sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Jorge Viana visita Cooperacre: “Um exemplo de economia sustentável”

Senador se reuniu com conselho fiscal e administrativo e foi informado sobre as conquistas da organização que reúne mais de 2 mil cooperados e movimenta mais de R$ 70 milhões por ano.

O senador Jorge Viana visitou nesta sexta-feira (20) a sede da Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre), em Rio Branco, onde se reuniu com os principais dirigentes da entidade e os presidentes das associações, delegados representantes das regionais, conselheiros de administração e conselheiros fiscais. Presente em 14 dos 22 municípios acreanos, a Cooperacre trabalha atualmente com beneficiamento, industrialização e comercialização de castanha, polpa de frutas e também de borracha, movimentando quase R$ 70 milhões por ano, sendo considerada um exemplo de gestão e de empreendedorismo sustentável.

“Durante o meu primeiro governo, a gente estimulou a criação da cooperativa de produtores, uma das ideias que o Chico Mendes sempre teve e defendeu, e que agora é uma realidade. Com o governo do Binho esse apoio seguiu, na época dos governos Lula e Dilma. Tinha a compra da produção pela CONAB, foi quando o mercado melhorou bastante, especialmente de castanha, com a reeducação alimentar das pessoas e o uso das barras de cereais. No governo Tião Viana houve uma expansão das fábricas e hoje a situação é fantástica”, declarou Viana.

O vice-presidente da Cooperacre, Antônio Mendes, e o superintendente Manoel Monteiro apresentaram ao senador as principais conquistas da cooperativa nos últimos meses. Também esteve presente ao encontro o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, Assis Monteiro, e o secretário municipal de Agricultura e Floresta de Rio Branco, Mário Fadell.

Fundada em 2001, a Cooperacre é gerida atualmente pelo extrativista Manoel Monteiro e é responsável pela maior parte da produção de castanha beneficiada do país, com planos de se tornar a maior do mundo. Sua capacidade é de beneficiar mais de 3 mil toneladas de castanha, contando com mais de 2.200 cooperados. A cooperativa detém, atualmente, contrato com três empresas multinacionais de grande credibilidade do mercado de alimentos, e garante a demanda com as três indústrias localizadas nos municípios de Brasileia, Xapuri e Rio Branco.

A produção de polpa de frutas chega a 1 milhão de toneladas por ano, de açaí, cupuaçu, acerola e graviola. Já em relação à borracha, a expectativa da organização para este ano é de beneficiar 500 toneladas do produto em suas fábricas.

“Me reuni com o conselho fiscal da cooperativa, que tem uma gestão transparente e participativa, formado pelos próprios produtores e líderes comunitários das associações. Então é um modelo econômico de uma economia sustentável, de baixo carbono, que protege e conserva as florestas, e que vê a floresta como um ativo econômico, que deve ser usada e preservada ao mesmo tempo”, defendeu o parlamentar que aposta na Cooperacre como uma referência para a Amazônia: “Fico feliz de ter ajudado no começo e ver que um sonho idealizado por Chico Mendes e pelos nossos governos, hoje é uma realidade e um exemplo”.

Fonte: Assessoria de Gabinete



Nenhum comentário:

Postar um comentário