terça-feira, 21 de julho de 2015

População Jordanense vai as ruas se manifestar por justiça.

Multidão em frente a delegacia da cidade

Cerca de 400 pessoas, a maioria vestidas de preto em sinal de luto, foram às ruas da pequena cidade de Jordão-Acre hoje pela manhã, em manifestação contra a impunidade dos crimes atualmente acontecidos e por busca de Justiça mais presente. As reivindicações se dão depois de vários casos de homicídios acontecidos no município e que até hoje seguem sem solução além do mistério a cerca de cada um deles. 

O movimento foi idealizado pela Jovem Roberta Oliveira e família das vitimas, em busca de soluções para os casos de violência que vem cada dia aumentando na cidade e a impunidade tem sido, até hoje, o resultado final. Recentemente um jovem de 26 anos foi morto por sua companheira e depois de algumas horas presa foi liberada. Sem falar que depois disso outras pessoas já foram transferidas para Rio Branco vitimas de violência por arma branca. 

Misteriosamente outras pessoas foram mortas, algumas foram achadas boiando nos rios e outras até então não apareceu e cada caso tem sido uma incógnita. A manifestação foi totalmente pacifica e respeitosa. Pelas redes sócias varias pessoas parabenizaram o ato pela forma que foi conduzido e pelo conteúdo apresentado. 

O encontro começou as 08h30min na Avenida Francisco Dias em frente o Auto Posto Jordão, caminhou por varias ruas e parou as 09h40min em frente a delegacia de policia civil. Nas mãos, familiares da vitimas levantavam faixas com seus recados ás autoridades. O Chefe do Posto Policial José Ribamar disse que o movimento é legitimo e necessário para Jordão. As principais reivindicações eram: 

·        A presença do Judiciário na cidade de 30 em 30 dias ou pelo menos de 3 em 3 meses.

·         Um delegado que venha residir na cidade;
·     Mais policiais civis e reforma da delegacia, pois trabalham em condições insalubre e desumana aos presos;
·         Mais policiais militares
·         Menos impunidade e menos abuso de autoridade

Os moradores do bairro novo (Bairro Lindolfo Mateus) também se uniram ao movimento cobrando das autoridades locais melhores condições de acesso, pois as crianças daquele lugar vêm pra escola tendo que passar por verdadeiros lixões exposto ao ar livre, além de muita lama, agua empossada enquanto outros se acham no direito de usar o barro em terrenos públicos para aterrar seus quintais ou simplesmente vender. 

A tarde os manifestantes sabendo da chegada do Senador Jorge Viana na cidade, foram até ao Aeroporto expor suas reivindicações. Ao sair da cidade Jorge Viana garantiu que irá pessoalmente ao Secretario de Estado de Segurança do Acre, fazer um pedido para que o mesmo possa atender o município.  

Agradecimentos. 

A Organização do manifesto agradece a todos os moradores que participaram, os que contribuíram direta ou indiretamente e a Policia Militar que acompanhou os manifestantes durante todo o trajeto.

Por João Braz 



 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário