sexta-feira, 31 de agosto de 2012

O corpo de bombeiros com a secretaria de meio ambiente do estado do acre promovem ações de prevenção e controle de queimadas urbanas e florestais no município do Jordão.


No dia 31 de agosto de 2012 o Tenente Rômulo Barros do Corpo de Bombeiros realizou capacitação de voluntários para integrar a equipe de defesa civil do município do Jordão nas ações de prevenção, controle e combate as queimadas.

No 1º semestre a regional Tarauacá/Envira liderou os focos de calor, sendo que, segundo dados da SEMA  do dia 1º a 28 de agosto dos 562 focos registrados no Boletim do dia 28 desse mesmo mês, 87 focos foram emitidos pelo município de Feijó, 87 focos por Tarauacá e 8 pelo Jordão.

Segundo o Tenente Rômulo, o serviço de conscientização é importante, pois o período crítico da estiagem do ano passado foi o mês de setembro com 2030 focos de calor.
Na oportunidade foi distribuído o Plano Estadual Integrado de Prevenção e Controle as Queimadas, plano este construído por várias secretarias sob a coordenação da SEMA, na qual o secretário Edgar de Deus teve participação efetiva na integração e divulgação do referido plano.

No encerramento da capacitação houve um treinamento prático, sendo utilizados materiais doados pela secretaria de meio ambiente do estado, com a participação efetiva dos voluntários que fizeram utilização do material no combate realizado em uma simulação.

por João Brás



















Curso gratuito para o concurso da polícia civil.

Em uma fanpage no Facebook, na internet, está disponível gratuitamente um curso preparatório para o concurso da polícia civil. Para ter acesso, basta acessar o link https://www.facebook.com/conc.pol.civil e adicionar como amigo.


Leia o perfil:
É um curso gratuito especifico para o concurso público da Polícia Civil do Estado do Acre 2012 (Agente e Escrivão). Este curso surgiu para atender a demanda de candidatos, disseminar conhecimentos específicos do cargo pretendido, bem como preparar, com excelência e gratuitamente, potenciais candidatos de concursos jurídicos. Seja como complemento ou aprimoramento dos estudos. 

O material será selecionado e disponibilizado diariamente através de links, sejam vídeo-aulas, textos, e/ou informações sobre o concurso. Qualquer dúvida a respeito do edital, ou de qualquer conteúdo já publicado pode ser solucionada através das mensagens. Nossa equipe estará a disposição. Por ser uma página de mera indicação e direcionamento de conteúdo e informações, não nos responsabilizamos pelo uso incorreto das informações aqui divulgadas e nem por sua procedência.

fonte; blog do aciolly

Jingle da Zeina Menezes candidata a vereadora de Jordão.

Ouça ou Baixe AQUI

Aniversariante do Dia.


Raimundo Portela 

Parabéns amigo, que Deus abençoe você e toda sua família 

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Morre o cantor e radialista acreano Jorge Cardoso

O xapuriense Jorge Cardoso, morreu com 67 anos, e gravou oito discos 
Cantor e compositor Jorge Cardoso, 67 anos, sofreu infarto, na madrugada de hoje por volta de 2 da manhã, quinta-feira, 30, ele estava internado numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb).

O xapuriense Jorge Cardoso, morreu com 67 anos, e gravou oito discos. O primeiro em 1976, numa época de difícil acesso ao mercado fonográfico, principalmente para quem morava no norte do Brasil.
Segundo a família do artista, ele sentiu o ataque por volta das 9h30, após fazer exercícios físicos. Algo que costuma fazer diariamente. Socorrido, pela mulher, a comerciante Valquira Cardoso, o cantor foi levado às pressas ao Huerb. Mais nesta madrugada não resistiu e faleceu.

Hoje apresentava dois programas de rádio, um diário pela Rádio Difusora Acreana, durante a tarde (Jorge Cardoso em Ritmo Rural) e o outro na manhã dos sábados na Gazeta FM 93,3 (Jorge Cardoso e a Grande Parada Popular).

Ele foi junto com o cantor Sérgio Souto, o músico acreano de maior sucesso fora do Acre. Participou de programas de auditório em rede nacional apresentados por Chacrinha e Bolinha, na rede Bandeirantes, ladeado por “medalhões” da música brasileira como Raul Seixas e Sidney Magal.

O corpo de Jorge Cardoso será velado na Assembleia Legislativa.
A rádio Difusora Acreana emitiu nota de pesar pela morte do radialista e cantor.

Fonte: Jornal Rio Branco
Por João Brás

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

29 de agosto é o dia nacional de combate ao fumo. Você sabe quais substancias o tabaco tem e oque pode nos causar?


O Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado nesta quarta-feira (29), é um alerta para os 32 milhões de fumantes no Brasil. A ansiedade é um dos principais fatores que levam uma pessoa a fumar.


Em sete segundos, a nicotina chega a milhões de neurônios no sistema nervoso central. Na região do mesencéfalo, a nicotina interage com as células cerebrais e libera a dopamina, substância responsável pelo bem-estar, humor e atenção. “Se ele está triste, fica menos triste, se está ansioso, diminui temporariamente a ansiedade. Isso causa um condicionamento e, com isso, a dependência”, explica Jaqueline Issa, cardiologista do Instituto do Coração.

Das mais de quatro mil substâncias presentes no cigarro, pelo menos 40 são cancerígenas, como o alcatrão e o benzopireno. Eles pegam carona na fumaça e percorrem todo o sistema respiratório, mudando o DNA das células.

Já o monóxido de carbono faz um estrago na oxigenação de todo o corpo. “O desempenho das células é afetado porque em vez de receber 100% de oxigênio, passa a receber entre 90% e 94%. É mais ou menos o desempenho de um atleta que joga ao nível do mar e vai jogar futebol na altitude”, alerta a médica.

O cigarro causa prejuízo para o fumante, mas também causa muitos malefícios para a saúde do fumante passivo, pessoa que convive com quem fuma. Isso acontece, porque a fumaça tragada passa por um filtro, mas o fumante passivo respira toda essa fumaça sem que ela passe por filtro algum. “A fumaça que sai da ponta do cigarro tem três vezes mais monóxido de carbono do que a que o fumante inala, que passa pelo filtro”, afirma a psicóloga Silvia Cury Ismael.

Missionários da ONG JOCUM que passaram pelo Jordão deixaram saudades.


Missionário Fábio (acriano), sua esposa Fernanda (Paulista) , Dorielson (Acriano), Mari (peruana), Letícia (paulista) e Faynna (Acriana) 
Recentemente recebemos em nossa cidade 6 missionários de vários lugares do Brasil como São Paulo, Rio Branco e também do Perú, eles fazem parte a ONG Jocum (Jovens com uma missão), que tem como objetivo preparar jovens para a obra missionária.
Durante os 24 dias que passaram aqui, chamaram atenção das crianças com as peças teatrais e palhaçada nas escolas. É  através de teatro que eles divulgam a palavra de Deus as pessoas de todos as idades. 
São jovens que passaram meses tendo aulas teóricas  e um treinamento prático nos municípios de Marechal Thaumaturgo e Jordão. Estas fotos, são de uma apresentação realizada na Igreja Assembleia de Deus em Jordão, onde retratava a luta entre o Bem e mal. As forças das trevas levando as pessoas ao mundo das drogas e das desilusões e as forças do bem fazendo o resgate das almas oprimidas por este inimigo invisível.  
Desde a fundação de Jovens Com Uma Missão (JOCUM), em 1960, por Loren e Darlene Cunningham, temos visto milhares de pessoas ao redor do mundo envolverem-se no cumprimento da ordem de Jesus:
         Quem são.
Jovens Com Uma Missão (Jocum), é uma Missão internacional e interdenominacional, empenhada na mobilização de jovens de todas as nações para a obra missionária.
No Brasil, iniciaram suas atividades em 1975 através do casal Jim e Pamela Stier, em Contagem-MG. Hoje tem 53 Escritórios e Centros de Treinamento Missionário espalhados por todas as regiões do Brasil.
Para informações sobre a ONG acesse. http://www.jocum.org.br e conheça a JOCUM e sua missão.
Por João Brás
Veja algumas imagens.

Fundadores Loren e Darlene Cunningham















segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Denúncias no período eleitoral mexe com o sossego da administração de Jordão.

Minha opinião.

Ainda não se sabe de onde partiu a denúncia sobre improbidade administrativa em relação a administração do Prefeito Melo. Só sabemos que essas denúncias só vieram atona em pleno período eleitoral, portanto, tudo indica que foi gente ligada a oposição que denunciou. 

Todos nós Jordanenses já sabíamos disso e alguns até desejavam poder denunciar mais lhes faltava oportunidade. 

Sem querer defender ninguém, e acho até que essas denúncias foram tardias, mas, tenho que ser coerente e profissional ao mesmo tempo, como costumo postar no final de algumas matérias "Dai Cesar o que é de Cesar" , mas  nós sabemos também que este erro não é de agora na administração do Prefeito Melo e sim dos demais como Esperidião Junior, Turiano Farias e agora Melo.

Só as pessoas foram trocadas de acordo com a gestão, mas os escândalos são os mesmos, os roubos, se há, são os mesmos, e nós (povo), continuamos sofrendo e mendigando um pouquinho de pão a cada gestor e ainda no período eleitoral como agora, os mesmos lobos em pele de cordeiro aparecem dando uma santo ou justiceiros. 

Na verdade são todos farinha do mesmo saco, e qualquer um dos 3 candidatos que ganhar, os problemas, roubos e misérias, continuarão batendo á porta de nossas humildes casas. O único que nos oferece um pouco mais de esperanças é aquele que sempre sofreu junto com o povo, que sempre tentou resolver os problemas sem cauzar sofrimento por que se o povo sofresse ele sofreria junto. 

Precisamos nos reunirmos em um propósito e nas próximas eleições apontar pessoas coerentes, sofredoras, sinceras e honestas, que não tenha nenhum vínculo com esses gaviões e tornar-se um candidato que ofereça a verdadeira mudança que o Jordão precisa. 

Alguém com amor ao próximo como a se mesmo e que podemos dizer sem medo de se arrepender. 

Dai a Cesar o que é de Cesar e dai a Deus o que é de Deus.   

João Brás





Já leu a matéria? se não leia agora abaixo.


Servidores do município de Jordão estão lotados na cidade de Tarauacá sem controle efetivo de prestação de serviços. Um Inquérito Civil será instaurado pelo Ministério Público do Estado do Acre (MP/AC) para apurar o fato, que, segundo a Constituição Federal, caracteriza ato de improbidade administrativa. Entre os servidores, estão secretários municipais, auxiliares diretos e de confiança do prefeito de Jordão, Hilário de Holanda Melo, que também será investigado.

Segundo a promotora de Justiça Eliane Misae Kinoshita, o fato de servidores estarem lotados em um município diferente do que está vinculado compromete a eficiência no serviço público. “Muitas vezes, eles [os servidores] não exercem as funções para as quais prestaram concurso público e não estão sujeitos à fiscalização e controle de horário”, explica a promotora ao destacar a irregularidade como ofensa à moralidade administrativa e aos princípios da impessoalidade e da isonomia. “Isso evidencia um benefício em relação aos outros servidores, pois, em Tarauacá, dispõem de mais estrutura e fácil acesso.”

O prejuízo ao serviço público é agravado pela falta de fiscalização por parte da população, que não pode avaliar servidores à distância. “Eles deveriam estar trabalhando e residindo em seu município para verificar as necessidades e demandas da população por meio de contato direto”, afirma Eliane Kinoshita.
De acordo com a promotora, é compreensível a lotação de até dois funcionários em outro município para serviços burocráticos, como recebimento e encaminhamento de documentos e demandas. “O que é inaceitável é que dezenas de servidores do município de Jordão sejam lotados em Tarauacá sem qualquer controle efetivo de prestação de serviços”, acrescenta.

A investigação também se estende à lotação de vários vigias, auxiliares, serviços gerais, auxiliar de enfermagem e fiscal de vigilância sanitária na prefeitura de Jordão. “No dia 13 de agosto desse ano, ao ser abordada pela equipe da Promotoria, a secretária municipal de Cultura, Esporte e Lazer não soube sequer informar o cargo que ocupava no município”, conta Eliane Kinoshita. Na ocasião, nenhum dos demais secretários municipais estava presente no local no horário de expediente.

Agência de Notícias - MP/AC
Assessoria de Comunicação Social – ASCOM
   

Política Acriana. Jorge Viana vai ao Alto Acre apoiar os candidatos da Frente Popular


Sem pressa, ouvindo as pessoas, dialogando com candidatos proporcionais e apoiando os candidatos majoritários da Frente Popular. Assim foi a visita do senador Jorge Viana aos municípios da Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri neste final de semana. O senador disse estar animado com a receptividade da comunidade e o crescimento das campanhas majoritárias da Frente nesses municípios.

Jorge Viana esteve em Assis Brasil na sexta-feira (24) pela manhã. Lá participou de reunião com a comunidade e de uma visita ao comércio com a militância da Frente Popular em apoio à candidatura a reeleição da prefeita Eliana Gadelha. Também conversou com o ex-prefeito Manoel Batista e com lideranças da FPA no município.

Depois de almoçar em Assis Brasil, Jorge Viana foi para Brasiléia. Lá participou de uma animada caminhada pela principal avenida da cidade, ao lado da prefeita Leila Galvão e do candidato a prefeito pela FPA José Alvanir. Em seguida esteve reunido com a comunidade para uma longa conversa sobre a importância das eleições municipais para o futuro da cidade.

O senador também esteve em Epitaciolândia participando de atividades políticas em apoio ao candidato da FPA Marcos Fernandes. Ele foi recebido com festa pela militância e fez caminhada pela avenida internacional, onde conversou com comerciantes e populares sobre o futuro da cidade.

Jorge Viana pernoitou em Brasiléia e conversou, na manhã de sábado (25), com dirigentes da FPA. Depois seguiu para Xapuri onde, ao lado do prefeito e candidato à reeleição Bira Vasconcelos, participou de mais uma caminhada pelas ruas do comércio e também de reuniões com a comunidade. Como nos demais municípios, Jorge Viana foi recebido com festa pela militância petista e da Frente Popular.

“O Alto Acre é uma importante região do nosso Estado. Aqui a prefeita Leila, a prefeita Eliana e o prefeito Bira tem feito um importante trabalho para a melhoria da qualidade de vida do nosso povo. Faço questão de participar ativamente da campanha em Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri, porque esse trabalho que vem sendo realizado, precisa continuar”, disse Jorge Viana.

Nas conversas com a militância e a comunidade, Jorge Viana destacou sempre a importância de continuidade do projeto da Frente Popular para o desenvolvimento da região. “A melhor maneira de fazer campanha é como estamos fazendo: com humildade, pé no chão, ouvindo as pessoas, conversando sobre os problemas da cidade. Eu volto animado e revigorado dessa visita ao Alto Acre, pois percebo uma forte disposição da nossa militância em fazer uma campanha simples, com muita humildade, ouvindo as pessoas e apresentando propostas concretas para o desenvolvimento da região”, disse o senador. 

Assessoria


Acre. Homem tenta matar mulher a facadas no bairro Preventório.


Um homem identificado por Antônio Jefferson Quadro, mais conhecido por ‘Pelado’, tentou matar a dona de casa Maria Antônia Paulino da Silva, 34 anos, a facadas. O crime aconteceu por volta das 13h de sábado, 25, dentro de uma casa no bairro Preventório.

Conforme informações, Maria e ‘Pelado’ estariam separados. Na tarde de sexta-feira, 24, o homem procurou a mulher para reatar o relacionamento. Mesmo tendo medo do companheiro, Maria resolveu dar uma chance ao marido.

Na manhã de sábado, a mulher estava em casa junto dos filhos quando ‘Pelado’ chegou e iniciou uma discussão. Armado de faca, o acusado começou a espancar a vítima, asfixiando-a.

Ao ouvir os gritos de socorro das crianças, vizinhos invadiram a casa, mas o acusado já tinha começado a desferir golpes de faca na companheira. Ela foi ferida nas mãos quando tentava se defender e ainda foi atingida com dois golpes no peito.

Uma equipe do Samu foi acionada e socorreu a vítima, que foi encaminhada ao Pronto Socorro de Rio Branco, onde deu entrada em estado grave. O acusado conseguiu fugir levando a arma usada no crime. Policiais militares foram acionados e realizaram buscas na região, mas não conseguiram prender ‘Pelado’. Ele teria fugido em direção ao Rio Acre.

Fonte Jornal a gazeta
Por João Brás

PM de folga é morto na Zona Leste de São Paulo


Vítima estava em moto com o filho de 10 anos na garupa.
Testemunha diz que policial foi abordado por quatro homens, no domingo.

O policial militar Joaquim Carlos de Menezes foi morto a tiros, no domingo (26), na Zona Leste de São Paulo. Ele estava de folga e havia saído para buscar um lanche em um restaurante. Segundo a polícia, a vítima voltava para casa de moto com o filho de 10 anos na garupa quando o crime aconteceu.

O irmão do policial, que também seguia em uma moto, teria visto o crime. Em depoimento, ele contou que Joaquim foi rendido por quatro homens armados em duas motos.

De acordo com a polícia, os criminosos tiraram o menino da garupa, mandaram o policial descer, atiraram e fugiram. A vítima foi levada para o Hospital Santa Marcelina, também na Zona Leste, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Fonte G1.com
por João Brás

Previdência Social começa pagamento da metade do 13º salário a aposentados do INSS.



Beneficiários receberão quantia entre 27 de agosto e 10 de setembro.
Serão contemplados com a antecipação 25,6 milhões em todo o Brasil.


Começa nesta segunda-feira (27) o pagamento da metade do 13º salário aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os beneficiários receberão a quantia junto com a folha de pagamento de agosto, entre os dias 27 de agosto e 10 de setembro.

O INSS inicia os depósitos  para quem tem cartão com final 1 (desconsiderando-se o dígito). O pagamento para quem ganha acima do mínimo começa no dia 3 de setembro.
De acordo com o Ministério da Previdência, os depósitos serão interrompidos no dia 7 de setembro devido ao feriado de Independência. "Os segurados que possuem cartão com final 5 e 0 terão seus benefícios depositados no dia 10."

Não haverá desconto de Imposto de Renda (IR) nesta primeira parcela.
Consulta
O extrato mensal de pagamento estará disponível para consultas na página do Ministério da Previdência Social na internet a partir desta segunda-feira. Qualquer dúvida em relação às datas de pagamento pode ser esclarecida por meio da Central 135, segundo indica a Previdência.

A primeira parcela do abono, de 50% do valor do 13º, representa uma injeção extra na economia de R$ 11,2 bilhões nos meses de agosto e setembro, além dos cerca de R$ 23,8 bilhões do benefício mensal, diz o governo.
Exceções
Os aposentados e pensionistas, em sua maioria, receberão 50% do valor do benefício, mas há exceções.
A Previdência explica que, para aqueles que passaram a receber o benefício depois de janeiro, o valor será calculado proporcionalmente.

Quem não recebe
Por lei, não têm direito ao 13º salário os seguintes benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família.
Fonte G1.com
por João Brás

Igreja Assembleia de Deus realiza palestra no I encontro de casais.

A Igreja Assembleia de Deus em Jordão realizou nesta sexta-feira (24) o I encontro de casais no centro de cultura Melodias. A palestra foi ministrada pelo  Pastor Aníbal Francisco de Santana, presidente da Igreja de Rodrigues Alves-Ac, como o tema "Minha família meu maior patrimônio". 

Estavam presentes cerca de 40 casais de diversas congregações, como Monte Horebe, Congregação do Novo Porto no Rio Murú e da Sede, evangélico e não evangélicos. 
Após a palestra foi servido um jantar para todas as famílias presentes no encontro.  



Confira algumas imagens.
Por João Brás