terça-feira, 18 de agosto de 2015

Avião desaparecido com 54 a bordo é encontrado após queda na Indonésia.



Vista aérea mostra abertura na mata com destroços identificados como do avião desaparecido da Trigana Air em Oksibil, na ilha de Papua, Indonésia. O avião de passageiros caiu no domingo (16) com 54 pessoas a bordo e foi localizado ainda com sinais de fogo (Foto: AP/Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia) 
Aeronave da Trigana Air Service desapareceu na província de Papua. Avião levava 44 passageiros adultos, 5 tripulantes e 5 crianças e bebês.

Um avião de passageiros da Indonésia transportando 54 pessoas que havia perdido o contato com o controle de tráfego aéreo neste domingo (16) foi encontrado após o acidente. "Temos informação procedente de residentes que o avião da Trigana Air foi achado em uma montanha do subdistrito de Okbape", anunciou em entrevista coletiva em Jacarta o diretor-geral de Aviação do Ministério indonésio de Transportes, M. Prasetyo.
Ele disse ainda que as equipes de buscas chegarão na manhã desta segunda-feira ao local e que ainda não há informações sobre sobreviventes. Veja o que já se sabe sobre o acidente até o momento:
Foto de arquivo de dezembro de 2010 mostra avião da Trigana Air Service ATR42-300, similar ao que desapareceu em Papua-Nova Guiné (Foto:  AP Photo)
Trajeto
O avião modelo ATR 42 da Trigana Air Service partiu em um voo doméstico de Jayapura, capital da província de Papua, com destino a Oksibil, distrito que também fica em Papua, na Indonésia.

Número de ocupantes
No avião, havia 54 pessoas, sendo 44 passageiros adultos e cinco crianças e bebês, além de cinco tripulantes.

Horários e perda de contato
O voo tinha duração prevista de 54 minutos e teria desaparecido 33 minutos depois de decolar. A tripulação não teria relatado nenhum problema durante o voo.

O avião decolou do Aeroporto Sentani, em Jayapura, às 14h22 do horário local (2h22 do horário de Brasília) e deveria pousar em Oksibil às 15h16 do horário local (3h16 do horário de Brasília). O avião perdeu contato às 14h55 do horário local (2h55 do horário de Brasília).

Como foi encontrado
Moradores da área relataram que viram a queda do avião às autoridades e o diretor-geral de Aviação do Ministério indonésio de Transportes, M. Prasetyo, confirmou que a aeronave foi encontrada em uma montanha do subdistrito de Okbape, com base no relato dos moradores.

Buscas
As autoridades da Indonésia decidiram suspender as buscas devido ao mau tempo e às condições da área, que é montanhosa e extremamente íngreme. Os trabalhos serão retomados na manhã desta segunda-feira.

Sobreviventes
Não há informações sobre sobreviventes.

Queda
A aeronave desapareceu na região leste da Papua, segundo a Agência Nacional de Pesquisa e Resgate da Indonésia (Basarnas). Moradores da área relataram que viram a queda do avião. "Recebemos relatos de moradores. Nós, juntamente com a equipe de busca e resgate, também enviaremos aviões para procurá-lo", disse o diretor de operações da Trigana, Beni Sumaryanto.

Tempo ruim
Depois de o avião perder contato, a companhia aérea indonésia ordenou que outra aeronave fizesse o mesmo percurso para tentar localizar o avião desaparecido. "O tempo estava muito ruim, o avião não encontrou o outro e voltou para Sentani. Oksibil é uma zona montanhosa, onde o tempo é muito imprevisível. De repente, pode ficar nebuloso, escuro e com ventania, sem aviso prévio", explicou Sumaryanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário