sexta-feira, 31 de março de 2017

Senador Jorge Viana alerta: “Trump arrisca acordo de Paris sobre o meio ambiente”

No discurso, Jorge leu trechos de editorial de ontem do jornal The New York Times, que criticou a decisão do presidente dos Estados Unidos.

O senador Jorge Viana (PT-AC) subiu à tribuna do Senado nesta quinta-feira, 30, para denunciar o retrocesso na política ambiental dos Estados Unidos imposto pelo presidente Donald Trump. O parlamentar lamentou o recuo do dos Estados Unidos nos compromissos ambientais assumidos por Barack Obama.

“O governo Trump rompe com a espinha dorsal, com todos os fundamentos estabelecidos no governo Obama para o cumprimento do Acordo de Paris, o acordo do clima”, criticou. O senador diz que os argumentos anunciados por Trump são “ absurdos”. “Ele diz que o incentivo à intensificação do uso de base energética de combustível fóssil é que vai gerar emprego, é que vai fazer com que a economia possa ser retomada”, lamentou.

“Ledo engano”, discursou. “Qualquer um que se debruce a estudar sabe que o acordo do clima, que a busca do desenvolvimento sustentável, as mudanças nas matrizes de energia e transporte são não uma obrigação, mas uma oportunidade que os países têm de ganhar mais dinheiro, gerar mais emprego, com inovação”.

Jorge Viana diz que os Estados Unidos assumiram um compromisso, assim como o Brasil, durante a COP 21. “Agora, ao invés de dar uma satisfação no cumprimento desse compromisso assumido em Paris, em 2015, vem o governo dos Estados Unidos fazendo exatamente o contrário”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário