segunda-feira, 7 de abril de 2014

André Vargas pede licença de 60 dias do mandato de deputado na Câmara.

Segundo a revista, o petista atuava com doleiro em projeto do governo federal. Deputado alegou 'interesse particular' e disse que denúncias são 'ilações'.

O vice-presidente da Câmara, André Vargas (PT-PR), entregou nesta segunda-feira (7) à Secretaria-Geral da Mesa da Câmara carta com pedido de afastamento temporário por 60 dias do mandato de deputado federal (veja a íntegra da carta ao final desta reportagem). Vargas é alvo de denúncia de envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal. Parlamentares de oposição pedem investigação da conduta do petista.

Após o pedido, a assessoria do deputado divulgou nota na qual afirmou que a decisão foi tomada para "preservar" a Câmara enquanto Vargas prepara sua defesa. Segundo o documento, Vargas está "à disposição" dos órgãos competentes para prestar esclarecimentos (
leia a íntegra da nota abaixo).

O doleiro Alberto Youssef foi preso em março por suspeita de movimentar cerca de R$ 10 bilhões por meio de lavagem de dinheiro. De acordo com reportagem do jornal "Folha de S.Paulo", o empréstimo do avião para uma viagem a João Pessoa foi acertado entre Vargas e Youssef por mensagem de celular em 2 de janeiro.
Neste fim de semana, reportagem da revista "Veja" revelou mensagens de celular entre André Vargas e Youssef. Segundo investigações da PF mencionadas pela revista, eles atuavam juntos para fechar um contrato entre uma empresa de fachada e o Ministério da Saúde. De acordo com as investigações, Vargas ajudava Youssef a localizar projetos no governo pelos quais poderia ser desviado dinheiro público. 

Em nota divulgada neste domingo, o deputado admitiu ter amizade com Youssef, mas classificou as denúncias como "ilações".
"O que vemos é um julgamento sumário, antecipado, por parte da imprensa privilegiada com informações vazadas com interesse político, de forma criminosa", disse.
Em relação ao uso do avião providenciado por Youssef, Vargas disse no plenário da Câmara, na última quarta (2), que cometeu um "equívoco" e afirmou ter sido "imprudente".
'Interesse particular'
No pedido de afastamento, André Vargas afirma ter motivos de "interesse particular" para a saída temporária. A carta foi protocolada na Secretaria-Geral da Mesa às 14h08 desta segunda. O afastamento começa a valer imediatamente, sem a necessidade da assinatura do pedido pelo presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).
Apesar de não perder o cargo de vice-presidente, as atribuições do parlamentar na Mesa Diretora da Casa passam para o 2º vice-presidente, deputado Fábio Faria (PSD-RN). Como o afastamento é de menos de 120 dias, não será convocado um suplente para ocupar a vaga de deputado de André Vargas.

Com o afastamento, Vargas ficará sem receber o salário de deputado, atualmente de R$ 26,7 mil. Ele também perde outros benefícios financeiros, como as verbas de gabinete.
O afastamento não impede que a Câmara abra processo de investigação contra Vargas. A previsão é que nesta segunda partidos de oposição representem contra ele no Conselho de Ética da Casa.

Na última sexta, o secretário-geral da Mesa da Casa, o servidor de carreira Mozart Vianna, deu parecer contrário ao pedido apresentado pelo líder do PSOL, Ivan Valente (SP), para que a Câmara inicie investigação contra Vargas.
Henrique Alves deverá assinar o parecer nesta segunda, confirmando a recomendação. Outro processo de investigação poderá ser aberto após nova representação que deverá ser assinada por PSDB, Democratas e PPS e apresentada ao Conselho de Ética da Câmara.

Leia a íntegra da nota divulgada pela assessoria de André Vargas nesta segunda-feira:

G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário