quarta-feira, 21 de abril de 2021

Hospital de Jordão está abandonado pelo Estado mesmo em plena pandemia.

 
O Hospital Estadual Drº Márcio Rogério Camargo localizado no município de Jordão, a muitos anos que precisa de uma atenção por parte do governo do Estado mas, até hoje, segue praticamente abandonado pelo poder público. 

Construído em meados de 2002/2006 na gestão do ex-Governador Jorge Viana, lembro-me que em 2014,  primeira gestão do então Governador Tião Viana, a secretária de Estado de Saúde Drª Sueli Melo, nos afirmou que sim, o estado tinha R$ 900 mil reais para reforma e ampliação da Unidade e compra de equipamentos. De lá pra cá foram feitas apenas duas pinturas, uma cerca que já está caindo, troca da cobertura e nada mais.

 

Enfermaria masculina

O Hospital dispõe apenas de uma enfermaria masculina e uma feminina com apenas 10 leitos em cada. A sala de parto mede apenas quatro metros quadrados, a cozinha 6, lavanderia 5, sala de medicação 2,5 mt, e por ai segue o aperto.

 

A mais de 2 anos atrás, chegou à unidade duas máquinas para a lavanderia e que até agora não foram instaladas por falta de espaço. Hoje, os trabalhadores usam uma centrifuga e um tanque velho caindo aos pedaços.

 

Ar-condicionado 

Os ar-condicionados só funcionam quando os profissionais fazem uma vaquinha e contratam a manutenção. A mais de 3 anos que também não tem uma ambulância para suporte básico aos pacientes.

 

 A gestão da Unidade sempre solicitou, por meio de documentos, ajuda ao próprio secretário Álisson Bistene quando veio ao município, aos deputados estaduais e federais, senadores e até agora nada de concreto.

 

É inadmissível que em plena pandemia, onde os estados e municípios finalizaram o ano de 2020 com dinheiro sobrando em suas contas, no qual o Estado recebeu bilhões do Governo federal para investir em saúde pública entre outras demandas, e ainda exista situações tão deficitária como a de Jordão. Combater o corona vírus não é só vacinas, mas sim infraestruturas em toda rede pública para evitar o tal ”colapso”, que na verdade sempre existiu.

 

João Braz 

 



Vista da parte de tras da unidade 



Cozinha 3 x 3 mts e o unico fogão que tem alem de não funcionar todas as bocas estar enferrujando.

Sala de curativos 1,5 x 3 mts

Máquinas da lavanderia nunca instaladas

Ambulancia sem funcionar

Parte externa da unidade-Ar-condionados sujos 

Lavanderia 3 x 3 mts

Centrífuga toda quebrada 

Sala de parto com mofo nas paredes e mede 2,5 x 3 mt

Evaporadora dos Ar-condicionados sujas