quinta-feira, 16 de junho de 2016

ICMBio e Asareat visitarão comunidades com acompanhamento de Consultor do BIRD.

Na manhã desta quinta-feira (16), a gestora da Resex do Alto Tarauacá Léia Silva e o presidente da Asareat João Bráz, estarão descendo o Rio Tarauacá com suas equipes onde estarão apresentando aos moradores as alterações do Acordo de Gestão da Unidade (instrumente que ajuda na gestão da unidade), que vem sendo trabalhado conjuntamente com os moradores a mais ou menos seis anos atrás.

Desta vez, o documento passou por mudanças e deve ser levado ás comunidades para que tomem conhecimento das tais alterações feitas pelo conselho deliberativo da Resex.

Também estar fazendo parte da Equipe um consultor do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), com intuito de trabalhar na elaboração de um Plano de Gestão que venha financiar através da Asareat, a exploração, beneficiamento e comercialização de produtos da floresta como óleo do Cocão, carvão de coco, óleo de copaíba entre outros produtos.

Esta é sem dúvida, mais uma possibilidade de alternativa de renda as famílias que lá vivem, caso der certo. Com isso, contamos com ajuda de nossos políticos locais para que, ao invés de levar para as comunidades uma bola e troféu, leve um projeto de alternativa de renda para que essas pessoas se liberte social e economicamente.


A Asareat precisa apenas de ajuda de pessoas capacitadas para elaboração dos projetos. Para se ter uma ideia, já rodam pela Asareat cerca de 3,5 milhões de reais em projetos que podem não dar certo por falta de apoio. Enquanto isso, nossos políticos se aventuram pelas barrancas dos rios sem nenhuma alternativa mais concreta para nossos extrativistas. VAMOS NOS UNIR, E TRABALHAR PELO POVO.

Algumas imagens do nosso trabalho














Estudante indígenas é escolhida pra carregar tocha Olímpica no Acre.

Estudante de biologia da Ufac, Alana Manchineri, de 25 anos, é uma das condutores da Chama Olímpica em Rio Branco (AC) e prepara manifestação contra PEC 215

Os povos da floresta serão representados pela estudante Alana Keline Costa Silva Manchineri, 25 anos, quando o Revezamento da Tocha Olímpica passar por Rio Branco, capital do Acre, na terça-feira (21). Ela, que é do Povo Manchineri, do município de Assis Brasil, a 342km da capital, cursa biologia na Universidade Federal do Acre (Ufac) desde 2010 e é articuladora da Comissão Nacional da Juventude Indígena.

Alana foi uma das 10 pessoas indicadas pela Prefeitura de Rio Branco para carregar a Chama Olímpica. Os outros condutores foram escolhidos por patrocinados oficiais do evento por meio de promoções. Ao todo, serão 120 condutores num percurso de 24km.

Como jovem, indígena, aceitei o convite. Vou representar os povos indígenas, o respeito à diversidade. Hoje, no Acre, existem pessoas qure não conhecem os povos indígenas do estado e precisamos divulgar a nossa cultura. Mostrar que somos indígenas contemporâneos, que podemos carregar a Tocha Olímpica e também podemos nos manifestar - comentou Alana.

A estudante também prepara uma manifestação a favor dos povos indígenas, que são contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 215). Atualmente, a Fundação Nacional do Índio (Funai), o Ministério da Justiça e a Presidência da República tomam a decisão sobre a demarcação das terras indígenas.

- Minha intenção, durante o percurso da Tocha, é, após passar a Chama, carregar um cartaz dizendo não à PEC 215, que é um projeto que visa transferir do poder executivo para o legislativo (Congresso Nacional) a demarcação de terras indígenas. No momento, é uma das pautas reivindicadas pelo movimento indígena nacional para que isso não aconteça - concluiu.
                                                      

Jovem larga vida em São Paulo após encontrar noiva do AC em site cristão.

'Quando o vi no avião tinha certeza que queria casar com ele', diz jovem. Casamento ocorreu em Rio Branco em maio de 2015.

Um site de relacionamento, uma distância de 3.571 Km, encontros durante escalas em aeroportos e, enfim, o casamento. O romance, que mais parece um roteiro de filme, é a história dos estudantes Larissa Bastos, de 26 anos, e Carlos Augusto, de 25. No início de 2012, enquanto estava online em um site de relacionamento religioso chamado "Amor em Cristo", o paulista Augusto puxou papo com Larissa, trocaram contatos de Facebook e iniciaram uma amizade à distância.

"Eu tinha feito meu cadastro no site há muito tempo. No dia, estava mostrando o site para um amigo meu e ele veio falar comigo. Iniciamos, então, uma amizade porque ele queria saber como eram as opções de estudo no Acre. Viramos, inicialmente, confidentes", revela a jovem.

Larissa é mineira, mas mora no Acre desde 1999. Ela diz que não tinha pretensão de encontrar um par perfeito, mas sim, queria conhecer pessoas novas e iniciar amizades. "Eu queria conversar, mas outros sites têm um perfil mais pesado, então optei por um site cristão. Tanto que no início comecei a tratá-lo como amigo", relembra.

Foram nove meses conversando pela internet e também por telefone. O contato iniciava logo pela manhã e se estendia durante todo o dia. Somente em novembro, Augusto resolveu sair de São Paulo para conhecer a namorada. "Fiquei muito tenso. Era a primeira vez que eu pegava avião e que também saía de São Paulo. Então, tudo era novidade. Estávamos muito nervosos", conta.

Já Larissa, fez pesquisas em órgãos públicos para checar a ficha do parceiro. Hoje, ela conta animada que tomou todas as precauções antes de concordar encontrá-lo pessoalmente. O primeiro encontro, segundo o casal, foi um misto de felicidade, amor e também sutileza.
"Ele foi o último a sair do avião, meu amigo que tinha ido ao aeroporto comigo começou a dizer que ele não tinha vindo e que eu havia feito papel de besta. Mas, quando eu o vi descendo do avião, tinha certeza que casaria com ele", enfatiza com uma troca de olhares com o parceiro.

Devido à rotina, Augusto conseguiu passar apenas dois dias na capital acreana ao lado da amada. Larissa não facilitou e garante que no primeiro encontro não houve, sequer, troca de beijos. "Eu estava analisando tudo", argumenta.
Já no segundo encontro, poucos meses após o primeiro, o namoro estava consolidado. Os dois assumiram o amor que sentiam um pelo outro e começaram uma luta contra o tempo e a distância para poderem partilhar da companhia um do outro.



G1.com

Alan Rick propõe medidas rígidas para a legislação que trata da segurança das barragens no país.

Desastres com rompimento de barragens são frequentes no Brasil, especialmente com aquelas destinadas ao acúmulo de rejeitos. 

Com o objetivo de aperfeiçoar a legislação que propõe a fiscalização das barragens pelos órgãos públicos, o deputado federal Alan Rick (PRB) apresentou parecer favorável aos Projetos que tratam da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), na forma de um substitutivo que altera a atual legislação – Lei nº 12.334/10, para que seja incluído o Plano de Ação de Emergência (PAE).

“O Brasil registrou o desastre da barragem de Mariana/MG e que trouxe severos impactos. Mas infelizmente já ocorreram centenas de desastres com prejuízos irreparáveis aos ecossistemas naturais, e os impactos ainda estão ocorrendo. Se houvesse mais cautela e melhor fiscalização por parte dos órgãos públicos, essa tragédia teria sido evitada. E o que proponho é isso, criar condições mais rigorosas”, explica Alan.

Foram encaminhados para o parecer do vice-presidente da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA), Alan Rick, dois projetos. O PL nº3.775/15, do deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), que propõe aprimorar os requisitos de elaboração e os critérios para implantação do PAE; e o PL nº 4.287/16, apresentado pela Comissão Externa destinada a acompanhar e monitorar os desdobramentos do desastre ambiental, ocorrido em Mariana – MG e região. E nesta quarta-feira (15) a CINDRA aprovou por unanimidade o substitutivo do parlamentar.

“Segui orientações feitas por representantes do Ministério Público. Atualmente a fiscalização está baseada principalmente na análise documental. Porém, entendo que a vistoria deve abranger avaliação de indicadores que comprovem a segurança da estrutura, conforme definido em regulamento e minhas ressalvas adicionadas à matéria são referentes à avaliação desses indicadores de segurança de barragens, conforme o regulamento”, observa Alan Rick.

“A segurança das barragens de rejeitos tem sido objeto de intensa preocupação no Brasil após o desastre de Mariana, o meu projeto foi acolhido pelo deputado Alan e ele fez um substitutivo incluindo alguns aspectos que o debate sugeriu. Com isso fiquei muito grato, porque ele aperfeiçoou as ideias colocadas no conteúdo da minha matéria, e ainda foi aprovado por todos da Comissão”, explica Arnaldo Jordy, autor de um dos PLs.

