sexta-feira, 31 de março de 2017

ASAREAT: Aos poucos as coisas começam a funcionar.

Dia 21 de janeiro de 2015, depois de uma Assembleia Geral com a presença de cerca de 120 sócios, a Associação dos Seringueiros e Agricultores da Reserva Extrativista do Alto Tarauacá-Asareat passa a ter uma nova diretoria encabeçado por João Bráz, Manoel Monteiro, Geovane Machado e Rosenildo de Melo Silva.  Depois de assumirem seus cargos viram o tamanho do desafio encontrado pela frente. Uma casa abandonada na Rua Vicente Tomaz do Vale, invadida pelo mato, ratos e lixo, sem água, sem luz, sem se quer uma cadeira ou uma mesa pra planejar o que poderia fazer pela frente.

Encontramos um escritório na Avenida Francisco Dias sem as mínimas condições de trabalho. Sentamos e criamos um plano de trabalho com as principais demandas como por exemplo a Reforma e ampliação da sede; implantação do mercado dos produtores; Buscar meios conscientes para explorar o extrativismo; Incentivo à produção de agricultura familiar e sustentável; Incentivo a piscicultura, avicultura entre outros e Incentivo as manifestações culturais.

Em parceria com alguns entes governamentais como a Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar- Seaprof, e Prefeitura de Jordão, já conseguimos avançar um pouco. Hoje, o governo tem recursos para revitalização da borracha natural, financiar e incentivar a fruticultura. A Sede já foi reformada e ampliada. Conseguimos religar a energia, estamos com um sistema de água que também vem suprindo as necessidades, foi construído um banheiro em madeira e reativamos o banheiro em alvenaria que estava interditado.

Reformamos, com ajuda do ICMBio, a voadeira e o motor Honda 13 HP, conseguimos um motor Branco a diesel de 10 HP, realizamos várias reuniões nas comunidade e agora estamos com alguns projetos a serem aprovados. Através de incentivo do Governo do Estado estamos desenvolvendo o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Acre -PDSA II, com o plantio de açaí, maracujá e graviola.  Ao todo o projeto custará, se aprovado, em trono de R$ 1 milhão de reais. A estimativa é que tenhamos um retorno daqui a 6 (seis) anos de 2,5 milhões de reais por ano para os produtores.


Hoje temos também um espaço físico rústico e simples onde vendemos os produtos dos produtores, uma geladeira, um fogão e sempre que possível servimos um café. Disse o presidente João BrázAlias, em novembro deste ano tem eleição para compor a nova diretoria da entidade onde o atual presidente tem amplo apoio tanto das comunidades como do órgão Gestor o Instituto Chico Mendes. Dificilmente João perderá essa eleição, caso seja candidato a reeleição e pelo que se mostrar tem tudo pra ser novamente.

Abaixo, algumas imagens do trabalho que vem sendo feito com os produtores.


Em Reunião com Superintendente e Gerente do BASA e produtores

Em Reunião na comunidade Massapê

Voadeira da Asareat reformada

Concerto do Barco da Asareat

Doce de cana à venda no mercadinho da Asareat 
Produtor trazendo seu produto

Produtor trazendo seu produto

Farinha de mandioca de qualidade

Pé de moleque

Produtor trazendo seu produto

Sapato de borracha 100% natural

Produtora recebendo seu dinheiro

Ovos de galinha caipira
Milho verde

Milho para ração

Mel de abelha

Mandioca

Limão caipira

Limpeza do quintal da Asareat

Goma de mandioca pra tapioca

Verduras

Feijão de praia

Conversando com os técnicos do Banco da Amazônia- BASA

Na Rádio com o Superintendente e Gerente do Banco da Amazônia

Produto chegando da Asareat
Produção de borracha natural

Reunião na comunidade Boa vista

Reunião na comunidade Tabocal

Técnicos da SEAPROF de Rio Branco

Concerto do Barco da Associação 

Reunião na Comunidade Nazaré Rio São Salvador 

Reunião na Comunidade Alagoas 

Consultor do Sebrae na Rádio 

Trabalhando no Mercadinho da Asareat 

Carna Suina 

Coloral

Nenhum comentário:

Postar um comentário