domingo, 18 de janeiro de 2015

Corpo de Marco Archer é cremado na Indonésia após execução. Dilma está indignada.


Embaixada do Brasil diz que tia vai trazer as cinzas para o Brasil. Ele foi fuzilado neste sábado após condenação por tráfico de drogas.

O corpo do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, executado na madrugada deste domingo (18) na Indonésia – 15h31 deste sábado (17), pelo horário de Brasília –, foi cremado quatro horas após a morte do instrutor de voo, informou ao G1 por telefone o plantão da Embaixada do Brasil em Jacarta, capital do país. Archer havia sido condenado à morte por tráfico de drogas. Após o fuzilamento e a constatação da morte, o corpo passou por uma limpeza feita pelos médicos e pela equipe de embalsamamento. Ele foi reconhecido três horas mais tarde pela vice-cônsul da embaixada e, por fim, conduzido até o crematório.

Uma tia de Archer, Maria de Lourdes Archer Pinto, acompanhou o cortejo junto da vice-cônsul. Antes da cremação, ela se despediu do sobrinho, segundo o plantão da embaixada.


Em nota divulgada neste sábado (17), o Palácio do Planalto informou que a presidente Dilma Rousseff está “consternada e indignada” com a execução do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira na Indonésia. O embaixador do Brasil em Jacarta, Paulo Alberto da Silveira Soares, será chamado para consultas.

Na linguagem diplomática, chamar um embaixador para consultas representa uma espécie de agravo ao país no qual está o embaixador. O Itamaraty informou que não há data prevista para o retorno de Paulo Alberto da Silveira Soares ao Brasil.

“A presidenta Dilma Rousseff tomou conhecimento – consternada e indignada – da execução do brasileiro Marco Archer ocorrida hoje às 15:31 horário de Brasília na Indonésia”, afirmou o Planalto. Moreira, de 53 anos, foi condenado à morte por tráfico de drogas

Nenhum comentário:

Postar um comentário