sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Para Lula, base aliada não obteve 'vantagens indevidas' na Petrobras.

Ex-presidente prestou depoimento à PF na terça na condição de informante. Petista disse que não se envolveu nas indicações de Duque, Cerveró e Costa.

Em depoimento à Polícia Federal (PF), o expresidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na última quarta-feira (16) não crer que os principais partidos de sua base aliada no governo federal tenham, por meio de seus líderes, obtido vantagens indevidas em contratos das diretorias da Petrobras.
O petista prestou depoimento, em Brasília, na condição de informante, no principal inquérito da Operação Lava Jato, que investiga o esquema de corrupção que atuava na estatal do petróleo.

"[Lula disse] que não crê que os principais partidos da base aliada do governo tenham, através de suas principais lideranças, obtido vantagens indevidas a partir dos contratos das diversas diretorias da Petrobras", diz trecho do depoimento do petista.

Pessoas ligadas ao PT, ao PMDB, ao PP e ao PSB são investigadas na operação por suspeita de envolvimento com o esquema de corrupção.

Desde que Operação Lava Jato foi deflagrada e passou a apurar repasses a partidos e políticos, as legendas têm negado o recebimento de recursos de maneira ilegal.

Nomeação de ex-diretores
No depoimento à PF, Lula disse também que não se envolveu nas negociações que resultaram nas indicações de Renato Duque, Nestor Cerveró e Paulo Roberto Costa para as diretorias da Petrobras no anos em que comandou o Palácio do Planalto.

Duque, Cerveró e Costa foram presos pela Polícia Federal na Operação Lava Jato. Eles são apontados por investigadores e delatores como integrantes e beneficiários do esquema de corrupção que atuou na Petrobras.

"[Lula disse] que nâo sabe se foi o PT ou outro partido politico que indicou Renato Duque para assumir a Diretoria de Serviços; [Lula disse também] que não conhecia Renato Duque e que nâo participou do processo de escolha do nome de Renato Duque", diz trecho do depoimento de Lula.

Ainda sobre Duque, Lula foi perguntado sobre quais diretores da Petrobras foram indicados pelo PT. Na resposta, o ex-presidente dise que "talvez" o ex-diretor tenha sido indicado pela legenda.

Em relação a Nestor Cerveró, o ex-presidente declarou em seu depoimento que o ex-diretor era um funcionário de carreira da Petrobras e que o processo de escolha dos nomes dos diretores "não contava com a participação do declarante [Lula]".

Sobre Paulo Roberto Costa, o petista afirou que "nunca se sentiu pressionado" pelo PP para nomeá-lo para a Diretoria de Abastecimento.

O que mais Lula disse à PF:
- Que não era responsável pelas indicações políticas para cargos na administração pública e que nunca tratou do assunto com lideres políticos. Segundo o ex-presidente, essa tarefa era feita por cada ministro e encaminhada à Casa Civil.

- Lula também disse aos policiais federais que não soube, não autorizou e não acredita no repasse de recursos suspeitos para o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto e o ex-tesoureiro da campanha do petista ao Planalato José de Filippi.

- O petista afirmou à PF que a indicação de José Eduardo Dutra para a presidência da Petrobras foi uma decisão pessoal dele. Ele justificou que, além de ter conhecimento do setor petroquímico, Dutra - que morreu neste ano - tinha envolvimento com o movimento sindical.

- Lula também confirmou no depoimento que foi dele a decisão de nomear José Sérgio Gabrielli para o comando da estatal do petróleo.

Um comentário:

  1. a paz irmao Joao gostaria de saber se faz parceria com blog vou deixar o link do meu blog se quiser fazer deixe um comentario ja vou deixar o seu link no meu blog
    http://esbocobibliapentecostal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir