quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Élson Farias concede entrevista ao blog Jordão Agora e dar o tom do seu governo.


Terceirizar é a melhor maneira de trabalhar e gastar menos. 

O Blog Jordão Agora procurou o Vice-prefeito e prefeito eleito nas eleições do dia 7 de outubro, Élson Farias, (PCdoB), onde concedeu-nos uma entrevista falando de seus planos na área de agricultura, piscicultura, transporte saneamento básico e meio ambiente.
Começamos a falar sobre a limpeza das ruas de nossa cidade que a muito tempo eles tornaram-se intrafegáveis devido o acúmulo de entulhos e o crescimento de capim e mato em várias ruas planejadas e nas ruas já construídas a danificação das calçadas e a falta de canais para escorrer a água.

Ruas na mata.
Jordão Agora: Élson, sabemos que nossas ruas já construídas vêm aos poucos sendo danificadas por máquinas pesadas, o capim tomando conta e em muitos lugares acúmulo de lixo. Como você vai trabalhar para manter as ruas de nossa cidade limpas?

Élson Farias:João, vi que este tem sido um grande problema pra nossa administração,. O que fazer? Quero terceirizar a limpeza das ruas já construídas e recuperar as que têm buracos, refazer o fio auto e canaletas. O temos que saber é: o que é rua e o que é mata. Onde for rua vamos limpar e onde for capim vamos roçar e pra isso trabalharemos com um serviço terceirizado tirando de nós 50% da responsabilidade cabendo apenas pagar pelo serviço. Ficará apenas uma equipe de funcionários na secretaria de obras, pra fazer essa manutenção das ruas e não será necessário contratar diarista porque temos pessoas concursadas pra fazer estas tarefas que são os serviços diversos.

Lixo Urbano.

Jordão Agora: Quantoao lixo, tenho observado que a prefeitura não tem dado conta, digamos assim, de colher todo o lixo das ruas. Quando colhe numa parte da cidade na outra, as caixas já estão lotadas, e tem muitos lugares que o caminhão que faz a coleta, não chega ate lá. Como resolver mais este problema?
Élson: Também irei terceirizar a coleta de lixo. Contrataremos pessoas com carro de boi, ou outro meio de transporte qualquer, e essas pessoas terão um lugar pra entregar o lixo e de lá o carro da prefeitura levará até o lixão. Será uma tarefa simples de resolver, o problema é o recurso e isso sim teremos que correr atrás e o problema será resolvido.

Meio ambiente.

JDAgora: E a população? Como fazer pra educá-las no sentido de conscientizar a não poluírem as ruas, porque temos observado que muita gente não liga muito pra essa questão de que o lixo tem que ser jogado no lixo. Pretende criar uma secretaria de meio ambiente atuar com mais rigor nesse sentido?

Elson: João, não há recursos pra isso ainda em nossa prefeitura, mas as pessoas tem que conscientizar-se com relação a isso. Todos os dias nós compramos algo no comércio e isso produz algum tipo de lixo e não pode ser jogado em qualquer lugar e essas pessoas só se conscientizarão mais rápido quando mexer em seu bolso.

JDAgora: Há, na verdade, uma lei municipal que multa em 10% do salário mínimo, a pessoa que jogar lixo nas ruas. É isso que tem que ser feito?
Elson: Claro. Quando mexermos no bolso do cidadão ele sentirá o peso da responsabilidade, só temos que fazer cumprir com a lei que já existe.

Agricultura.

JDAgora: Élson, percebemos no segundo mandato do seu Melo que a agricultara foi praticamente esquecida, que primeiro mandato ainda teve uma coordenação e que sempre trazia algum produto dos agricultores como 50 toneladas de arroz que a prefeitura trouxe do Rio Murú e que não faltava farinha no mercado. Nesse governo apenas a SEAPROF tem dado algum subsídio a agricultura familiar e mesmo assim hoje estamos sem farinha na cidade. Como incentivar a produção agrícola aos nossos agricultores?

Élson: João; é outra dificuldade porque também não temos recursos pra criar uma secretaria de agricultura. Mais acredito que o nosso povo tem que parar de sonhar pequeno, eu sonho sempre como coisas grandes e tento realizar as maiores que posso. Já tivemos aí 150 kits de farinha doados pelo governo pra incentivar os produtores e recebemos agora 02 (duas) camionetes pra transporte agrícolas e uma máquina pra fazer açude onde tenho sonhos com relação a piscicultura. Quero investir nessa área pra poder dar o direito de qualquer pessoa poder comprar um quilo de peixe para comer ao invés serem explorados ao comprar peixe a R$ 12,00 o quilo.
Após essa entrevista Élson viajou a Brasília em busca de recursos e foi quase todos os gabinetes dos deputados federais e segundo ele a Deputada Perpétua Almeida destinou para Jordão R$ 750.000,00 (setecentos e cinquenta mil reais), para o ano de 2013, entre outras garantias. 

Por João Bráz

Nenhum comentário:

Postar um comentário