sexta-feira, 30 de setembro de 2016

A falta de manutenção em motos e bicicletas resulta no atraso das encomendas.


O Sindicato dos Trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos do Acre (Sintect/AC) está apresentando uma denúncia contra o sucateamento da Estatal. As bicicletas e as motocicletas estariam em péssimas condições de uso, colocando em risco os trabalhadores.

Segundo o presidente Edson Pinheiro, os funcionários chegam a comprar peças com o dinheiro do próprio bolso para garantir as entregas. A falta da manutenção resulta em atrasos na entrega de encomendas.

“A empresa não está investindo na manutenção dos veículos, colocando em risco o empregado e resultando no atraso das entregas, porque uma bicicleta ou uma moto danificada impede que a encomenda ou a carta chegue ao destino final, gerando reclamações sobre os atrasos”, explicou o sindicalista.

Edson Pinheiro ainda explicou que o objetivo da empresa é deixar de investir para provocar a venda para o setor privado a empresa. Ele ainda acusa a empresa de falta de planejamento.

“É de forma proposital que eles não investem e não planejam de forma correta a gestão da empresa. Se existisse uma falha, no ano seguinte seria reparada, mas os problemas se repetem todos os anos e ele vem aumentando, demonstrando a falta de interesse em garantir o serviço para a população com o intuito de privatizar os Correios”, explicou o presidente do Sintect/AC.

O sindicalista alertou que a privatização da empresa resultará em demissão em massa e no fechamento de diversas agências.


“Se os Correios forem vendidos, teremos mais desemprego e uma maior dificuldade de enviar ou receber uma encomenda, porque existe um custo alto para manter agências em locais distantes. Quando a empresa é uma estatal, o lucro não importa, porque o mais importante é garantir o serviço para a população”, finalizou Edson Pinheiro.

(ASSESSORIA)


Entidades sindicais anunciam união na busca por resultados nas negociações com o governo.


Sete entidades sindicais da saúde anunciaram na manhã desta quinta-feira (29/09) o rompimento das negociações individuais com o governo do Estado e a unificação do movimento para o fortalecimento das categorias. Eles reivindicam melhorias no sistema público de saúde e afirmam que tentam exigir avanços desde 2011.

O representante do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sintesac), Adailton Cruz, explicou que o movimento foi puxado pelo Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) e que todas as categorias possuem reivindicações semelhantes e que a união representará o fortalecimento das categorias.

“Nossa tolerância com o governo acabou e o Sintesac já anunciou greve a partir do dia 18. E, agora, com a integração com os outros sindicatos, a gente espera ter mais força”, afirmou o sindicalista.

O presidente em exercício do Sindmed-AC, Murilo Batista, afirmou que de forma paciente a diretoria esteve se reunindo todos os meses para negociar com o governo, mas não houve avanços, por isso surgiu a reunião de todas as entidades. Uma nova assembleia geral deverá avaliar as negociações e poderá decidir, também, por uma greve.

“Cada sindicato buscou a negociação e nós, do Sindicato dos Médicos, apresentamos as propostas e tentamos um acordo, chegando a realizar reuniões todos os meses com o Estado, mas até o momento eles não querem aceitar um acordo”, afirmou Murilo Batista.

O membro do Sintesac, Jean Souza, explicou que todas as entidades podem comprovar as tentativas de negociar, porque existem atas assinadas por todos os envolvidos demonstrando a intenção dos sindicatos. Agora, a única saída será demonstrar que todas as categorias exigem do governo o fim da enrolação.

Para o presidente do Sindicato dos Condutores de Ambulâncias (Sindiconam), José Ayache, o servidor vem sofrendo com a falta de estrutura, o que acaba impactando no fornecimento dos serviços oferecidos.

Murilo Batista disse esperar maior disposição dos técnicos do governo em apresentar uma resolução para o impasse criado.

“Chegamos a esta situação porque estamos sendo enrolados. Por isso criamos o Conselho Intersindical da Saúde que é composto pelos representantes dos sindicatos que debaterão os avanços com os filiados com o único objetivo de buscar resultados positivos”, afirmou o presidente do Sindmed-AC.

Integram a Conselho Intersindical da Saúde (CIS), o Sindmed-AC, o Sintesac, SindiConam, Sineodonto, o Spate, Sindfarma, Sinprorad, além do apoio da Nova Central Sindical e da e Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Assessoria

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

CONVOCAÇÃO. Presidente do Conselho Deliberativo da Resex do Alto Tarauacá convoca membros para 9ª Reunião Ornadinária.


A Presidente do Conselho Deliberativo da Resex do Alto Tarauacá, Mariléia Silva, convoca todos os Conselheiros e comunitários interessados para participar da 9ª Reunião Ordinária que acontecerá nos dias 22 e 23 de setembro no centro de Florestania no Município de Jordão Acre à partir das 8:00 horas da manhã.

No dia 22 estaremos discutindo os seguintes assuntos: Construção do Plano de Ação do Conselho, Monitoramento da Biodiversidade. Dia 23 serão discutidos sobre o Recurso ARPA 2016/2017, Questões colocadas pela ASAREAT e fecharemos com abertura aos conselheiros/ou moradores. 

No dia 24 de setembro pela parte da manha estaremos na comunidade Duas Nações e 25 na comunidade Boa Vista onde estaremos tratando sobre os programas de governo de estimulo a comercialização da Agricultura Familiar; Experiências de gestão comunitária apresentadas por comunitários da Reserva Extrativista Arapixi/AM; Troca de experiências comunitárias entre Resex Alto Tarauacá e Resex Arapixi/AM. 

Convidamos a todos os moradores dessas duas comunidades comparecer nas reuniões que serão de muita importância.

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Retomada de voos diurnos para o Acre será em outubro, afirma Jorge Viana.


Senador conversou com presidente da Gol Linhas Aéreas, que aguarda apenas autorização da Anac para iniciar a venda de passagens.

O senador Jorge Viana voltou a cobrar da tribuna do Senado nesta terça-feira (13) a entrega das obras da pista de pouso e do terminal de passageiros do aeroporto de Rio Branco. O parlamentar conversou com a direção da Gol Linhas Aéreas e confirmou que a empresa aguarda apenas autorização da Agência Nacional de Aviação (Anac) para iniciar a venda de passagens de voos diurnos para o Acre, que deverão ser oferecidos três dias da semana: segunda, quinta e sábado.

A previsão da Infraero é de que as obras sejam inauguradas até o dia 20 de outubro, quando então as companhias aéreas poderão oferecer voos diurnos para a população. Jorge Viana lembrou das muitas audiências e reuniões que participou desde que iniciou essa luta e destacou o envolvimento pessoal do governador Tião Viana para conseguir execução da obra no aeroporto, orçada em R$ 150 milhões, executada ainda no governo da presidente Dilma Rousseff.

“Não é uma luta desse ano, do ano passado, é desde o início do mandato. Não tem sentido o Acre ser o único estado com oferta de voos só de madrugada, sem nenhuma outra opção. A obra iniciou há mais de dois anos e o aeroporto ainda funciona de maneira limitada. A situação se agravou com a crise econômica, que reduziu oferta de voos. O deputado federal Alan Rick encampou nossa luta junto com outros colegas parlamentares. E já visualizamos algumas conquistas importantes”, declarou o parlamentar em discurso.

Entre os avanços citados pelo senador está a troca da aeronave que faz o trecho Rio Branco/Cruzeiro do Sul. Desde o início deste mês, a Gol passou a operar com a aeronave Boing 737-800, que acomoda 177 passageiros e representa um aumento de 29% no número de lugares ofertados se comparado ao modelo anterior. A manutenção dos voos para Cruzeiro do Sul também foi garantida graças à ação do governador que reduziu a alíquota de ICMS para o combustível de aviação.

Jorge Viana disse que também trabalha para garantir a retomada dos voos no trecho Rio Branco/Manaus e ainda garantir que outras companhias aéreas possam ampliar a oferta de voos para o estado. “A população do estado não aguenta mais pagar passagens caras, ter baixa oferta de voos e um serviço ocorrendo exclusivamente nas madrugadas”, protestou o senador
Assessoria

Petecão se reúnem com presidente do FNDE e garante investimento na Educação.


O senador Sérgio Petecão (PSD), juntamente com o prefeito de Brasiléia, Jorge da Fazenda (PSD), se reuniu nessa terça-feira (13) com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Gastão Dias Vieira, onde foi solicitada a prorrogação do prazo da construção da obra que será a maior creche do município de Brasiléia. O recurso correu o risco de ser cancelado em razão de problemas técnicos na prefeitura, porém, com o pedido de Petecão, o prazo para o início da obra será prorrogado e o recurso foi garantido.

A vigência do contrato que garante o investimento de mais de R$ 1 milhão para a construção da creche iria expirar no dia 21 de outubro deste ano. O prefeito Jorge da Fazenda explicou que, em 2013, ocorreu a primeira licitação e, em 2015, a empresa ganhadora rescindiu contrato com a prefeitura. Posteriormente, o FNDE fez alterações no projeto que culminou em mais atraso para a nova licitação.

Além disso, foi discutido o pagamento para a construção de uma escola e duas quadras cobertas em Assis Brasil e o pagamento das obras das Escolas Edmundo Pinto e Antônio de Holanda, no município de Bujari.


Capacitação

O senador pediu que o presidente do FNDE envio equipe técnica ao Acre com o objetivo de capacitar prefeitos e secretários de Educação sobre a tramitação dos projetos promovidos pelo órgão. Petecão informou que o presidente acolheu de imediato o pedido e enviará uma equipe técnica para evitar que recursos sejam perdidos em razão de falta de treinamento. A previsão é que a equipe do FNDE seja enviada a Rio Branco já no mês de novembro. O treinamento deve acontecer no auditório da Associação dos Municípios do Acre (AMAC).

Assessoria

domingo, 11 de setembro de 2016

Mais um jovem é morto a facada em praias de Jordão.




Na sexta-feira 3 de agosto por volta das 17:00 da tarde um jovem chamado Ronaldo Sereno, foi morto após receber algumas facadas desferida por outro jovem.
Neste sábado 8 dias depois por volta das 18:00 horas da tarde mais uma vida é ceifada vítima da violência causada pela bebida. Auricélio Silva recebeu uma facada no abdome desferida por um jovem conhecido por Pistão que em seguida se evadiu do local.

Informações dão conta que o motivo foi que Auricélio ao jogar fora um resto de bebida, salpicou na roupa de pistão. Insatisfeito resolveu tomar satisfação e ao começar uma briga tirou uma faca da cintura e desferiu duas facadas, sendo uma no abdômen perfurando as vísceras. 
Esta não é a primeira vez que Pistão apronta. Meses atrás ele chegou a furar outro jovem que foi escapar nos hospitais de Rio Branco. Pistão saiu da cadeia mais ainda continua na condicional. Já que a Policia Militar não consegui captura-lo, agora aguarda o mandato de apreensão e seguirão a busca pelo malfeitor que deverá voltar para a cadeia na terça-feira segundo estimativa da Policia Militar. 

Por  João Bráz