Desastres com rompimento de barragens são frequentes no Brasil, especialmente com aquelas destinadas ao acúmulo de rejeitos. De acordo com o Professor Aloysio Portugal Saliba, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos da UFMG, que proferiu palestra em audiência pública da Comissão Externa sobre o Rompimento da Barragem de Mariana, as barragens de rejeito da mineração são construídas e, muitas vezes, alteradas ao longo de toda a operação, o que faz com que o controle sobre elas tenha que ser mais rigoroso.

Agora a matéria segue para a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS), Minas e Energia (CME), Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) e em seguida para o plenário.


Mazinho diz que só faz aliança com o PSDB em Sena se os tucanos aceitarem o cargo de vice.

Mazinho afirmou ainda que o PMDB fechou aliança com o Partido Progressista (PP) e aguarda adesões de novas siglas nos próximos dias.

Em Sena Madureira os partidos da oposição continuam caminhando em sentidos contrários. Em entrevista à ContilNet nesta terça-feira (14), o presidente da executiva municipal do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) de Sena Madureira, Mazinho Serafim, garante que sua pré-candidatura a prefeitura de Sena está mantida, independente de quantos outros candidatos a oposição lance, e questionou a suposta supremacia tucana naquela cidade que, segundo ele, “sempre reivindica a cabeça das chapas majoritárias e ainda quer apoio nas proporcionais”.

Falando de forma direta, Mazinho afirmou que até aceita conversar com as lideranças do PSDB, desde os tucanos aceitem o cargo de vice.
“Se a oposição quer ter múltiplas candidaturas que tenha, mas eu não abro mão da minha pré-candidatura em hipótese alguma. Já estamos com sete candidaturas seguidas do PSDB. Uma hora para prefeito, outra hora para deputado federal, uma para estadual, depois para prefeito de novo.Quando é que outra pessoa poderá ser candidato em Sena Madureira. só quando o candidato deles, do PSDB, morrer? Se deixarem, na próxima eleição o PSDB terá candidatura novamente e ainda será o mesmo candidato”, afirmou referindo-se a Toinha Viera que foi prefeita de Sena Madureira por dois mandatos e já disputou diversos pleitos.

Mazinho afirmou ainda que o PMDB fechou aliança com o Partido Progressista (PP) e aguarda adesões de novas siglas nos próximos dias. “Nós fechamos uma aliança com o PP, do deputado Ghelen Diniz e será de lá que vem o nosso vice. Estamos firmes com nosso projeto”, diz.
O pemedebista encerrou a entrevista negando que tenha cogitado aliança com o atual prefeito, Mano Rufino. “Saiu uma noticia que dizia isso, mas não é verdade. Jamais apoiaria alguém que integra a Frente Popular. Foi da Frente Popular não conte com meu apoio”, avisa.


 Contilnet.com

Polícia encontra corpo de menino arrastado por jacaré na Disney

Corpo foi encontrado intacto por mergulhadores irá para identificação formal. Criança de 2 anos brincava em lago quando foi arrastada por animal.

A polícia encontrou nesta quarta-feira (15) o corpo do garoto de dois anos de idade que foi arrastado na noite de terça-feira por um aligátor (jacaré americano) no lago de um resort da Walt Disney World, no estado da Flórida (EUA).

O chefe da polícia do condado de Orange, Jerry Demings, disse que o corpo foi encontrado intacto na água por mergulhadores e que agora irá para necropsia e identificação formal, mas que não há razões para pensar que não seja do garoto.

Com uso de barcos e helicóptero, a polícia procurou ao longo do dia pelo menino que foi atacado pelo réptil no Seven Seas Lagoon, no hotel Disney's Grand Floridian Resort and Spa, em Lake Buena Vista. Ele estava brincando na água enquanto sua família, que mora no Nebraska, estava na beira do lago, disse o xerife Demings.

"O pai entrou na água e tentou agarrar a criança e não teve sucesso", afirmou Demings, acrescentando que a mãe também tentou resgatar o menino. O pai sofreu ferimentos na mão durante a tentativa de salvar o filho.

"Como um pai, como um avô, vamos esperar pelo melhor nestas circunstâncias, mas, com base nos meus 35 anos de experiência no cumprimento da lei, sabemos que teremos alguns desafios", disse Demings.

Ele disse que o animal possivelmente tem cerca de 1,2 a 2 metros de comprimento. "Todos aqui no Walt Disney World Resort estão devastados por este acidente trágico. Nossos pensamentos estão com a família e estamos ajudando a família", disse uma porta-voz.


 G1.com

Bombeiros tentam há mais de 9 horas retirar 3 pessoas soterradas em igreja.

Os bombeiros trabalham desde o meio da tarde desta quarta-feira (15) para retirar três pessoas que ficaram soterradas no desabamento de um prédio onde funciona uma igreja evangélica Assembléia de Deus. Duas pessoas já foram localizadas e receberam oxigênio e uma terceira pessoa ainda não foi encontrada.

A prefeitura de Diadema diz que o prédio estava em reforma, mas não tinha alvará para a obra. Segundo testemunhas, de 10 a 15 pessoas participavam de um culto evangélico no momento do acidente.

De acordo com o tenente-coronel dos Bombeiros Nauheimer, os fiéis que se feriram participavam de um culto de libertação quando o teto despencou.

Ao todo, quatro pessoas foram socorridas: três crianças e um adulto. Três delas receberam ajuda de vizinhos e outras duas, dos bombeiros (sendo que uma das crianças foi levada ao pronto-socorro do Hospital Estadual de Diadema). Às 17h, outras duas vítimas já haviam sido visualizadas com vida e aguardavam resgate.

Em nota, a Prefeitura de Diadema afirmou que "o prédio estava em reforma, porém sem autorização da Prefeitura". Segundo o comunicado, "a Secretaria de Habitação notificou o espaço em 13 de junho e solicitou apresentação de alvará de aprovação e execução da obra. A orientação foi paralisar a obra até a apresentação dos documentos".

O advogado da Assembleia de Deus, Kaique Nicolau de Lima, afirmou que a obra estava parada "há mais de 15 dias". "É uma igreja antiga, com mais de 60 anos. A documentação estava sendo agilizada junto à Prefeitura”, disse.


Segundo os bombeiros, o desabamento ocorreu por volta das 15h30, quando algumas pessoas participavam de um culto. Às 19h, 20 veículos da corporação, com 70 profissionais ao todo, atendiam a ocorrência. Eles recebiam apoio da Defesa Civil e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

G1.com

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Jorge Viana debate mudanças no novo Marco da Ciência e Tecnologia.

Senador apresentou projeto para restabelecer vetos aprovados no Senado e nesta sexta-feira promove um debate sobre o tema no Acre

O senador Jorge Viana promove nesta sexta-feira (02), um encontro na Biblioteca da Floresta, a partir das 15 horas, para discutir com a comunidade científica e pesquisadores do Acre as mudanças e perspectivas para a Ciência e Tecnologia no Brasil. O senador, que foi relator do projeto do novo Marco da Ciência, Tecnologia e Inovação, criticou da tribuna os vetos do Congresso Nacional aprovados nesta semana e que, segundo ele, tiram importantes conquistas do setor.

De acordo com o parlamentar, a nova legislação havia sido amplamente discutida com representantes da área, envolvendo dirigentes da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Academia Brasileira de Ciência (ABC), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), entre outros.

“A comunidade científica, as universidades, os centros de pesquisa começaram a se reunir e fizeram mais de 200 reuniões. Elaboraram um projeto de maneira suprapartidária. Mas, o governo federal fez oito vetos, entre eles o que oferece bolsas para estudantes. Isso não é custo, é investimento”, destacou o parlamentar.

Para tentar resgatar essas conquistas, o senador Jorge Viana apresentou o Projeto de Lei do Senado 226/2016, que repõe as conquistas retiradas com os vetos. “Estou certo de que, com isso, vamos fazer esse ajuste de rumo na legislação. É a esperança que tenho, mas para isso temos que trabalhar”, declarou.

O novo projeto será apresentado durante o encontro realizado no Acre que vai envolver representantes da Embrapa, das universidades, da Fundação de Tecnologia (Funtac), da Fundação de Amparo à Pesquisa, Secretaria de Ciência e Tecnologia do Acre e outras.

Ministério – Outra crítica do senador foi a fusão do ministério de Ciência e Tecnologia com o de Comunicação, promovida pelo governo de Michel Temer. “Nenhum país do mundo faz isso. Não é possível que a gente vá agora interromper esse caminho que estava colocando o Brasil em uma posição de destaque no mundo, saímos de menos de 1% da produção científica mundial para acima de 2,5% porque apostamos na comunidade científica, apostamos na ciência e tecnologia. É por isso que aqui eu faço um apelo. Eu acho que a diminuição de ministérios é importante, mas não podemos tirar um segmento que é estratégico para o País”.

Na próxima terça-feira (07), a Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação do Senado vai promover uma audiência pública com a presença do ministro das Comunicações, Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab. A audiência atende a um requerimento do senador Jorge Viana.


“Se o Brasil quiser se firmar como uma grande nação no século XXI, tem que ter a ciência, a tecnologia e a inovação como aliados, isso tem estar estabelecido dentro da estrutura do Estado brasileiro”, defende Viana.