domingo, 10 de março de 2019

Governo vai oferecer proteção inédita no estado a mulheres vítimas de violência.



Pré-lançamento do ‘Botão da Vida’ acontece no próximo dia 15; policiamento especializado dará suporte a mulheres agredidas.

O Governo do Estado do Acre já é protagonista de um novo tempo quando o assunto é amparo a mulheres vítimas de violência. E um dos mecanismos importantes para reduzir as agressões e os feminicídios – termo usado quando a pessoa é assassinada simplesmente por ser do sexo feminino –, é a implantação de uma rede permanente de proteção jurídico-policial a mulheres em situação de medida protetiva.

O governo Gladson Cameli já põe em prática uma série de ações para baixar os números de feminicídios no estado – 3,2 mortes a cada grupo de 100 mil mulheres, segundo o Monitor da Violência do G1 e USP –, reduzindo também a reincidência de agressões físicas e psicológicas por meio do programa ’Patrulha Maria da Penha, Botão da Vida’. A informação é da advogada Isnailda Gondim, coordenadora Estadual de Políticas para Mulheres, do Instituto de Assistência e Inclusão Social.

Em Rio Branco, pelo menos 750 mulheres estão hoje sob a condição de medida protetiva porque foram vítimas de violências por parte de seus companheiros e ex-cônjuges, segundo a Coordenadoria da Mulher.
Em entrevista nesta sexta-feira, 8, ao ‘Jornal das 12’, da Rádio Cidade, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, Gondim disse que esse é o número de inquéritos policias que se tornaram processos judiciais nas varas de proteção do Judiciário, apenas na capital. O volume aumenta consideravelmente se somados aos casos dos municípios do interior do estado.

Na opinião da coordenadora, é preciso, principalmente, sensibilizar os deputados estaduais, federais e os senadores para a destinação de recursos de emendas de bancadas que ampliem os serviços de proteção aos demais municípios, destacando a estratégica importância da adoção de dispositivos, de soluções e programas de tecnologia de informação e de comunicação inovadoras, que possibilitem a efetividade de serviços públicos, mediante baixo custo para o estado.

Ela se refere, por exemplo, ao aplicativo de celular ‘Botão da Vida’, que já está em fase de conclusão e que a partir do próximo dia 15 deste mês, terá o seu pré-lançamento, começando por ser abastecido com as informações do Tribunal de Justiça sobre os agressores e as suas vítimas.
Por meio do dispositivo, uma equipe de policiais composta por dez homens e cinco mulheres, devidamente treinados para atender a esse tipo de ocorrência, fará o monitoramento de indivíduos que eventualmente estejam voltando a importunar suas vítimas, bastando para isso, que a mulher acione, pelo aplicativo, um chamado ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública, o Ciosp.

“As pessoas estão muito preocupadas com as políticas públicas e colocando no governo a responsabilidade. E não estamos tirando a responsabilidade do governo, mas conscientizando que além do Executivo, essa preocupação também deve ser de todos os poderes, das instituições não-governamentais e da sociedade em geral”, ressalta Gondim.

Neste sentido, segundo a coordenadora, uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado do Acre, marcada para o dia 14 deste mês, vai lançar o ‘Selo Guardião’, quando será protocolado projeto de lei, por meio da Comissão da Mulher Advogada, para que o programa ’Patrulha Maria da Penha, Botão da Vida’ não seja apenas uma política de proteção do governo Gladson Cameli, mas de todos os governos subsequentes. “É preciso que ao programa, independentemente do governo que vier, seja dado uma sequência”, pontua Isnailda Gondim.

Assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário