sábado, 2 de julho de 2016

São Paulo - A crença na bruxaria dificulta a confiança social e até a economia acaba sendo prejudicada.


Essa é a conclusão de um estudo de Boris Gershman, da American University em Washington DC, publicado recentemente no Journal of Development Economics. Ele utilizou dados de uma pesquisa de opinião feita em 2008 e 2009 pelo centro Pew em 19 países da África subsaariana sobre crenças e atitudes religiosas e temas políticos e sociais.

Na média, 57% acreditam em bruxaria, mas o número chega a 96% em lugares como Tanzânia, e as taxas estão fortemente correlacionado com o nível de confiança social. Essa relação continua estatisticamente significativa mesmo quando se controla por outros fatores (demográficos, históricos, climáticos, étnicos e outros) que poderiam influenciar o resultado.

"A crença na bruxaria pode ter um efeito adverso direto na confiança interpessoal e cooperação através de dois grandes canais: ao cultivar o medo de serem enfeitiçados e espalhar o medo de acusações de bruxaria", diz Gershman. E como a cooperação é extremamente importante para coisas como o comércio e projetos coletivos, isso acaba tendo consequências para a economia como um todo.

Gershman já havia investigado a relação entre desigualdade e olho gordo. Em entrevista para EXAME.com, ele explica seu novo estudo:
EXAME.com - Quais são os mecanimos que conectam a bruxaria com a economia? Boris Gershman - Na medida que a crença na bruxaria erode as relações cooperativas na sociedade, também contribuem para a redução da atividade econômica. 

Alguém que acredita na bruxaria teria mais cuidado e menos confiança nos outros já que alguns deles podem ter a habilidade de causar dano de formas sobrenaturais. Pessoas em comunidades onde essa crença é disseminada tenderão a evitar interações sociais e se engajar em projetos cooperativos, já que poderão ser acusados de bruxaria se algo der errado e as consequências disso podem ser severas, de destruição de propriedade até mesmo morte.

Mas então como enfraquecer esse tipo de crença e erosão da confiança?
Gershman - Tem uma parte da literatura que mostra que valores, atitudes e crenças tendem a persistir ao longo do tempo. No entanto, também há exemplos de mudanças rápidas em certos aspectos da cultura. Uma forma de contribuir para essa mudança é através da promoção de uma visão de mundo racional através da educação e da implementação de programas pontuais que expliquem as causas naturais de infortúnios como doenças e desastres naturais.
Além disso, a provisão de oportunidades econômicas igualitárias para todos os membros da comunidade e proteção dos mais vulneráveis também ajudaria a reduzir a ansiedade social e prevenir situações onde acusações mútuas emergem, aliviando medos relacionados a bruxaria.

MSN/Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário