quinta-feira, 10 de abril de 2014

TARAUACÁ: Prefeito decreta situação de emergência no município.

Em virtude do desbarrancamento de parte do bairro Luis Madeiro, da rua Lauriete Borges e rua 31 de Maio, o prefeito Rodrigo Damasceno, na tarde desta quarta-feira,09, decretou situação de emergência no município de Tarauacá. Segundo informações da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, 16 famílias estão desabrigadas, sendo amparadas pelo aluguel social da Prefeitura e mais de 180 em situação iminente de risco. 

ENTENDA O CASO - A cidade de Tarauacá sofre todos os anos com as cheias do rio Tarauacá e Muru, sendo que quem mais sofre são as famílias humildes que residem às margens do rio Tarauacá, que por sua vez corta os bairros Ipepaconha, Senador Pompeu, Luis Madeiro e bairro dos Borges até o bairro Corcovado. 

No ano de 2014 o município de Tarauacá teve o nível de chuvas elevados em mais de 40mm dos últimos três anos, o que provocou diversas alagações no período de janeiro a março, fato que acarretou o rompimento de uma volta do rio Tarauacá acima do bairro Ipepaconha. O rompimento desta volta do rio elevou ainda mais os níveis das águas que chegam agora na cidade com mais velocidade. O rio com um novo curso faz com que aconteça um fenômeno conhecido como desbarrancamento. Desbarrancamento que está acontecendo no bairro Luis Madeiro e parte da rua Lauriete Borges, e rua de 31 de Maio, danificando ruas recém construídas e as casas de diversas famílias. 

Outro ponto agravante é o desbarrancamento do local onde está encostada a ponte que integra a cidade à BR 364, que segundo informações dos Corpos dos Bombeiros e Coordenadoria da Defesa Civil já encontra-se danificações na estrutura que sustenta a ponte. 


“O decreto vai nos facilitar uma relação mais direta com o governo federal. Mesmo diante do apoio que já estamos recebendo da presidente Dilma do governador Tião Viana, em projetos para construção de casas populares”, explica o prefeito Rodrigo Damasceno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário