quarta-feira, 27 de março de 2013

Vereador Abel Ximenes faz indicação verbal pedindo que faça reparos na escola estadual Jairo de Figueiredo Melo.

O vereador Abel Ximenes da Silva do (PCdoB) apresentou na seção ordinária desta segunda-feira 25, uma indicação verbal nº 007/2013, sugerindo que a Prefeitura Municipal de Jordão possa intervir na situação que se encontra a  escola estadual de ensino fundamental médio Jairo de Figueiredo para fazer uma pequena reforma devido as precárias condições que a mesma se encontra.

O vereador justificou sua indicação dizendo que o prédio da escola encontra-se péssimas condições de uso, pondo assim em risco a vida dos alunos e funcionários. O pedido para que essa prefeitura faça pequenos ajustes no prédio para dar condições ao andamento das aulas da referida instituição.

Dias atrás o blog Jordão Agora procurou a diretora que informou já ter mandado documentos relatando ao estado como encontra-se a escola e também levou ao conhecimento do prefeito e estava aguardando as respostas.

A secretaria de obras do município na pessoa do secretário Ademir Figueiredo,  garantiu que irá sim fazer os reparos no pátio onde os alunos se reúnem para merendar. Portanto esse espaço tem que ser priorizado.

Por João Bráz

Aniversariante do dia: Antônio Vagner

Parabéns amigão, que Deus continue abençoando você e família.

Metralhadora na tribuna: vereador Doda (PT) dispara na tribuna. Meu discurso será assim até ultimo dia de 2016, quem quiser gostar que goste, quem não quiser que não goste. Não devo nada a ninguém.


O vereador Rosenildo de Melo Silva o DODA do (PT) foi á tribuna da câmara nesta segunda-feira dia 25, e criticou veemente o governo, mais especificamente os secretários.

Doda questionou sobre o transporte escolar nas comunidades rurais no inicio e termino do ano letivo quando os rios ficam cheios dificultando o acesso à escola.

Ao ser questionado por colegas da situação que disseram que há problemas que podem ser resolvidos só conversando nos gabinetes, caso contrário, aí será levado à tribuna.

Doda falou que foi eleito pelo o povo e são os direitos do povo que devem ser reivindicados, e que não vai ficar horas em filas para falar com secretários e sim eles que tem que levar as informações até a câmara. Disse ainda que faz parte da situação, mas se algo estiver errado vai cobrar porque esse é seu dever.

Sempre fui assim, e com o discurso que entrei nesta casa é o discurso que quero sair em 2016, quem quiser gostar que goste, quem não quiser que não goste, não devo nada a ninguém-Concluiu Doda.
  

SOLIDARIEDADE: Igreja Católica realizará Rifa Beneficente a Janis Mendonça


A Igreja Católica de Jordão está realizando uma RIFA BENEFICENTE para ajudar o nosso amigo ANTONIO JANIS MENDONÇA da Comunidade Santa Terezinha – Jaminawá.

Janis está em Rio Branco a tratamento de saúde e precisa do nosso gesto de solidariedade. Faça sua ação, comprando um número da rifa, que custa apenas R$ 5,00 (cinco reais).
Os interessados devem procurar Irmã Nonata, Ronalda Saraiva ou Décio.

Confira os prêmios: 01 Anel de Ouro (Formatura), 01 Aparelho DVD e 01 Urso de Pelúcia (Grande).

Os sorteios serão realizados no dia 07 de abril (domingo), após a missa, em frente a Igreja Católica.

Blog: Fala Jordão

POLÍTICA: Vereadora Zeina do PMDB e Abel Ximenes PCdoB trocam farpas na tribuna.


Os vereadores da oposição Zeina Melo (PMDB) e Oricélio Farias (Guedes), voltaram a câmara municipal nesta segunda-feira 25 e questionaram a situação dos funcionários  da extinta representação de Jordão em Tarauacá.

Segundo a oposição, foi enviado ao prefeito um requerimento pedindo informações sobre a quantia dos funcionários que ainda permanece naquela cidade. Nesta última seção dia 25, a vereadora Zeina estava com a lista nas mãos que segundo ela estava incompleta e disse que vai exigir uma nova lista e pediu respeito do governo municipal.
O líder do governo o vereador Abel Ximenes do PCdoB rebateu veemente as critica dizendo que tem vereador que quer emocionar o publico só faltando fazer o povo chorar e que as campanhas já passaram e que o momento é de trabalho e não de discurso de campanha.

Mesmo assim, garantiu que a colega terá a lista completa para que faça averiguações que julgar necessárias. O clima esquentou quando o vereador disse que se de fato fossem questionar a nível de estado, os funcionários públicos que são concursado e não trabalham, iriam descobrir muita coisa, inclusive o esposa dela o Sr. Esperidião Junior.
É, parece que de agora em diante o clima de amizade que diziam ter, não tem mais. 

terça-feira, 26 de março de 2013

Brasília - Senado aprova PEC das Domésticas e amplia direitos das trabalhadoras.


O Senado aprovou hoje (26), em segundo turno, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que estende aos empregados domésticos todos os direitos dos demais trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Foram 66 votos favoráveis e nenhum contrário.

A PEC das Domésticas, como ficou conhecida a proposta, garante a essa classe trabalhadora o direito, entre outras coisas, a ter recolhido o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e a receber indenização em caso de demissão sem justa causa. A indenização, no entanto, deverá ser regulamentada posteriormente por projeto de lei complementar.

Os empregados que trabalham em domicílios, caso de faxineiras, jardineiros, cozinheiras e babás, por exemplo, também passam a ter a jornada máxima de trabalho estabelecida em oito horas diárias e 44 horas semanais. Em caso de o serviço se prolongar para além desse período, eles também passam a ter direito ao recebimento de horas extras de 50% a mais que o valor da hora normal e adicional noturno de 20%, no caso de o trabalho ocorrer após as 22h.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) aponta que existem atualmente cerca de 6,6 milhões de trabalhadores domésticos no Brasil, sendo 92,6% deles mulheres. Apesar de mostrar o receio de que as empregadas domésticas caiam ainda mais na informalidade com o aumento dos custos da contratação para os patrões, os senadores oposicionistas também apoiaram a aprovação da PEC.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) disse que a nova fase de transição vai “demandar cuidado e atenção”, mas que o Brasil está fazendo um avanço. “Hoje, de fato e não apenas na retórica, nós damos um passo para nos aproximarmos dos países desenvolvidos”, disse Aécio.
A presidenta da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, Creuza Maria Oliveira, acompanhou a votação e disse não acreditar em aumento do desemprego ou da informalidade. “Não acredito no desemprego, ele ocorre quando o salário aumenta. Vai haver uma acomodação do mercado”, disse. Para ela, isso compensa porque se trata de “uma conquista de quase 80 anos”.

A Secretaria Especial de Políticas para a Mulher (SPM) também acompanhou de perto a votação. A ministra Eleonora Menicucci compareceu ao Senado, mas deixou as declarações a cargo da secretária de Autonomia Econômica das Mulheres, Tatau Godinho. Para ela, a ampliação de direito não pode ser vista como um “problema” e a PEC não vai significar um aumento importante dos custos para quem já paga os direitos trabalhistas das domésticas.
“O que aumenta efetivamente é a obrigatoriedade do FGTS. Aqueles empregadores que cumprem a legislação, esses já pagam décimo terceiro salário, férias, INSS, já cumprem com a jornada de 44 horas semanais. São direitos que já existiam. Então para esses, o aumento é muito pouco”, disse.

O presidente do Congresso Nacional e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que a promulgação da PEC será feita em uma sessão solene na próxima terça-feira (2).
 AgenciaBrasil

Clima: Noite de terça-feira com chuvas e possível chegada de frente fria ao Acre.


Os ventos mudam de direção e passam a soprar de sudeste devido à chegada da segunda frente fria do ano. A intensidade será fraca, às vezes, moderada.


A noite desta terça-feira (26) será de tempo favorável à ocorrência de chuvas a qualquer hora em Rio Branco, Acrelândia, Brasileia, Assis Brasil, Sena Madureira, Feijó e municípios próximos. 

Já, em Tarauacá, Cruzeiro do Sul e demais municípios do vale do Juruá, as chuvas poderão ocorrer de forma mais rápida e em pontos isolados.

No entanto, em alguns pontos de qualquer município acriano  poderão ocorrer chuvas fortes acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Os ventos mudam de direção e passam a soprar de sudeste devido à chegada da segunda frente fria do ano. A intensidade será fraca, às vezes, moderada.

A temperatura, ao amanhecer, estará entre 20 e 23 graus, na capital e em todo o leste do estado,e entre 22 e 24 graus, em Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó e demais municípios do centro-oeste do Acre.

Fonte: contilnet.com

CONFERÊNCIA: “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já!”


Publicado no diário oficial do estado n° 11015, o DECRETO Nº 24, de 25 de Março de 2013 do qual versa em seus artigos o seguinte:

Fica convocada a 5ª Conferência Municipal das Cidades na condição de Etapa preparatória para a 5ª Conferência Estadual e Nacional das Cidades, a realizar-se dia 15 de Maio de 2013, em Jordão – AC, sob a Coordenação da Secretaria de Planejamento.

Tendo como tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já!”.

A 5ª Conferência será presidida pelo Secretário Municipal de Planejamento o Sr. Marcelo Gleyson do Vale Silva, na sua ausência ou impedimento eventual, pelo seu substituto legal.

O Secretário Municipal de Planejamento expedirá, mediante Portaria, a constituição da Comissão Preparatória Municipal e o Regimento da Conferência, ouvidas as entidades representativas da sociedade.

As despesas com a realização do evento correrão por conta dos recursos orçamentários próprios da Prefeitura Municipal.

Assina o Decreto: Elson de Lima Farias - Prefeito de Jordão.

Blog: Jordãoac.blogspot.com

TARAUACÁ: Bandidos atiram no rosto da vítima durante tentativa de assalto.


Na madrugada desta terça-feira, 26, por voltadas 01h30min, três assaltantes invadiram a casa do Sr. Valmir dos Reis, popular “negão” no bairro Avelino Leal.

De posse de uma arma de fogo na mão, e com o intuito de furtar jóias e dinheiro para supostamente financiar a compra de entorpecentes e armas de fogo, o trio invadiu a casa de Valmir nesta madrugada. Valmir ao perceber sua residência invadida pelos assaltantes procurou se defender reagindo ao assalto.

Na tentativa de fuga os assaltantes deram três tiros contra Valmir, onde uma das balas atingiu o braço, outra as costas, e outra a altura da cabeça. 

Daiam, Lino e Clécio evadiram-se do local, mas foram capturados horas depois pela PM. Segundo informações da própria PM o trio tem vários registros de passagens pela Polícia, inclusive por tentativa de homicídio.
Valmir está internado no hospital local e segundo o boletim médico seu quadro clínico é estável e não corre o risco de morte.

Blog Fala Jordão

segunda-feira, 25 de março de 2013

Violência: dois garotos intoxicam 14 estudantes com spray de pimenta.


Os dois foram levados para a Delegacia de Menores e serão interrogados pelo delegado, a fim de que o fato seja totalmente apurado.

Uma brincadeira causou a intoxicação de 14 alunos da escola estadual Padre Carlos Casavechia, que tiveram que ser levados às pressas para a Upa (Unidade de Pronto Atendimento) depois de terem estado no banheiro da escola, infectado com spray de pimenta.

Os menores, cujas idades variam entre 10 e 14 anos, começaram a passar mal por volta das 9 horas da manhã, de acordo com relato da diretora da escola, Renildes Silva, depois que dois garotos, de 12 e 13 anos, colocaram a substância no banheiro, e vários alunos, sem saber do perigo, entraram no cômodo, passando mal em seguida.

Depois da correria inicial, eles foram socorridos pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e medicados na Upa. Em seguida foram liberados, segundo contou a direção do colégio.

Os dois menores puderam ser identificados porque no local havia uma câmera de segurança que filmou todo o ocorrido.

Os dois foram levados para a Delegacia de Menores e serão interrogados pelo delegado, a fim de que o fato seja totalmente apurado.

No caso da escola, segundo a diretora, o conselho vai se reunir para deliberar sobre o caso, mas a tendência é que eles sejam expulsos do estabelecimento.

Porém, não é a primeira vez que isto ocorre por lá: na semana passada houve outro atentado com spray de pimenta, colocando em risco os 318 estudantes que freqüentam o estabelecimento diariamente, somente no turno da manhã.

contilnet.com

Santa Rosa: Três índio são baleados e correm risco de morte.

O líder indígena Ninawá Huni Kuin disse que o caso foi registrado na delegacia da Polícia Federal, que prometeu investigar a partir de domingo.


Três indígenas da etnia kaxinawá foram atingidos por um tiro de espingarda por volta das 21h30 deste sábado (23) no município de Santa Rosa. Eles permaneciam desacordados até às 23h30 e serão transportados na manhã deste domingo (23) para Rio Branco em helicóptero do governo do Acre .

Os indígenas Ventura Samora Kaxinawá, Sebastião Kaxinawá e Carlos Torres Peres Kaxinawá estavam a caminho de suas casas, após participarem como torcedores de uma partida de futebol no ginásio de esportes da cidade. Eles foram alvejados por um desconhecido quando caminhavam numa rua escura.

O líder indígena Francisco Ninawá Huni Kuin, membro do Conselho Estadual de Saúde do Acre, está em Santa Rosa. Ele conversou ao telefone com a secretária estadual de Saúde, Suely Melo, que prometeu enviar o helicóptero com uma equipe do Samu para resgatar os indígenas.

- Por recomendação da secretária, o médico do Samu em Rio Branco está conversando com o médico do hospital de Santa Rosa. Meus três parentes estão muito mal, desacordados. Os chumbos atingiram a barriga e as pernas deles.

O líder indígena disse que o caso foi registrado na delegacia da Polícia Federal, que prometeu investigar a partir de domingo. Mas ele não conseguiu registrar a ocorrência na delegacia da Polícia Civil.

- Na delegacia estava apenas o vigia. Ele disse que somente o delegado poderia fazer boletim de ocorrência. Depois encontramos dois policias no hospital. Eles disseram que só poderiam fazer alguma coisa caso a gente indicasse o nome do atirador. Em vez de procurar o atirador, os policiais estão no hospital, onde existe gente cuidando dos parentes - criticou Francisco Ninawá Huni Kuin.


Contilnet.com

Rio Branco:Homem é espancado por dupla na varanda de sua casa no bairro Nova Estação.


Vítima recebeu uma facada no pescoço.


O ataque inesperado de dois homens deixou ferido Jersoney Fleori Silva da Costa, 33 anos, que se encontrava na varanda da sua casa quando os dois chegaram e, em silêncio, começaram a espancá-lo.

Na seqüência, ele recebeu uma facada no pescoço, bem próxima da veia jugular, desferida por um deles, identificado por Richard.

O caso aconteceu na rua Passarela do bairro Nova Estação; a dupla interrompeu o ataque quando os vizinhos intervieram, gritando e pedindo que não matassem a Jersoney.

Neste momento, os dois correram e se refugiaram em um carro que estava estacionado na esquina,esperando, e fugiram.

A polícia foi acionada e depois de registrar a ocorrência realizou buscas nas imediações na tentativa de obter pistas dos acusados.

Jersoney foi atendido pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e depois levado ao Pronto Socorro de Rio Branco; de acordo com informações,  não corre risco de vida.

contilnet.com

sexta-feira, 22 de março de 2013

JORDÃO: AMAC realiza palestra sobre administração publica municipal e deixa prefeito e equipe confiando em dias melhores.

Prefeito Élson Farias e Telma Chaves da AMAC

A diretora executiva da Associação de Apoio aos Municípios do Acre- AMAC Telma Chaves e mais 3 (três) técnicos da associação, passaram o dia de hoje (22) palestrando para toda equipe do governo municipal dando orientação técnicas e jurídicas sobre administração publica e seus caminhos para uma boa gestão.

Estavam presentes os secretários de Educação, Saúde, Finanças, Administração, Esportes, Cultura, Assistência Social, Agricultura, Meio Ambiente, Assessoria de Comunicação, assessoria de gabinete, Informática, Escolas e suas respectivas equipes.

Na conversa foi discutidos assuntos de grande importância como: Organização da Administração Pública, Ações Governamentais, Despesas, Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e o Cadastro Único de Convênios – CAUC.

Por volta das 16h30min com a presença do prefeito Élson, foi encerrada a palestra e muita gente ficou satisfeita com o que aprendeu e prometeram colocar em prática tudo quando foi discutido.

O prefeito pediu a todos de agora em diante lembrem-se que faz parte da administração e que qualquer coisa que der errado a culpa não é só dele e sim de todos. Lembrem-se da árvore Samaúma que quando cai leva consigo muitas outras árvores menores. Concluiu Élson. 

João Brás-Assecom

Ederlândio- Setor de Esportes

Souza Sobra- Meio Ambiente

Ademir Figueiredo-Secrtaria de Obras

João Sales-Secretaria Indígena

Marcel-Secretaria de Financias

Abel Ximenes- Vereador

Marcelo Gleison -Secretaria de Planejamento

Lucivan Nery- Assessor Jurídico da Prefeitura

Regiane- Secretaria de Assistência Social

Público geral

Público geral

Público geral

Raimundo Vieira-Secretaria de Educação

Uéliton Freire-Gestor de Escola

Ronalda Saraiva- Gestora da Creche 

Rosaldo Saraiva- Vereador

Sinara- cultura

Passageiros que usam a BR 364 enviam imagens que mostra condições precárias da rodovia.


Os passageiros que utilizaram a BR 364 sentido Rio Branco/Cruzeiro do Sul enviaram fotos à redação do ac24horas mostrando as dificuldades enfrentadas por quem depende da rodovia para chegar a uma das regiões mais isoladas do Acre.

Gezilda Silva disse que a viagem de Rio Branco até Cruzeiro do Sul durou vinte horas. No e-mail, ela relatou que ficou junto com outros passageiros, 7 horas no ônibus da empresa Real Norte, sem comer e sem beber entre Tarauacá e Cruzeiro do Sul.

“Saímos de Rio Branco às 20 horas de domingo (17), chegamos a Cruzeiro do Sul as 16 horas de segunda (18). Não ouvimos se quer um desculpa pelo pessoal”.

Ontem o assessor parlamentar Artur Neto também enviou fotos do trecho entre Manoel Urbano e Feijó onde um ônibus quebrado esperava por socorro. Segundo informações dos internautas, cerca de 27 km estão prejudicando o tráfego normal de veículos pesados e leves. Um dos trechos mais castigados é entre as cidades de Tarauacá e Cruzeiro do Sul.

“A situação é crítica. Se as chuvas persistirem a rodovia poderá ser interditada”, disse o gerente de tráfego de uma empresa de ônibus que faz a linha e que preferiu não ser identificado.

Um funcionário do Deracre que faz a manutenção da BR e que tem escritório na cidade de Sena Madureira, conversou por telefone com a reportagem. Ele reconhece o problema. Sem querer se identificar disse que até para dar assistência nesta época do ano está complicado. “Não temos como trabalhar. Caso as chuvas cessem vamos poder fazer alguma coisa”, ressaltou, informando que motoristas já estão sendo rebocados para seguir viagem.

Leia mais Tribuna do Juruá

Jorge Viana e Antônio Monteiro responderão ação de improbidade administrativa na Justiça Federal.


A juíza da 2ª Vara Federal da 1ª Região acatou a ação de improbidade administrativa proposta pelo Ministério Público Federal do Acre (MPF-AC), contra o ex-governador e atual senador Jorge Viana (PT) e o assessor especial do Governo do Acre, Antônio Monteiro, que foi secretário de segurança na administração de Viana, frente ao Governo do Acre, no ano de 2005.

No site do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), a movimentação processual do dia 23 de março, destaca que a petição inicial da ação de improbidade administrativa ajuizada pelo MPF, em 2011, foi recebida nos “termos do art. 17, § 9º, da lei n. 8.429/92, determinando sejam ambos citados para contestarem no prazo legal, bem como intimados desta decisão”.

O processo teria sido enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), com a alegação que Jorge Viana, teria foro privilegiado. O STF devolveu a ação a Justiça Federal, justificando que o senador só teria foro privilegiado no processo criminal. A ação penal contra Jorge Viana deverá tramitar no supremo. Os ilícitos administrativos tramitarão no TRF1.

O MPF/AC ajuizou ação de improbidade administrativa contra Jorge Viana e seu secretário de segurança pública à época dos fatos, Antônio Monteiro Neto, por ilícitos ocorridos em 2005, na compra de material para o sistema de inteligência da Secretaria de Segurança do Acre. O valor da compra foi de R$ 249 mil, em recursos da Senasp do Ministério da Justiça.

JORDÃO: Júlio Nascimento será a atração principal do vigésimo primeiro aniversário da cidade.


Tendo em vista a proximidade do aniversário da cidade, a J.L Produções com o apoio da Rádio FM Cultural, realizou uma sondagem e disponibilizou os nomes de 04 (quatro) artistas para escolha popular como atração principal da festividade que marca os 21 anos de emancipação política de Jordão.

Após o levantamento, a empresa lançou os nomes dos Cantores, Bartô Galeno, Júlio Nascimento, Léo di Almeida e Sandro Lúcio, uma vez que todos têm boa aceitação na região.

Foi então, que entrou a Rádio FM, através do Programa Espaço Comunitário, com a enquete popular, onde mais de 400 (quatrocentas) pessoas participaram votando através de ligações e cartas no período de 2 (dois) dias, e escolheram com mais de 50% dos votos, o Cantor Brega Romântico Júlio Nascimento.

Em seguida, Kézio Araújo, representante da JL Produções no município, entrou em contato com o Poder Público, através do Prefeito, Élson Farias, que compareceu no estúdio da Rádio e confirmou a contratação do artista.

Élson Farias conversou ao vivo com Jean Lopes, o empresário da JL Produções, onde trataram o assunto e confirmaram o evento. O Prefeito destacou ainda, que a contratação desta atração se deu através de patrocinadores, e que não trará gasto algum aos cofres públicos do município. “Busquei parcerias com empresários, que me garantiram apoio e patrocínio quanto a atração para entreter o povo, então, deixo claro que não gastarei um centavo sequer do dinheiro público na contratação do artista. Finalizou o prefeito.

Agora faltam apenas os processos burocráticos, como assinaturas de contratos, entre outros, no entanto, a data já está marcada, dia 28 de abril, Jordão receberá o Cantor Júlio Nascimento, para fechar com chave de ouro o 21º aniversário da cidade.

Fala Jordão

ANIVERSARIANTE DO DIA- MARCELO MENDONÇA MATOS

Parabéns e muitos anos de vida. 

Marcelo Matos

JORDÃO: AMAC vem ao município tirar dúvidas dos secretários municipais sobre o que levam a inadinplência.


Associação de apoio aos Municípios do Acre-AMAC está em Jordão tratando de assuntos de extrema importância para a cidade.

O intuito é visitar todos os municípios levando informação aos novos prefeitos e secretários priorizando os itens que levam os municípios as inadimplências que são INSS, FGTS, Publicação de relatórios anuais enfim, falando da importância desses municípios saírem da inadimplência para que esteja apto a receber recursos e também conversando com todos os secretários falando da administração publica, lei de responsabilidade fiscal, princípios da administração para que possam fazer uma boa gestão.

Dessa forma, eles prestando bem atenção no que agente está colocando com toda experiência de 15 anos da Amac trabalhando com os municípios irá ajudar bastante da na gestão do prefeito.

O objetivo é fazer com que a mesma alegria que o prefeito entra quando ganha uma eleição é com essa mesma alegria que precisa sair e entregar seu mandato e toda suas prestações de conta, ou seja, saír com o nome limpo e deixando algo de bom para a comunidade que são as ações , as obras e as contas em dias. Disse Telma chaves diretora executiva  



quinta-feira, 21 de março de 2013

PRIVILÉGIOS: Moradores da reserva extrativista em Jordão recebem material para a construção de uma casa com luz elétrica e água encanada.


É de se perceber no sorriso de cada morador da Reserva Extrativista do alto Tarauacá-ASAREAT, ao receber o material para a construção de sua casa que será construída através do projeto de assentamento chamado “Projeto Casulo” PCA do INCRA em parceria com a Asareat.

Nesta primeira etapa mais 60 (sessenta) moradores foram contemplados, o projeto inclui uma casa em madeira medindo 10 x 06 mt com iluminação, água tratada e custará 18.000,00 (dezoito mil reais), para muitos deles algo inimaginável em sua vida anos atrás sem lhe custar um real.

É o governo federal e estadual dando dignidade ao ser humano em qualquer ponto do país.

Moradores recebendo material de construção de sua casa

Gerador de luz

Moradores recebendo material de construção de sua casa


Moradores recebendo material de construção de sua casa

JORDÃO: SEME realiza formação de professores para atuarem na Zona Rural.

A Prefeitura de Jordão, através da Secretaria Municipal de Educação encerrou na ultima segunda-feira, 18, a Primeira Etapa da Formação Continuada para 57 professores aprovados no Processo Seletivo Simplificado – Zona Rural.

Os encontros foram realizados na Sala de Reuniões do Centro de Cultura e Florestania, que tiveram duração de 40 (quarenta) horas. Nesse período os professores receberam orientações da equipe pedagógica da SEME e PNAIC, para melhor desenvolver as atividades pedagógicas no âmbito escolar.

Participaram do encerramento, o Prefeito Élson Farias, a Secretária Municipal de Educação, Meire Maria Sérgio de Menezes, o Vereador Abel Ximenes, a Secretária do Núcleo de Educação do Estado, Lucimar de Figueiredo Melo, o Vice-Presidente do SINTEAC, Eldo do Nascimento, o Gestor da Escola Bernardo Abdon da Silva, Ueliton Freire da Rocha, a Gestora da Escola Jairo de Figueiredo Melo, Neuzimar Cornélia de Jesus, a Formadora do Estado e Município, Maria José Neri de Araújo, o Coordenador Pedagógico do Ensino do Campo, Raimundo Nonato Vieira, e a Coordenadora do PNAIC, Irmã Nonata Aguiar.


Todos parabenizaram os professores que obtiveram as aprovações no Processo Seletivo, e que dentro de alguns dias estarão repassando os conhecimentos a centenas de alunos jordanenses.

A Secretária de Educação, Meire Sérgio, declarou a importância da qualidade da educação para o desenvolvimento do município, parabenizou a todos que aceitaram este desafio, e exigiu muita garra e trabalho dos professores. Meire cumprimentou ainda aos formadores, supervisores e equipe de apoio, pela dedicação nesse processo tão importante.

O Prefeito Élson Farias enfatizou o desejo em proporcionar uma educação de qualidade ao povo de Jordão, e lembrou que este é um dos seus maiores objetivos, quanto gestor do município.

Blog Fala Jordão 

JORDÃO: Diretoria de Esportes realiza torneio de futebol na Aldeia Altamira.


A Prefeitura de Jordão através da Diretoria Municipal de Esportes realizou no ultimo domingo, 17, um torneio para a comunidade indígena na Aldeia Altamira, alto Rio Tarauacá, a aproximada 120 minutos de barco do município.

Pelo menos 44 (quarenta e quatro) indígenas participaram das atividades esportivas, dividindo-se em 4 (quatro) equipes.
Em seguida, a Diretoria de Esportes realizou a premiação com troféus e medalhas para as equipes campeãs, e distribuiu ainda algumas bolas, incentivando a continuidade da prática esportiva nas comunidades indígenas.

O evento contou ainda com o apoio do Vereador Francisco Sereno (PCdoB), que declarou enorme satisfação, quanto a inclusão do povo HUNI KUIN, através do esporte

Blog Fala Jordão

JORDÃO: Mãe de estudante reclama da falta de professores e da estrutura física do prédio da escola Estadual no município.


As aulas da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, Jairo de Figueiredo Melo iniciaram no dia 25 de fevereiro de 2013 com muita dificuldade.
  
No início do ano a Secretaria de Estado de Educação, realizou um seletivo simplificado para a contratação temporária de professores para as escolas do estado, os candidatos de Jordão enfrentaram uma viajem de cerca de 6 a 8 dias pelo o rio, incluindo ida e volta, para fazerem as provas em Tarauacá, ou então, desembolsaram no mínimo R$ 300,00 (trezentos reais), para as passagens de avião, o que já é um grande investimento de acordo com nossa realidade.

Após serem aprovados no Seletivo, não chegam a ser contratados, por razões que desconhecemos.

Desde o início do ano letivo, os alunos do ensino fundamental estão estudando 2 (dois) horários de aula, ou seja, 2 (duas) horas por dia, pois estão faltando professores de história, português, e inglês.

É triste saber que crianças de 10 (dez) anos de idade, que estão iniciando no ensino fundamental, cheias de entusiasmo, pois, é a nova etapa na vida escolar, onde os mesmos estão em contato com novos professores, novas formas de aprenderem e também nova escola ainda continuam sem uma educação de qualidade.

Com isso, acaba deixando nossas crianças desestimuladas, e com toda razão.
Outra situação muito preocupante é que o pátio da escola, lugar onde as crianças se reúnem para merendar e fazerem atividades de recreação, está interditado, por motivo de que o teto está quase caindo. A previsão de reparo é somente para o mês de agosto de 2013. Enquanto o reparo não acontece, as crianças estão correndo um grande risco.

Na tarde de ontem, eu, Ivanilde Gomes, e vários pais, fomos até a escola, procurarmos a Gestora para nos dar alguma informação e ela nos informou, o que está ao alcance dela, está sendo feito, quase todos os dias ela vai até o Núcleo de Educação do Estado em nosso município, em busca de solucionar os problemas, mas não obtém nenhum resultado, ou seja, sai de lá sem previsão de quando serão encaminhados esses professores até sua escola.

Enfim, hoje será mais um dia de aula que não terá professor.
Eu como mãe, não estou querendo nada demais, quero apenas defender os direitos de minha filha de estudar, afinal é o que consta na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Então, venho pedir ao Secretário de Estado de Educação, senhor Daniel Zen, que tome as providências e solucione nossos problemas, pois, sem educação, como construiremos o amanhã melhor.

Certo que seremos atendidos, agradecemos a compreensão.
Jordão – Acre, 20 de março de 2013.
Ivanilde Gomes

 Fala Jordão