Federal.

Este ano, o tema escolhido foi os aditivos do cigarro e tem como slogan “Viver bem é viver com saúde. Fique longe do cigarro”. O objetivo é alertar crianças, adolescentes, jovens e a população em geral sobre os malefícios dos cigarros com aditivos e estimular o não consumo destes produtos. Por isso, a campanha publicitária traz a seguinte mensagem: “Com ou sem aditivos que dão sabor ao cigarro, a nicotina causa dependência química. As demais substâncias provocam várias doenças. Não fume.”

O Disfarce
O desenvolvimento de produtos com aditivos para dar sabores adocicados aos cigarros, tais como açúcar, mel, cereja, tutti-fruti, chocolate, dentre outros atrativos, busca tornar o primeiro contato com o cigarro menos aversivo para crianças e adolescentes, mascarando o gosto ruim do cigarro e facilitando a primeira tragada.

No Brasil, o tabaco é a segunda droga mais consumida entre estudantes, como porta de entrada para o uso das drogas ilícitas. Dados de pesquisas nacionais mostram níveis preocupantes na experimentação de cigarros e iniciação de adolescentes no tabagismo. 

AVANÇOS AO COMBATE
No início de agosto, o Governo Federal publicou a Medida Provisória nº 540 que estabelece um acréscimo na carga tributária sobre o valor do maço de cigarros. Os tributos sobre o produto poderá subir de 60% para 81%. A medida visa diminuir cada vez mais o uso dos produtos derivados do tabaco, representando um avanço no combate ao tabagismo no Brasil.

De acordo com a Coordenação Geral de Fiscalização da Receita, o peso total dos impostos para os fabricantes de cigarros chega, atualmente, a 60%. A nova forma de tributação estabelece dois regimes, um geral e um especial. As empresas terão até o último dia útil de novembro para informarem ao Fisco em qual deles querem ficar. 

No geral, fica fixada uma alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de 45%. Quem optar por continuar nele, necessariamente passará a ter uma carga tributária total de 81% (45% de IPI, 11% de PIS/Cofins e 25% de ICMS). Já no segundo caso, o cálculo será feito sobre uma proporção do valor do cigarro.

Segundo a responsável pelo Programa Estadual de Controle do Tabagismo, Silene Nunes, fumar é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas, a exemplo do câncer e das enfermidades respiratórias. 


fonte: Agencia de noticias do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário