sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Diretoria da Asareat participa do III Encontro da Floresta no Pará e faz reivindicações para Jordão.

Aconteceu em nos dias 28 e 29 de outubro na Reserva Extrativista Tapajós/Arapiuns em Santarém no Pará o III Encontro da Floresta onde os estados da região norte Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além do serrado mineiro, Maranhão e Piauí que também participaram do evento onde foram feitas varias reivindicações que serão entregues ao governo federal em forma de um documento.
As principais reivindicações eram relacionadas às demarcações de terras, assentamentos e reconhecimento das populações ribeirinhas e extrativistas além dos indígenas e quilombolas.

Os temas foram divididos em 4 temáticas de ampla discussão como Saude, educação, habitação, saneamento básico e produção familiar e reforma agrária.

Educação
Na educação foi reivindicado ensino médio regular nas comunidades rurais com acesso a internet para que os jovens não sejam obrigados a virem pra cidade para continuarem os estudos. Além de incluir no currículo nacional assuntos de acordo com as regiões para esses alunos conhecer sua própria realidade entre outras reivindicações. 

Produção familiar
Sobre produção foi colocado em pauta a ampliação do Programa de Aquisição de Alimentos –PAA, incorporando a merenda escolar além de alterar a lei que reza em 30% da merenda regionalizada para quase ou igual a 100% através do PNAE. Também a desburocratização de acesso aos meios de fomento e financiamento junto aos bancos e programas como o Pronaf mais alimento e fomento mulher, para investimentos na agricultura familiar e assistência técnica garantida.

Saude
Na saúde foi discutido sobre a ampliação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde, atendimento de saúde as comunidades periodicamente além de aquisição de ambulânchas.

Habitação
Sobre habitação o encontrou cobrou mais agilidade aos programas Minha Casa Minha vida através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), além de energia, agua tratada e sistema de esgoto nas residências. Incluindo as demarcações de terras indígenas.

O município de Jordão esteve presento representado pela diretoria da Associação dos Seringueiros e Agricultores da Resex do alto Tarauacá (Asareat), que aproveitando fez contato com o MEC para uma possível implantação de uma encola de ensino médio regular na comunidade Jaminawá onde os alunos da Resex possam morar e estudar na Unidade de Conservação perto de suas famílias. 


A Asareat ainda conversou com Incra na intenção de articular a liberação dos recursos do crédito moradia que está a mais de 2 anos com pendencias. Acreditamos que o encontro foi positivo e em 2017 ao voltarmos para o IV Chamados já teremos pelo menos uma resposta das reivindicações aqui feitas. Concluiu o presidente da Associação João Bráz.
Desembarque em Brasília

Parte da delegação do Acre

Chegada ao porto de Santarém

Juventude do Acre 

Asareat conversando com  Drª Mary Helegrette

Praia São Pedro n Resex Tapajós/ Arapiuns

Rio Tapajós 

Rio Tapajós

Rio Tapajós

Rio Tapajós

Secretária Nacional de Educação   

Nenhum comentário:

Postar um comentário