quinta-feira, 15 de agosto de 2019

A difícil vida dos povos indígenas de Jordão.

Foto: Blog Pode Mudar


Por muitos e muitos anos os povos indígenas do Brasil receberam um tratamento diferenciado por partes dos governos e suas políticas públicas. Reconhecidos como os verdadeiros Brasileiros por serem o único povo que aqui habitavam em 1500 quando Cabral visitou o Brasil, aos poucos foram sendo dizimados por regimes escrupulosos.

Com isso, foram dominados primeiramente por sua inocência que até hoje os coloca em submissão aos mais espertos. Há décadas, alguns partidos políticos travestidos de defensores dos indígenas assim como das mulheres, dos negros, dos trabalhadores entre outros grupos de pessoas, aproveitaram-se da boa causa, para poderem pôr em pratica seu plano de usurpar do poder político, econômico, social e intelectual, transformando esses mesmos grupos em massa de manobra tornando assim suas ideias criminosas e causas justas.

Eis aí o motivo de separar o povo brasileiros em grupos e fazer com que esses grupos sempre encontre-se em estado de necessidade para políticos maldosos encontre um motivo para suas ladainhas.

No município de Jordão no estado do Acre a situação dos povos indígenas, cerca de 35% da população, não é diferente. Desde os meus 12 anos de idade que conheço a realidade desse povo. Defendidos por indigenistas filiados aos ditos partidos defensores dos indígenas, imprimiram na mentes dos índios que eles só precisam brigar por terra e todos os seus problemas estavam resolvidos.

Hoje, depois de 25 anos vendo o sofrimento dos indígenas, percebi que continuam inocentes, subalternos, passando necessidade por falta de alimento e pra completar as mazelas, se dedicam mais ao plantio e uso do canabis, do que da mandioca, milho, banana, amendoim etc.

A educação nas aldeias é a mais precária do país. Escolas de chão batido e cobertas de palhas, material didático quando tem não sabem usar, a saúde também vinha deixando muito a desejar em 2018, não existe energia, nem agua potável, altos índices de desnutrição infantil e idosos principalmente e por aí vai.

Os rios não tem mais peixe, a mata não tem mais caça, a criação de pequenos animais como galinha, pato entre outros, não existe e nem sabem lidar com isso, bovinos não podem criar por se tratar de área de conservação, ou seja, o futuro é certo, miséria e mais miséria. E quem aplaude tudo isso? Os mesmos partidos de sempre, por que só assim tem uma causa justa para atacar quem estar governando e pôr os pobres e coitados índios, negros, trabalhadores rurais, mulheres, pra levantarem suas bandeiras.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário